Como ganhar dinheiro com redes sociais? 9 formas de começar a gerar renda agora!

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Que tal ganhar dinheiro através da sua rede social favorita?

O mercado digital vem se reinventando com o passar dos anos. Indo além das lojas online e e-commerces, as redes sociais se tornaram o novo alvo para empreendedores que querem vender seus produtos ou conseguir uma renda extra.

De acordo com os dados do Relatório Digital 2021, divulgado pelo We Are Social e Hootsuite, são 150 milhões o número de usuários de mídias sociais no Brasil. Isso representa 70,3% da população do país conferindo pelo menos uma das redes diariamente.

Com esse aumento de usuários, surgiram também novas formas de converter essas pessoas em clientes e ganhar dinheiro com a ajuda das redes, porém, por ser um mercado relativamente novo, novos negócios e pequenos empreendedores ainda não sabem ao certo como lucrar nesse meio.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Hoje, citaremos e explicaremos um pouco sobre as principais e mais lucrativas redes para que você inicie ou reinvente o seu negócio no digital! Tudo pronto para começar?

Dá para ganhar dinheiro com redes sociais?

Com o crescimento expressivo do uso das redes sociais no Brasil nos últimos anos, muitas empresas e profissionais viram uma oportunidade de negócio nesses ambientes online.

O poder dessas redes em reunir pessoas com interesses em comum fez com que mais e mais negócios surgissem, inclusive profissões novas que só existem graças ao ambiente digital, como criadores de conteúdo, produtores digitais e influenciadores.

O que inicialmente tinha o objetivo de criar conexões e amizades, se tornou um novo ambiente para negócios e, por essa razão, esses apps sociais estão trazendo cada vez mais opções para gerar lucro dentro da rede ou direcionar para uma página externa.

Existem plataformas e ferramentas completas desenvolvidas com o objetivo de auxiliar na compra e vendas de produtos dentro das redes sociais, patrocinar anúncios e acompanhar métricas referentes aos resultados da conta de negócios.

Então, se você ainda não sabia se é possível ganhar dinheiro através das redes sociais, a resposta é: com certeza! Tanto dentro das plataformas, como direcionando os usuários para uma loja virtual ou e-commerce.

Não só é possível, como vamos trazer para você uma lista com algumas maneiras de conquistar dinheiro nesses ambientes digitais!

Como ganhar dinheiro com redes sociais?

Como mostramos, as redes sociais não servem apenas para compartilhar as fotos daquele fim de semana incrível ou manter o contato com amigos e familiares.

Elas são ferramentas poderosas para quem quer rentabilizar um negócio físico ou digital, escalar vendas e atingir novos públicos.

Quer saber como ganhar dinheiro com redes sociais? Então confira as dicas que separamos para você.

1. Venda seus próprios produtos digitais

Se você sabe muito sobre algo e pode compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas, por que não utilizar a internet para monetizar isso?

Uma das formas que você tem para ganhar dinheiro com redes sociais é criando seus próprios produtos digitais e utilizando os seus perfis nas redes para promovê-los.

Não importa se você sabe mais sobre culinária, educação financeira, negócios ou qualquer outro assunto. O fato é que, hoje em dia, grande parte das pessoas busca informações na internet! É aí que você pode usar as suas habilidades para produzir ebooks, manuais, podcasts, apostilas

A grande vantagem é que, como se trata de um produto digital, você não gasta com logística e não precisa de uma infraestrutura física para vendê-lo. Basta procurar uma forma de disponibilizar seus conteúdos e realizar a transação pela internet.

E, dessa forma, você poderá utilizar as redes sociais, como Facebook e Instagram, para potencializar a divulgação dos produtos.

Encontrando o seu nicho de mercado e promovendo o seu produto de forma atrativa, você conseguirá ganhar dinheiro fazendo o que sabe e gosta, além de poder ajudar na formação de milhares de pessoas.

2. Crie cursos online

Uma outra forma de ganhar dinheiro com redes sociais é através da criação e venda de cursos online.

Essa prática segue mais ou menos a mesma ideia do tópico anterior, já que esse também se trata de um produto digital, com a diferença de que você precisará criar um conteúdo mais completo e que possa ser dividido em etapas.

Você pode, por exemplo, criar uma série de vídeos e ainda disponibilizar materiais complementares para que o seu aluno possa aprofundar seus conhecimentos.

Nesse sentido, as redes sociais também entram como fortes aliadas para te ajudar na divulgação do curso. E, para isso, é importante que você se apresente como um especialista no assunto para ganhar a confiança do seu público.

3. Promova produtos digitais criados por outras pessoas

Se você não deseja produzir o próprio curso ou outro produto digital, ainda existe a possibilidade de ganhar dinheiro com redes sociais através da promoção dos materiais criados por outras pessoas. Assim, quando conseguir efetuar uma venda, você poderá ganhar uma comissão.

Existem duas formas de você promover os produtos digitais de outras pessoas. Confira abaixo:

Entrando em contato direto com o Produtor

A primeira forma de ganhar dinheiro com redes sociais através da promoção de conteúdos produzidos por outras pessoas é por meio do contato direto com o Produtor.

Você pode, por exemplo, negociar uma comissão sobre a publicação de uma boa avaliação sobre determinado curso com um código de desconto próprio em suas redes sociais.

Porém, é preciso ter em mente que esse se trata de um processo mais trabalhoso, já que você precisará negociar com o Produtor e, em alguns casos, o rastreio das suas vendas pode não ser tão simples.

Se tornando um Afiliado ou Afiliada

A outra forma de gerar renda através da promoção de produtos digitais criados por outras pessoas é se tornando um Afiliado. Assim, você terá um link específico para vender os conteúdos, o que te possibilita diversos benefícios, como:

  • maior facilidade no rastreamento das suas vendas;
  • possibilidade de montar uma loja online própria com materiais de diferentes Produtores;
  • automatização do recebimento das comissões, dentre outros.

Assim, você vai otimizar não só o processo de venda, como o recebimento da sua parte nessa transação. Isso evitará dores de cabeça e facilitará o seu trabalho!

4. Divulgue seus produtos físicos ou serviços

Você produz algum tipo de artesanato? Já cozinha para vender? Ou oferece serviços de coaching e consultoria?

Usar as redes sociais para divulgar seus produtos físicos ou serviços é uma ótima opção! Afinal, essa é uma forma de fazer publicidade em larga escala e sem custos.

Para isso, faça boas fotos do seu produto e garanta que a sua divulgação seja atrativa.

Você pode, por exemplo, apontar os benefícios do serviço, mostrar depoimentos de quem já comprou, interagir com o público através de enquetes… existem diversas boas práticas que vão te ajudar a ganhar dinheiro com redes sociais nesse ponto!

E outro recado importante é: não deixe de manter uma boa relação e comunicação com o seu público. Afinal, o que está nas redes todo mundo pode ver, e um bom atendimento faz toda a diferença na hora de conquistar novos clientes ou fidelizar os atuais.

5. Seja um influenciador digital

Por ter se popularizado tanto nos últimos anos, talvez essa possa parecer a forma mais óbvia de ganhar dinheiro com redes sociais.

Uminfluenciador digital consegue gerar renda principalmente através da divulgação de marcas — ele pode vender uma publicidade em um stories do Instagram, por exemplo. Porém, não é só isso!

Ao se tornar um influenciador digital, você pode ganhar maior espaço para dar palestras, lançar um produto ou até mesmo fazer participações em eventos. Mas é preciso ter em mente que não se trata de um caminho fácil. Você precisará focar em um determinado nicho, saber quais são as melhores redes para utilizar, entender qual é a melhor forma de se apresentar e se comunicar com o público, dentre uma infinidade de outras questões.

Por isso, talvez seja necessário até mesmo contratar uma agência ou um profissional especializado para te orientar. Afinal de contas, esse tipo de carreira depende do investimento de muito tempo e dinheiro para realmente gerar resultados.

6. Trabalhe como um Social Media

Hoje em dia, uma das principais funções da área de marketing é a de Social Media. Trata-se do profissional responsável por cuidar das redes sociais de uma empresa, pensando nas melhores estratégias e ações para que a organização alcance um público cada vez maior e consiga o seu engajamento.

Por isso, para ser um Social Media, você não pode apenas conhecer as redes sociais. É necessário estudá-las, até porque você precisará ter a capacidade de analisar os resultados das ações para saber o que está dando certo e o que não está.

Além disso, em muitos casos — principalmente quando se trata de uma equipe de marketing enxuta — o Social Media também precisa saber de design, para criar peças gráficas, e sobre técnicas de copywriting, para conseguir produzir textos que gerem resultados para as redes sociais.

Como um Social Media, você conseguirá encontrar oportunidades de trabalhos registrados em carteira ou de freelancer. Então, é importante avaliar as condições de cada opção e escolher aquela que melhor atender às suas necessidades.

7. Crie uma comunidade premium

Com a comunidade premium é possível levar conteúdos novos, em vídeos, imagens, áudios e textos mais específicos sobre um tema direcionado ao seu nicho de atuação.

Você pode criar a sua própria comunidade e oferecer vários conteúdos relevantes para sua audiência em troca de uma assinatura mensal.

A comunidade premium é um recurso já presente em algumas redes sociais e em ferramentas específicas que trazem uma área especial e exclusiva para os usuários. O Sparkle é um app da Hotmart ideal para quem procura criar uma comunidade premium.

8. Trabalhe com tráfego pago

Sendo uma das profissões que surgiram no meio digital, o gestor de tráfego, ou trafficker digital, ganha dinheiro criando e gerenciando campanhas de anúncios nas plataformas das redes sociais para outros negócios que querem crescer nesses ambientes.

Criar anúncios e impulsionar conteúdos de forma paga já é algo popular nas redes sociais, tanto que os próprios apps já disponibilizam ferramentas mais completas para esse tipo de serviço.

Por mais que as plataformas deixem o processo mais prático, se engana quem pensa que gerar tráfego pago que dê resultado é algo simples.

É preciso se profissionalizar e se atualizar sempre para estudar as melhores estratégias aliadas ao marketing para obter os melhores resultados em alcance, interações e conversões gastando o mínimo possível de cada cliente.

Esse é um mercado que vem crescendo nos últimos anos com a evolução digital e a migração de negócios físicos para o online, inclusive por conta da pandemia de Covid-19.

9. Monetize conteúdos em vídeo

Mídias digitais como o YouTube são excelentes para quem gosta e procura criar mais conteúdos em vídeo!

O melhor é que o próprio YouTube possui a sua ferramenta de monetização, ou seja: é possível ganhar dinheiro postando vídeos na plataforma em troca de colocar alguns anúncios durante as transmissões.

No entanto, monetizar no YouTube em boa quantia requer dedicação. Primeiro que o usuário precisa ter pelo menos mil inscritos e 4 mil visualizações em seu canal para poder participar do programa de parcerias do YouTube.

Não deixe de selecionar pautas atrativas, criar bons roteiros, caprichar nas produções e também fazer uma boa estratégia de divulgação dentro do site e em outras redes sociais.

Mais alcance, engajamento e visualizações aumentam seus ganhos, além de fortalecerem sua imagem para conquistar inscrições no canal e visualizações nos próximos vídeos que serão postados.

Comece a ganhar dinheiro com redes sociais

As redes sociais foram criadas como um espaço para manter o contato com familiares e amigos, conhecer novas pessoas e compartilhar interesses.

Agora, já fazem parte de todos os aspectos da nossa vida. Já consumimos conteúdo, aprendemos, conhecemos novas marcas e compramos usando as redes sociais.

Ou seja, empreendedores e marcas que querem se manter atualizadas nesse cenário precisam usar esses canais da melhor maneira possível.

E ganhar dinheiro com as redes sociais envolve muito mais do que apenas ter perfis nas principais plataformas. É preciso conhecer bem o público-alvo, planejar de forma estratégica os conteúdos que serão publicados e, claro, aprender sempre!

Agora que você já sabe como usar as mídias sociais para rentabilizar o seu negócio, que tal se aprofundar em cada uma delas? Para começar, preparamos um ebook para você conhecer os segredos do Instagram e ter um perfil campeão!

Precisa de ajuda para começar ou escalar as vendas do seu produto? Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe sobre como criar e escalar as vendas do seu produto digital e negócio.

Conteúdos Exclusivos

Você quer crescer seu negócio digital?

Fale conosco

error: Content is protected !!