Desde que entrei no mundo do marketing digital, ouço uma pergunta com frequência: afinal, vale a pena comprar tráfego?
Um dúvida que, convenhamos, é mais que natural.
Afinal, o dinheiro é um ativo valioso, que deve ser tratado com todo o cuidado.
Quando você faz mal investimentos, o negócio tende a ruir.
Não é diferente com publicidade, não é mesmo?
Você quer garantir que os recursos sejam potencializados ao máximo para trazer o máximo de benefícios à empresa.
No entanto, a resposta para tal dúvida não é tão simples assim.
Foi por isso que criei este artigo.
Nele, tratarei sobre questões como:
Então, pegue a sua caneta e leia com atenção este texto, pois garanto que você tirará valiosas lições dele.
O que é tráfego pago?
“Quanto vale um clique?”
Essa é uma frase que resume bem o que é tráfego pago. É preciso diferenciar da mídia paga, que é toda e qualquer prática na qual há pagamento para exposição. Quando alguém entra em contato com um site para inserir um banner em um determinada página ou um publi editorial no blog, temos um exemplo disso.
No tráfego pago, no entanto, há uma condicional: é preciso existir o clique.
Quando dirigimos na rua, temos a opção de virar à direita, à esquerda ou seguir em frente.
No mundo da web, enquanto as páginas são os locais a serem visitados, os links são as vias e o mouse é o carro.
Sim, pois é ele quem nos guia pela navegação.
Para que exista tráfego, é preciso que existam visitantes.
Para existirem visitante, é preciso o clique.
É por isso que ele é tão valioso no marketing digital.
Comprar tráfego na internet, em resumo, é sinônimo de pagar para obter visitantes em uma determinada página.
O nome dado a essa estratégia é link patrocinado.
Links são nada menos que elementos clicáveis que levam o usuário de uma página a outra.
Mas, afinal, onde comprar tráfego?
Existem muitas plataformas conhecidas nas quais você pode pagar pela transferência de visitas.
A primeira delas são os mecanismos de buscas.
Neles, os links pagos geralmente aparecem no topo dos resultados com um indicativo de “ad” ou “anúncio”.
Também são encontrados em sites e blogs, e podem ser adquiridos ao entrar diretamente em contato com os webmasters ou via plataformas de publicidade online.
Nesse caso, os anúncios são publicados em meio ao conteúdo, geralmente em artigos relacionados à proposta do negócio.
Há, ainda, as redes sociais.
Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn são alguns exemplos muito utilizados.
Esses modelos são os mais conhecidos, mas existem outros, como plataformas de recomendação de conteúdo, lojas virtuais e ferramentas de e-mail.
Como você pode perceber, é possível comprar mídia em qualquer página que esteja disponível na web.
Diferentemente das mídias tradicionais, como jornais, revistas e televisão, os links patrocinados levam a pessoa diretamente ao local desejado mediante um simples clique.
Benefícios de investir em Tráfego Pago
Como em qualquer outra estratégia digital, comprar mídia apresenta vantagens e desvantagens.
A seguir, vamos conhecer alguns dos principais pontos sobre a mídia paga, sejam eles positivos ou negativos.
Facilidade de configuração e redirecionamento imediato
Se você opta por um anúncio no rádio, por exemplo, é preciso ter paciência.
Pode demorar dias até que o contrato seja fechado, e ainda será necessário aguardar um tempo até que o consumidor realize a ação desejada.
Ao comprar tráfego pago, ambos ocorrem de maneira imediata.
Configurar uma campanha de links patrocinados pode levar apenas alguns minutos e eles ainda são veiculados no momento da confirmação.
De modo similar, o usuário pode imediatamente clicar em um deles e realizar a conversão, seja ela uma venda, uma assinatura ou simplesmente uma visita.
Acesso às métricas
A grande vantagem de comprar tráfego na internet é o acesso às métricas.
Em veículos de mídia tradicionais, é praticamente impossível mensurar o alcance das campanhas.
Como saber quantas pessoas viram um outdoor exposto na beira de uma estrada, por exemplo?
Na web, por outro lado, você sabe exatamente quantas pessoas clicaram no anúncio.
Assim, é possível realizar ajustes e otimizá-los.
Por se tratar de um componente quantificável, você sabe exatamente quais são os melhores canais, modelos e formatos de anúncios.
Versatilidade e segmentação
Os links patrocinados são recursos extremamente versáteis, você pode utilizá-los para os mais diversos objetivos de marketing, pois é, aqui não há limites de utilização.
Vendas, recolhimento de leads, visualizações, downloads, branding…
Tudo isso é oriundo da mesma atividade: tráfego.
Além disso, as plataformas de anúncios permitem a segmentação.
Por meio de dados demográficos, geográficos ou comportamentais, você pode atingir em cheio a sua persona.
Acredite: agregar um público qualificado é muito melhor e mais barato do que alcançar uma grande quantidade de pessoas aleatoriamente.
Concorrência
Por se tratar de uma estratégia tão valiosa, existe muita concorrência no mercado de links patrocinados.
Até mesmo pequenos empreendedores podem disputar espaço com grandes multinacionais, o que gera grandes dificuldades na maioria dos casos.
É por isso que existem pessoas especializadas para trabalhar com nichos, otimizando os gastos da campanha e equalizando a conta.
Preço por clique
Em algumas das plataformas de ads, a concorrência faz com que o valor pelo clique inflacione.
Isso ocorre porque seguem o formato de leilão.
Ou seja, aquele que paga mais, leva.
Como dito, profissionais experientes conseguem bater de frente ao utilizar palavras-chave de cauda longa para os anúncios.
Invasibilidade
Existe uma grande diferença entre comprar mídia e adquiri-la organicamente.
A verdade é que muitos usuários não gostam de anúncios, já que consideram algo que atrapalha a sua experiência no ambiente online.
Em outras palavras, os consideram invasivos.
Por conta disso, uma parcela deles simplesmente se negam a clicar em ads, pois conhecem sua procedência.
Opções para comprar tráfego pago
Existem diversas opções para comprar tráfego online.
Abaixo, veja quais são as principais, utilizadas por empresas de todos os ramos e tamanhos.
Google Display Network
O Google não é só o principal site de buscas, como também a maior plataforma de anúncios do mundo.
Ele possui uma vasta lista de sites e blogs que realizam o cadastro por meio do Google AdSense.
Assim, tornam-se elegíveis para a exibição de anúncios em suas páginas internas.
É por isso que você vê anúncios em meio ao conteúdo ao visitar alguns de seus canais preferidos.
A cada clique realizado nesse formato, o anunciante paga um determinado valor, que será dividido entre o Google e o site.
Google Search Ads
Apesar dessa vasta quantidade de parceiros, a grande fonte de receita do Google é a rede de pesquisa.
Nesse caso, os anúncios são exibidos nos resultados de buscas.
O anunciante escolhe as palavras-chave para as quais pretende anunciar.
Assim, é realizado um leilão, que leva uma série de fatores para aparecer ou não durante a pesquisa.
O mais interessante nesse formato é que podemos prever a intenção de busca do usuário para, então, oferecer a melhor solução possível.
Para anunciar tanto na rede de pesquisa quanto na rede de display, é necessário criar uma conta no Google Ads.
Youtube Ads
O YouTube é a maior plataforma de vídeos da web.
E também uma importante fonte de aquisição de tráfego para anunciantes.
Nesse caso, os anúncios são visualizados no formato audiovisual, mas têm um efeito semelhante àqueles veiculados em qualquer outra ferramenta.
Ou seja, leva o usuário a uma nova página sempre que acontece o clique.
Aqui, mais uma vez, as campanhas são criadas por meio do Google Ads.
Para aproveitar o melhor dessa plataforma, leia meu artigo sobre o YouTube Ads.
Meta Ads
Rede social mais utilizada do mundo, o Facebook é mais uma opção para comprar tráfego para páginas externas.
Aqui, existe uma grande variedade de formatos e posicionamento de anúncios.
Eles podem ser exibidos na timeline, nas barras laterais ou outras localidades da interface.
A plataforma de interação de Mark Zuckerberg também tem sua própria ferramenta para facilitar a ação de anunciantes, o Facebook Ads.
Instagram Ads
Um dos aplicativos mais populares no Brasil e no mundo, o Instagram é mais uma opção para a exibição de ads.
Embora o formato seja um pouco diferente de sua rede social irmã, o Facebook, apresenta o mesmo propósito de gerar tráfego.
Os anúncios nessa plataforma também são configurados por meio do Facebook Ads.
Não deixe de ler meu texto sobre o Instagram Ads para qualificar sua estratégia.
x Ads
A rede de microblogs conhecida como Twitter também tem sua própria plataforma de mídia paga.
Nesse caso, os tweets são expostos diretamente na timeline dos usuários.
Para veicular anúncios na ferramenta, é preciso realizar o pagamento no Twitter Ads.
Linkedin Ads
Rede social corporativa de grande sucesso, o LinkedIn é uma ótima solução para negócios B2B.
Os formatos de anúncios são variados, mas tem um diferencial: a possibilidade de segmentação por cargo.
Para anunciar nessa rede, basta acessar o LinkedIn Ads.
Bing e Yahoo
O Bing e o Yahoo Ads aparecem como alternativas ao Google, o mecanismo de buscas mais utilizado no mundo.
Os anúncios são realizados por meio do Bing Ads e do Verizon Media Native, respectivamente.
Taboola
Com um formato muito semelhante à rede de display do Google, o Taboola oferece uma vasta quantidade de parceiros para anunciantes.
A grande diferença é o foco.
Aqui, são realizadas recomendações de conteúdo, deixando de lado a publicidade direta.
Você pode criar anúncios através do próprio site do Taboola.
Como comprar tráfego na internet?
Agora que você já aprendeu tudo sobre comprar tráfego na internet, é chegada a hora de colocar em prática.
Mas, antes de prosseguir, que tal conhecer algumas dicas essenciais para o bom funcionamento das campanhas?
Vamos a elas!
Defina um objetivo
Criar um planejamento é essencial para alcançar os resultados esperados.
Além disso, é a única maneira de analisar a performance e realizar melhorias nas próximas ações.
Lembre que eles devem ser quantificáveis.
Ou seja, é preciso que sejam traduzidos em números para acompanhamento de métricas.
Assim, você será capaz de identificar os melhores caminhos.
Defina seu orçamento
Outro elemento muito importante é o orçamento.
Em campanhas de links patrocinados, é necessário obter o máximo de ganhos com o menor investimento possível.
Com uma análise apurada e investimento no público certo, você certamente terá um ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo.
Pesquise a concorrência
Analisar seus concorrentes é o dever de casa para qualquer profissional que almeje o sucesso ao comprar tráfego.
Existem diversas plataformas que revelam dados valiosos de empresas rivais.
Tais informações vão de valores de lances a palavras-chave mais utilizadas pela concorrência.
Crie uma oferta valiosa
Os anúncios são frequentemente associados a textos, imagens e vídeos.
Utilize todo o potencial desses recursos para obter resultados satisfatórios.
É preciso garantir que a sua oferta será irresistível para assegurar que, ao visualizar seus anúncios, o usuário clique.
À técnica de utilizar mensagens persuasivas dá-se o nome de copywriting.
Selecione o material visual
Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Você certamente já ouviu esse jargão.
Ele não poderia ser mais real quando falamos em comprar tráfego na internet.
Por conta disso, vale a pena caprichar no material visual das suas campanhas.
Imagens
As imagens são mais facilmente assimiladas pelo cérebro humano.
São, portanto, uma ótima maneira de convencer as pessoas de maneira instantânea, sem a necessidade de textos muito longos.
Textos
O usuário de internet é acostumado a ignorar anúncios.
Por isso, a sua oferta deve ser irresistível.
Vale a pena investir em testes A/B para utilizar somente os textos que realmente são eficazes.
Videos
Anúncios em vídeo trazem uma oportunidade única para conquistar conversões.
Por isso, faça o seu trabalho com dedicação e cuidado ao criar essas peças, que normalmente são mais caras que as demais.
Analise os resultados
Avaliar os resultados conquistados é o melhor caminho para aperfeiçoar as suas campanhas.
Portanto, não se esqueça de realizar uma observação precisa sobre os dados recolhidos periodicamente.
Otimize suas campanhas
Depois da averiguação de desempenho, devemos realizar ajustes em campanhas de mídia paga.
Ao fazer isso com frequência, você garante a constante evolução da estratégia.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um texto, no qual você aprendeu tudo sobre como comprar tráfego na internet.
No início, conferiu o que é essa técnica e quais são as suas principais vantagens.
Em um segundo momento, descobriu como comprar tráfego nas principais plataformas de publicidade.
Por fim, observou algumas dicas muito importantes para garantir o bom gasto dos investimentos.
Se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário.
Aproveite para dividir comigo as expectativas quanto às suas estratégias.
Qual das alternativas para comprar tráfego você já utiliza?
Precisa de ajuda para começar ou reformular sua estratégias de tráfego pago?
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