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SEO para YouTube: Como aumentar a visibilidade do seu canal

seo para youtube

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O YouTube apresenta uma grande oportunidade para profissionais de marketing que buscam se conectar com novos públicos.

Portanto, faz sentido que você queira garantir o máximo de visibilidade possível.

E a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) do YouTube não é tão complicada quanto você imagina. Na verdade, se você já otimiza seu site para o Google e outros mecanismos de pesquisa, os blocos de construção do SEO do YouTube serão muito familiares.

Vamos examinar os fundamentos do SEO do YouTube e depois descobrir o que você pode fazer para começar a atrair mais públicos na plataforma.

O que é SEO do YouTube?

SEO do YouTube é o processo de otimização de vídeos para gerar mais visualizações que podem ajudá-lo a ganhar assinantes de canal e direcionar tráfego para seu site.

O objetivo é garantir que os usuários possam encontrar facilmente seu conteúdo. Assim:

Resultados de pesquisa do YouTube para "como fazer ramen"

SEO do YouTube é um subconjunto do SEO , que tem como objetivo gerar tráfego orgânico a partir de mecanismos de busca. E o SEO está principalmente associado à otimização para o Google.

Aqui estão os resultados da mesma pesquisa da imagem acima realizada no Google:

SERP do Google para consulta “como fazer ramen”

Otimizar vídeos para o YouTube e otimizar sites para o Google são considerados SEO. Porque o YouTube atua como um mecanismo de busca, assim como o Google.

E o SEO consiste em duas etapas principais:

  1. Fazer pesquisas de palavras-chave para encontrar consultas de pesquisa populares (ou palavras-chave ) que as pessoas usam para encontrar informações sobre um determinado tópico
  2. Otimizando uma propriedade da web para essas palavras-chave para ajudá-la a aparecer em uma posição superior nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa ( SERPs )

O SEO do YouTube também envolve essas duas etapas. Mas em vez de otimizar páginas da web, você otimiza vídeos.

Como funciona o SEO do YouTube?

O algoritmo do YouTube leva em consideração vários fatores ao classificar vídeos na pesquisa e exibi-los em outros lugares da plataforma, incluindo:

  • Relevância : o YouTube usa palavras-chave encontradas no título , na descrição e nas tags de um vídeo para entender do que se trata o vídeo. E o YouTube tem como objetivo mostrar aos espectadores vídeos que melhor atendam às suas intenções de pesquisa . Portanto, um vídeo intitulado “Análise de drone” provavelmente aparecerá para a consulta “melhor drone” se atender bem às necessidades dos pesquisadores.
  • Envolvimento : o YouTube mede o envolvimento observando métricas como tempo de exibição, porcentagem média de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Quanto mais engajamento um vídeo tiver, maior potencial ele terá para obter uma classificação elevada. Os sinais de envolvimento também informam o sistema de recomendação do YouTube, que exibe seus vídeos nos resultados recomendados (ou seja, fora da pesquisa do YouTube).
  • Qualidade : o YouTube considera a experiência, a autoridade e a confiabilidade de um canal ao classificar os vídeos. Os sinais de qualidade são, por exemplo, uma forte base de assinantes e uma audiência consistente.

Melhorar o SEO do YouTube geralmente começa com a realização de pesquisas de palavras-chave.

Abordaremos isso mais tarde, mas você pode mergulhar no mundo das pesquisas do YouTube imediatamente com Keyword Analytics for YouTube .

Análise de palavras-chave para painel do YouTube

Essa ferramenta permite que você tenha uma noção rápida de quais tópicos do seu nicho as pessoas estão interessadas em encontrar no YouTube.

Benefícios do SEO do YouTube

O SEO do YouTube coloca você diante de um público enorme e potencialmente novo. Assim, ele pode direcionar mais tráfego de qualidade para o seu site.

Além disso, o SEO do YouTube pode ter um melhor retorno do investimento do que anúncios pagos.

Aqui está o porquê:

Os vídeos anunciados (como o abaixo) aparecem no YouTube porque o anunciante paga por isso.

Vídeo anunciado no YouTube para pesquisa "como perfurar concreto"

Mas os vídeos otimizados não custam um centavo para serem exibidos nos resultados (pelo menos não além do custo para criá-los). Em vez disso, você precisa investir tempo para produzi-los e otimizá-los bem o suficiente para serem classificados nos resultados da pesquisa.

Anúncios pagos exigirão tempo e dinheiro para serem criados. E ainda mais dinheiro para veicular como anúncios.

Onde os vídeos otimizados do YouTube são exibidos?

O YouTube mostra vídeos em vários locais, não apenas nos resultados de pesquisa.

Aqui estão os principais:

Resultados de pesquisa do YouTube

Digite qualquer consulta na caixa de pesquisa do YouTube e você chegará aos resultados de pesquisa do YouTube.

Resultados de pesquisa do YouTube para “instalar o Windows 11”

O SEO do YouTube bem feito irá ajudá-lo a aparecer aqui.

Recomendações do YouTube

Seus vídeos também podem aparecer nas recomendações do YouTube. E o sistema de recomendação do YouTube exibe vídeos em vários lugares

Uma delas é a barra lateral à direita de qualquer vídeo que você está assistindo. (A menos que você tenha desativado essa configuração padrão.)

Recomendações do YouTube no lado direito de um vídeo aberto

Outro local onde os vídeos recomendados aparecem é na sua página inicial:

Recomendações do YouTube na página inicial

Por fim, as recomendações aparecem depois que você termina de assistir a um vídeo na seção “Próximo”.

Recomendações do YouTube na seção "Próximo"

Curtas do YouTube

Shorts do YouTube são vídeos com menos de 60 segundos de duração criados em um smartphone.

Eles foram projetados para serem visualizados em formato vertical e carregados diretamente do aplicativo do YouTube.

E o YouTube reserva um lugar no topo de sua navegação para o YouTube Shorts.

Seção de curtas do YouTube

O YouTube lançou Shorts em 2021 – provavelmente inspirados no TikTok. Então, eles estão competindo com o TikTok por participação de mercado. E atingiu 2 bilhões de usuários ativos mensais em julho de 2023,  segundo Statista .

Em outras palavras: é uma boa ideia fazer o que puder para aparecer aqui também.

Como criar uma estratégia de SEO no YouTube

1. Defina seu objetivo

Qual é o objetivo de SEO para seu canal no YouTube? Saber disso o ajudará a determinar como proceder ao começar a criar listas de reprodução, descrições e muito mais.

As duas categorias amplas aqui são:

  • Aumente o número de assinantes
  • Direcione o tráfego do site

Você tentará manter os espectadores em seu canal do YouTube para o objetivo anterior. E você tentará tirá-los do YouTube e colocá-los em seu site.

Ao definir o objetivo do seu canal no YouTube, certifique-se de que ele seja específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado (SMART).

Em vez de simplesmente “aumentar o número de assinantes”, sua meta poderia ser “aumentar o número de assinantes em 20% em seis meses”.

Isso fornece uma meta e um prazo claros para o crescimento do seu canal. E você pode medir sua estratégia em relação a isso.

2. Conduza pesquisas de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o processo de descobrir e analisar os termos de pesquisa que os usuários digitam nos mecanismos de pesquisa. Neste caso, na barra de pesquisa do YouTube.

O objetivo é encontrar palavras-chave que você possa classificar de forma realista (ou seja, que tenham concorrentes com os quais você possa competir) e que tenham um volume de pesquisa válido.

Depois de encontrar essas palavras-chave, você pode usá-las de duas maneiras:

  • Criação de um novo vídeo : a pesquisa de palavras-chave ajuda você a escolher um tópico que seu público-alvo está pesquisando ativamente
  • Otimizando um vídeo existente : a pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a descobrir palavras-chave relevantes para um vídeo existente, mas que você não usou em seu título, descrição, etc.

Em ambos os casos, você pode começar usando Keyword Analytics da Semrush para YouTube .

Comece clicando em “ Ir para o aplicativo ”. (Você desejará iniciar uma avaliação gratuita se ainda não tiver acesso à ferramenta.)

Análise de palavras-chave para página de destino do YouTube

Na próxima tela, clique em “ Começar ” em “Pesquisa de palavras-chave”.

Botão “Começar” selecionado no widget “Pesquisa de palavras-chave”

A próxima tela mostrará automaticamente as principais palavras-chave do YouTube no último mês para o local selecionado.

Principais palavras-chave do YouTube no último mês

Você também pode clicar em “ Semana passada ” para alterar o período.

Principais palavras-chave do YouTube na última semana

Isso pode ajudar a descobrir tópicos emergentes.

Para encontrar as palavras-chave mais relevantes, insira um termo amplo relacionado ao seu nicho na barra de pesquisa.

"investimento" inserido no Keyword Analytics para pesquisa do YouTube

No lado esquerdo da tabela, você verá algumas palavras-chave relevantes, bem como seu volume de pesquisa (que é o volume de pesquisa semanal neste caso) e a Taxa Competitiva – uma métrica em 100 que indica o quão difícil é classificação para uma determinada palavra-chave.

Uma lista de palavras-chave do YouTube relacionadas a "investir" com volume de pesquisa e dados de taxas competitivas

Você pode selecionar diferentes palavras-chave na tabela. E a ferramenta mostrará palavras-chave relacionadas e suas métricas.

Palavras-chave relacionadas a "investimento para iniciantes"

Com algumas pesquisas por semana e baixa concorrência, essas palavras-chave parecem boas opções para você classificar.

3. Descreva o conteúdo do vídeo

Assim como o Google, o YouTube tem como objetivo oferecer aos usuários o conteúdo mais relevante para eles. O que faz com que os espectadores voltem para ver mais.

Isso significa que, depois de decidir sobre um tópico, é uma boa ideia determinar qual formato de conteúdo atende melhor ao que os usuários desejam.

Para fazer isso, abra o Keyword Analytics para YouTube mais uma vez.

Selecione o mesmo termo de pesquisa e consulte a seção “Vídeos mais populares”.

Seção “Vídeo mais popular” para a palavra-chave “investimento para iniciantes”

Seu objetivo é encontrar o formato de conteúdo usado com mais frequência. Então você pode emular isso.

Exemplos de formatos de conteúdo são:

  • Comparações de produtos
  • Estudos de caso
  • Vídeos de instruções
  • Listas
  • Entrevistas
  • Palestras de especialistas (pense em palestras TED)
  • Avaliações de produtos (como os resultados mostrados abaixo)
Resultados de pesquisa do YouTube para "melhor drone"

A seguir, determine como estruturar o conteúdo para melhor cobrir o tópico. Observando o maior número possível de vídeos de concorrentes para encontrar padrões que você deseja imitar.

O mesmo se aplica à duração do vídeo. Estude os vídeos dos concorrentes para descobrir qual duração é adequada para o tópico escolhido.

4. Crie vídeos

Agora, você deve ter um conhecimento sólido de como será a aparência do seu vídeo. O que significa que é hora de filmar e editar a peça.

Você pode criar vídeos a partir de uma simples gravação de webcam com narração gravada por meio de uma extensão do Chrome como Awesome Screenshot .

Mas você também pode optar pela filmagem e edição profissional. Para isso, você contrataria um criador interno para sua empresa, trabalharia com uma agência ou contrataria um freelancer.

As etapas anteriores revelarão que tipo de produção de vídeo é necessária para se classificar em um determinado nicho. Mas também depende muito do seu orçamento.

Portanto, se você está começando um canal do zero, terá que pensar em onde deseja estar localizado nessa escala entre a gravação e a terceirização.

5. Otimize seus vídeos

Agora é hora dos retoques finais.

No SEO do YouTube, isso ocorre na forma de aplicação de práticas recomendadas que abordaremos mais tarde .

Provavelmente você os aplicará no YouTube Studio. A menos que você use uma ferramenta SEO do YouTube de terceiros.

Clique no link “ Seus vídeos ” na navegação do YouTube para acessar o YouTube Studio.

Link “Seus vídeos” selecionado na navegação do YouTube

Dentro do YouTube Studio, envie um novo vídeo. Ou escolha um vídeo existente para otimizar clicando no ícone de lápis que aparece quando você passa o mouse.

Envie um novo vídeo no YouTube Studio

Agora você pode otimizar o título, a descrição, a miniatura e outros elementos.

Adicione título, descrição, miniatura e outros detalhes na janela "Detalhes do vídeo"

6. Adapte seus vídeos

Então você gravou alguns vídeos e os otimizou tanto quanto possível. Você deveria começar tudo de novo com outro vídeo?

Eventualmente. Mas primeiro, você pode querer aproveitar melhor seus esforços redirecionando seus vídeos iniciais.

Uma maneira de fazer isso é criar um curta no YouTube com suas peças.

O YouTube está competindo com o TikTok pela liderança de mercado aqui. Então, eles tornaram a criação de Shorts o mais fácil possível. Tanto que é uma funcionalidade nativa do aplicativo YouTube para smartphone.

Para criar um Short, abra o aplicativo do YouTube no seu celular e clique no seu perfil no menu na parte inferior da tela.

Aplicativo do YouTube no telefone

Agora, clique em “ Seus vídeos ”.

Vá para a seção "Seus vídeos" no aplicativo do YouTube para telefone

Você verá todos os vídeos que enviou ao YouTube Studio. Clique naquele que você deseja transformar em um Short.

Selecione um vídeo do seu YouTube Studio no celular

Abaixo do título do vídeo, clique no botão “ Remix ”.

Botão “Remix” destacado abaixo do vídeo selecionado

Um pop-up será aberto. Escolha “ Editar em um curta ”.

Opção “Editar em um Short” destacada no menu pop-up “Remix”

Arraste os controles deslizantes na parte inferior da tela para escolher a seção do seu vídeo original que deve ser transformada em um Short. E lembre-se que os Shorts podem ter duração máxima de 60 segundos.

Clique em “ Concluído ” e você será levado a uma tela onde poderá adicionar texto, uma linha do tempo e filtros ao seu Short.

Edite seu curta do YouTube no aplicativo

Clique em “ Avançar ” novamente e você chegará à tela final do editor do YouTube Shorts. Aqui você pode dar um título ao seu Short, escolher uma miniatura diferente e muito mais.

A tela final do editor do YouTube Shorts

Quando estiver satisfeito com seu vídeo, clique em “ Enviar Curto ”.

Botão “Upload Short” destacado na parte inferior da tela

7. Avalie seu desempenho

Ficar de olho no desempenho do seu conteúdo pode revelar oportunidades e sucessos.

Uma maneira essencial de monitorar o desempenho de SEO do YouTube é monitorar a classificação de seus vídeos para palavras-chave importantes na pesquisa do YouTube.

O Rank Tracker para YouTube pode ajudar com isso.

Para começar, clique em “ Ir para o aplicativo ”.

Rastreador de classificação para página de destino do YouTube

Dentro da ferramenta, adicione seu canal do YouTube e importe suas palavras-chave alvo. Você pode fazer isso manualmente ou importando do YouTube Studio ou do Keyword Strategy Builder da Semrush .

Janela "Importar suas palavras-chave" no Rank Tracker para YouTube

Depois de terminar o processo de configuração, a guia “Visão geral” mostrará:

  • Sua classificação média
  • A distribuição das classificações entre os grupos “Top 3”, “Top 10”, “Top 20” e “Sem classificação”
  • O número de palavras-chave que melhoraram as classificações, perderam classificações ou permaneceram na mesma posição
Painel de visão geral do Rank Tracker para YouTube

Todas essas métricas são ótimas para avaliar o desempenho geral do seu canal.

Você também pode ir para a guia “ Palavras-chave ” para ver as classificações de palavras-chave específicas que você segmentou em seus vídeos.

Guia "Palavras-chave" no Rank Tracker do YouTube

Neste exemplo, você fez um ótimo trabalho ao otimizar o vídeo para a palavra-chave “removendo conteúdo do Google”.

Está na primeira posição e a palavra-chave tem um volume de 1.600 buscas por mês. O que significa que seu vídeo provavelmente receberá um número razoável de visualizações a cada mês.

Práticas recomendadas de SEO para YouTube

Agora que você tem um plano para melhorar as classificações do YouTube, precisa aplicar as práticas recomendadas para torná-lo realidade.

Crie títulos relevantes e envolventes

Os títulos são uma das primeiras coisas que os espectadores veem ao navegar ou pesquisar no YouTube. Portanto, é importante torná-los relevantes e envolventes.

Títulos de vídeos do YouTube destacados nos resultados da pesquisa "como perfurar concreto"

Você pode fazer isso incorporando termos de pesquisa descobertos durante a pesquisa de palavras-chave no título do vídeo.

Assim como ao otimizar títulos para o Google , não force o máximo de palavras-chave possível. Em vez disso, mencione o que é mais importante para os usuários.

E não prometa algo que seu vídeo não cumpre. Porque você apenas frustrará os usuários e prejudicará suas métricas de desempenho.

Para tornar um título envolvente, você pode usar padrões como “[X] maneiras de [fazer] [Y]” ou “[fazer] [X] sem [obstáculo comum]”.

Crie miniaturas atraentes

As miniaturas são a representação visual do seu vídeo que os usuários veem nos resultados de pesquisa e nas recomendações. Portanto, eles podem impactar bastante as taxas de cliques.

Miniaturas de vídeos do YouTube destacadas nos resultados da pesquisa "como perfurar concreto"

Primeiro, escolha uma miniatura que indique rapidamente o conteúdo do seu vídeo. Considere incluir o título do seu vídeo (ou uma versão abreviada dele) em um banner em algum lugar proeminente na miniatura.

Em segundo lugar, torne a imagem em miniatura atraente. Uma maneira de conseguir isso é mostrar pessoas reais vivenciando emoções fortes.

Sua imagem pode ser tirada especificamente para a miniatura. Ou pode ser um quadro extraído do próprio vídeo.

Use cartões de informações e telas finais

Cartões de informações e telas finais são, sem dúvida, suas melhores chances de fazer com que os usuários realizem uma determinada ação.

Os cartões de informações aparecem durante a execução de um vídeo. E incentive a interação mostrando outro vídeo, playlist, etc.

E as telas finais podem ser adicionadas aos últimos cinco a 20 segundos de um vídeo para incentivar os inscritos, direcionar os espectadores para outros vídeos e muito mais.

Cartões de informações e telas finais no YouTube

Cartões de informações e telas finais são as principais frases de chamariz ( CTAs ) para usar no YouTube.

Escreva descrições eficazes

As descrições fornecem um contexto valioso para seus vídeos e também influenciam as classificações.

Portanto, use palavras-chave relevantes em uma descrição que forneça um resumo do conteúdo do seu vídeo.

A descrição também é uma boa forma de persuadir os usuários a realizar determinada ação.

Como neste exemplo onde a descrição começa com um breve resumo do conteúdo, fornece um índice e traz links para seguir a marca nas redes sociais como CTAs.

Uma boa descrição do vídeo do The Home Depot no YouTube

Você pode até incluir um link para uma página de inscrição no boletim informativo em seu site como um CTA.

Usar capítulos

Os capítulos no YouTube dividem um vídeo em seções. E mostre uma miniatura, carimbo de data/hora e título para cada seção.

Isso permite que os espectadores naveguem no vídeo com mais eficiência. O que pode aumentar o engajamento e melhorar seu SEO.

O uso de capítulos também ajuda o algoritmo do YouTube a entender do que tratam as partes de um vídeo e para quais consultas o vídeo é relevante.

Veja como criar capítulos:

  1. Assista ao seu vídeo e anote os carimbos de data e hora em que deseja que cada novo capítulo comece. Para o primeiro capítulo, o carimbo de data/hora pode ser “0:11”. Para o segundo, poderia ser: “0:24”.
  2. Escreva um título para o capítulo para o qual você acabou de anotar o carimbo de data/hora
  3. Depois de ter os carimbos de data e hora e os títulos de todo o vídeo, coloque-os em qualquer lugar da sua descrição. Cada carimbo de data/hora deve ser seguido pelo título. Em seguida, adicione uma quebra de linha antes do próximo par carimbo de data/hora-título.
  4. Opcional: além dos pares carimbo de data/hora-título, você pode incluir um título como “Índice”

Depois de seguir essas etapas, o YouTube irá capturar automaticamente uma captura de tela desse carimbo de data/hora e usá-la como miniatura (e exibir o carimbo de data/hora e seu título).

Use capítulos para dividir um vídeo do YouTube em seções

Crie listas de reprodução de canais

Uma playlist de canal é uma coleção de vídeos criados pelo proprietário do canal e exibida como uma guia na página do canal.

Seção "Playlists" do canal Handyman Startup no YouTube

As playlists do canal organizam vídeos em torno de tópicos semelhantes e incentivam os espectadores a assistir um após o outro. Para promover o envolvimento que pode impulsionar o SEO do YouTube.

As listas de reprodução podem até ajudá-lo a atingir uma palavra-chave mais competitiva com um volume de pesquisa maior do que as palavras-chave segmentadas nos vídeos individuais.

Adicionar legendas

As legendas são transcrições das palavras faladas durante um vídeo e aparecem na parte inferior do vídeo. Eles podem ser ativados ou desativados no menu de vídeo.

Um vídeo do YouTube sendo reproduzido com legendas ativadas

As legendas são uma necessidade para espectadores surdos ou com deficiência auditiva. Assim, o YouTube gera automaticamente legendas no idioma do seu canal para cada vídeo.

Mas a transcrição do YouTube nem sempre está correta, principalmente quando o vídeo contém nomes de marcas. Ou quando a pronúncia do locutor não é clara.

Portanto, recomendamos que você transcreva cada vídeo por uma das muitas ferramentas de transcrição disponíveis. E que você edite essas transcrições automáticas.

Isso também é benéfico para suas classificações. Porque adiciona mais texto ao vídeo que o YouTube pode detectar.

Precisa de ajuda para começar ou crescer seu canal no YouTube?
Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe hoje mesmo. Se preferir envie nos envie uma mensagem por esse formulário de contato no link abaixo:
https://samadhidigital.com.br/contato/

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