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7 Maneiras Simples e Práticas para Escrever um Ebook de Sucesso

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Muitas pessoas querem usar o conhecimento que possuem para ganhar dinheiro online e o mercado digital acaba sendo um dos caminhos mais procurados. E uma das maneiras de começar um novo negócio é compartilhar esse conhecimento em forma de ebook.

Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil, já que, para escrever um ebook de sucesso, é necessário uma estratégia sólida e um conteúdo relevante.

E como o mercado digital é extremamente competitivo, é preciso que o seu ebook ofereça algum diferencial para se destacar dos demais.

Se você pensa em entrar nesse mercado e produzir um livro digital para compartilhar os seus conhecimentos e habilidades, continue lendo este texto, Reunimos 7 dicas que vão ajudar você a escrever um ebook de sucesso. Vamos nessa?

O que é um ebook e quais são as vantagens de vender na internet?

Se você é novo no universo digital e quer ter um negócio próprio, talvez se pergunte o que é um ebook ou por que esse formato de conteúdo é tão popular.

O ebook é um livro criado, distribuído e lido de maneira inteiramente digital em diversos tipos de dispositivos, como computadores, tablets, celulares e-readers.

Diferentemente de outros tipos de conteúdo, como blogposts, os ebooks são mais extensos e podem ser acessados sem internet, desde que o usuário faça o download do arquivo.

Esse material é de baixo custo, afinal, não são impressos – ainda que exista essa possibilidade. Sua produção pode ser otimizada – sendo possível até mesmo encontrar templates gratuitos para ebooks na internet – e tem uma boa escalabilidade. Sem falar que é uma ótima estratégia para ganhar autoridade no mercado.

7 dicas para escrever um ebook de sucesso

Fazer um ebook, embora simples, exige planejamento para garantir que o conteúdo tenha qualidade e seja atraente para o público.

Se você quer criar um bom livro digital, confira as dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa:

1. Defina seu nicho e sua persona

Ter um nicho é fundamental para toda estratégia no marketing digital. Nicho é a fatia de mercado na qual o seu público-alvo se encontra e onde o seu negócio atua.

Para escolher um nicho corretamente, procure pelos temas que você domina e pelos quais se interessa. Assim, você terá não só mais confiança e autoridade na hora de escrever, mas terá mais prazer ao produzir o conteúdo.

O nicho será constituído de pessoas que serão seus potenciais clientes. Portanto é preciso conhecê-las bem. Aí que entra a persona.

A persona é uma representação do seu cliente ideal, com nome, idade, história, hábitos de consumo etc. Essa representação ajuda a entender melhor quais as necessidades do público e entregar soluções que ajudem a resolver essas dores.

2. Escolha um título atraente

O título é o responsável pelo primeiro impacto nas pessoas. E para que a primeira impressão seja positiva, é preciso criar um que seja atraente e entregue bem o conteúdo a ser explorado no ebook.

Uma das maneiras mais eficazes de construir um título que chame a atenção do seu público é aplicando as técnicas de copywriting. Esse método se preocupa em fazer textos persuasivos que guiem uma pessoa a tomar a decisão de adquirir aquilo que você oferece.

E o título é o primeiro passo para isso. Muitos utilizam números como “3 maneiras para se começar a escrever sobre cinema” ou perguntas “como criar vídeos incríveis sobre cinema”. O que vale é chamar a atenção do seu público de cara para que ele se interesse e baixe o seu ebook.

3. Faça o planejamento prévio

Sem planejamento, nada vai para frente. Toda estratégia por trás de um produto digital envolve muita pesquisa e organização, por mais simples que uma campanha possa parecer.

E assim é para o conteúdo em si. Começar a escrever sem saber o que “colocar no papel” é um erro que pode te levar a não conseguir bons resultados. O ideal é estruturá-lo por tópicos, pesquisar cada um para então começar a escrever de fato.

Pense em estruturas lógicas, com desenvolvimento de texto que faça sentido em uma ordem de leitura. Lembre-se que, por mais atraente que seja o seu título ou outros atributos visuais do ebook possam ser, se o conteúdo não for de qualidade, sua autoridade será difícil de ser conquistada.

4. Dê atenção à identidade visual

E por falar em atributos visuais, não podemos deixar de falar da sua identidade visual. Essa parte é fundamental para que você consiga a atenção do público.

É importante você ilustrar seu material com imagens de qualidade. Alguns bancos de imagens, como Public Domain Photos e o Free Digital Photos disponibilizam algumas gratuitamente, mas você pode investir em outros ShutterStock.

Se o design não for a sua praia, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para criar o layout do seu ebook. Em plataformas como o Workana e 99Freelas alguns profissionais estão disponíveis para executar esse tipo de trabalho e você não deve ter dificuldades para encontrar um que lhe atenda.

Ou então, sempre peça indicação de alguém de confiança. Mas não abra mão de um profissional para realizar essa tarefa! Um bom designer faz toda a diferença no produto final.

5. Não se esqueça da revisão

Escrever é uma árdua tarefa de saber transcrever em palavras aquilo que você tem domínio. Isso requer um outro domínio, que é o de escrever. E por mais que você o tenha, a revisão é fundamental para garantir a qualidade do conteúdo.

Existem algumas técnicas de revisão. Muitas pessoas escrevem tudo para só depois revisar com calma, deixando o texto “de molho” por um certo tempo. Mas revisar seu próprio conteúdo não é garantia de qualidade.

Por isso, tenha um revisor externo, uma pessoa que não conhece o conteúdo produzido, será mais eficaz para identificar incoerências, erros gramaticais e problemas de diagramação.

6. Registre seu ebook

Se você quer escrever um ebook de sucesso e vendê-lo, então é melhor que você garanta a autoria de sua obra. No Brasil, isso é realizado na Biblioteca Nacional.

Registrar o direito autoral é uma forma de garantir que você possa reivindicar seus direitos quando for plagiado ou mesmo se assegurar de que aquilo que você publica não seja acusado de plágio.

Você consegue registar sua obra pelo site da Biblioteca Nacional. Por lá, terá acesso a um ISBN, um sistema que registra os dados de autoria, te dando a garantia que aquela propriedade intelectual seja sua e que você tenha direitos sobre a comercialização dela.

7. Prepare o material de divulgação

Bom, você já tem tudo para produzir um ebook de sucesso. Mas para ser de fato, é preciso fazer com que ele chegue até as pessoas. Para isso é preciso atraí-las.

Você deve utilizar o poder das redes sociais para divulgar sua obra, desde, claro, que seja aderente a realidade de sua persona e de seu nicho.

E para ebooks, ter uma landing pages atraente é fundamental, um local onde você possa atrair seu cliente para adquirir seu produto. Ela precisa instigar a pessoa a adquirir o material com um bom visual e persuasão. Se o seu forte não for construir uma, existem ferramentas online que podem te auxiliar.

O blog geralmente é o caminho mais adequado para hospedar uma landing page, desde que você possua um bom tráfego. Se não for o caso, pense em ter links patrocinados ou comprar tráfego. É um investimento com bom retorno e que alcança muita gente, desde que realizado de maneira adequada.

Venda seu ebook com a Hotmart, Eduzz ou Monetize

Agora que você já sabe como escrever um ebook de sucesso, é preciso um local próprio e eficiente para hospedá-lo e vendê-lo, certo? Então é a hora de escolher a plataforma perfeita para isso.

Se você precisa de ajuda para criar e vender o seu ebook, então entre em contato conosco pelo link abaixo:
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Precisa de ajuda para escrever ou vender seus ebooks?
Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe sobre como criar e escalar as vendas do seu produto digital e negócio.

Se preferir envie nos envie uma mensagem por esse formulário de contato no link abaixo:
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