Como usar o Serviço de Assinaturas Online de forma Estratégica no seu Negócio

como criar um programa de assinaturas online

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Não é à toa que grandes empresas como Spotify, Netflix, HBO Go e Amazon adotam a assinatura como uma modalidade de pagamento. Voltando um pouco na história, esse modelo é utilizado por jornais e revistas há anos, por exemplo.

para quem possui um produto digital, esse modelo também se apresenta como muito eficaz e com diversos benefícios tanto para quem oferece essa possibilidade quanto para os clientes.

“Na Hotmart, são mais de 40 mil produtos de assinaturas cadastrados e mais de 2 milhões e meio de assinantes

Bom, preparei este artigo para te apresentar o modelo de assinatura da Hotmart e também passar umas dicas estratégicas para você que utiliza ou quer saber mais. Confesso que vale a pena dar uma lida para avaliar se ele se encaixa em seu produto digital. Continua comigo?

O que é um serviço de assinaturas?

Simplificando, o serviço de assinaturas é um modelo de negócios e de pagamento no qual o cliente paga uma tarifa regular por um período contínuo de tempo, e de forma automática, para ter acesso a um determinado produto ou serviço.

Basta se lembrar dos exemplos que citei no começo deste artigo que não tem segredo. Se você está se perguntando qual a vantagem para o seu produto digital, já vou te explicar.

5 motivos para usar o modelo de assinaturas

Mas antes, vou te contar os 5 principais motivos para usar o modelo de assinaturas no seu negócio agora mesmo!

Fidelização

A primeira vantagem do pagamento recorrente é a possibilidade de fidelizar os clientes por um período de tempo maior. Isso se converte em mais chances para apresentar os diferenciais do produto, engajar a base de clientes e aumentar o LTV*.  Além de, posteriormente, ser mais fácil oferecer demais produtos para a sua base.

Previsão de Receita

A recorrência é o modelo que irá lhe garantir maior previsão de quanto irá receber nos próximos meses, sofrendo menos os efeitos das oscilações de mercado e da sazonalidade. O maior desafio dentro disto é garantir que seu cliente tenha a melhor experiência para continuar renovando sua assinatura.

Otimização do tempo

Como as cobranças serão automáticas pela Hotmart, você terá menos preocupação diária e pode focar seu tempo na produção de novos conteúdos ou mesmo novos produtos!

Preço atrativo

Cobrando de forma recorrente pelo cartão, você não utiliza o limite total do cartão do seu cliente, já que recorrência é diferente de parcelamento. Ou seja, a recorrência é uma excelente relação custo-benefício, além de continuar garantindo o seu faturamento mensal.

Pertencimento

O sentimento de coletividade é muito bem aplicado aos produtos de assinatura. Além de criar o sentimento de comunidade, o cliente sabe que mais pessoas também optaram por comprar aquele produto, dando assim mais segurança na decisão de que ele fez uma boa escolha.

Como o serviço de assinaturas da Hotmart pode ser estratégico para o seu negócio e como configurar?

Relatórios, segmentações, trocas de plano, criação de diferentes ofertas… Enfim, você pode contar com ferramentas que podem automatizar processos do dia a dia, além de trazer ainda mais inteligência para a sua estratégia.

Além disso, a comodidade para os clientes é enorme, já que a cobrança é feita automaticamente pelo cartão de crédito, boleto bancário (enviado automaticamente para o assinante) e demais meios de pagamento

Conheça os principais benefícios desse modelo de pagamento dentro da Hotmart:

Período de avaliação do produto – Trial

Os produtos de assinatura dão aos compradores o direito de experimentar por tempo limitado o produto digital que desejam comprar. Quem não gosta de degustar um produto/serviço antes de decidir pela compra, não é mesmo?

Permitir que um comprador experimente um produto, que ainda não tem certeza se corresponde às suas expectativas, diminui as chances de reembolsos e consequentemente pode elevar as taxas de conversão do produto. Você pode oferecer um período de testes para:

  • Captar leads: assinando agora ou não, o trial é ótima forma de captura de leads. Após o trial, envie uma oferta de outro produto (sem trial) ou mantenha o lead aquecido para uma próxima venda. E claro, estude as rejeições para efetivação da assinatura para eliminá-las.
  • Como argumento de venda: mostre que ele só vai pagar se gostar e que o seu produto é tão bom que você garante a qualidade permitindo que ele experimente de graça.
  • Interagir com o comprador: use nossas ferramentas para criar momentos de interação. Mostre que você está ali, ao lado dele!
  • Conquistar reconhecimento da audiência: permita que o seu cliente conheça você. Prepare um conteúdo leve e cativante que deixe ele com o gostinho de quero mais. Não mostre onde está o ouro, apenas diga que tem!
  • Usar como pós-venda: prepare um e-mail de parabéns e boas vindas novamente após o Trial para quem assinou. Mostre que você é presente e tem muito mais pela frente.

Envio de relatórios automáticos

A funcionalidade de relatórios automáticos de assinaturas permite que Produtores e Produtoras configurem relatórios para serem enviados periodicamente de forma automática com a finalidade de terem acesso ao máximo de informações possíveis sobre suas atividades na plataforma.

Atualmente, você pode ter acesso aos seguintes relatórios:

  • Relatório Geral de Vendas: mostra as transações que foram criadas ou atualizadas no período selecionado. Este relatório traz informações do(a) comprador(a), nome do produto, se é uma assinatura e outras informações.
  • Relatório de Assinaturas: lista todas as assinaturas criadas e atualizadas no período selecionado. Este relatório traz informações sobre o(a) assinante, código da assinatura, status da assinatura, etc.
  • Relatório de Parcelamentos Inteligentes: contém todas as transações com parcelamento inteligente que foram criadas no período que você selecionar. Este relatório traz: Informações sobre o(a) comprador(a), o produto, a data da parcela.
  • E muito mais.

Criamos um artigo com mais detalhes sobre essa funcionalidade.

Personalizar as retentativas de cobrança no produto de assinatura

Uma das soluções é a personalização das retentativas de cobrança. Atualmente, o sistema de pagamentos da Hotmart realiza até 5 retentativas automaticamente em todas as assinaturas após alguma cobrança ter sido recusada pelo cartão do assinante.

E agora você poderá personalizar esse processo, determinando qual é a quantidade máxima de retentativas automáticas que o sistema irá processar e em qual período máximo de tempo.

Além disso, é possível configurar para que a data de cobrança dos assinantes passe a ser a data em que o pagamento for de fato bem-sucedido (através de alguma das retentativas).

Confira todos os passos para configurar agora mesmo.

Alerta por email de renovação de assinatura

Você também pode configurar o envio de um email aos seus clientes para lembrá-los de que a renovação de suas assinaturas está próxima, determinando com quantos dias de antecedência o email será enviado.

Uma sugestão é configurar esta ferramenta para planos com periodicidades maiores, como semestrais e anuais, por exemplo.

Dê uma olhada em como fazer isso em poucos passos.

Acompanhar as métricas de cancelamento do meu produto de assinatura

É possível conferir todas as métricas dos seus produtos de assinatura em uma seção da Hotmart chamada de Cancelamentos de Assinaturas. Lá, você encontra os dados relevantes sobre os cancelamentos de assinaturas para a melhor gestão do seu negócio como:

  • Informações gerais de cancelamento: aqui você confere o número de assinaturas que foram canceladas durante o período que desejar e a sua respectiva taxa de cancelamento.
  • Gráfico de evolução da taxa de cancelamento: observe a comparação mensal dos números de cancelamento de seus produtos e planos.
  • Gráfico origem dos cancelamentos: visualize quem foram os responsáveis pelos cancelamentos de cada mês, sendo as opções: Cancelado pelo Cliente, Cancelado pelo Administrador e Cancelado pelo Vendedor.
  • Tabela visão geral dos cancelamentos: acesse dados gerais de cada um dos dias que o período selecionado contempla.
  • Importantes indicadores de cancelamento como LT, LTV e média de recorrências pagas que vão te permitir tirar conclusões acerca de quanto tempo em média seus assinantes permanecem ativos e qual o valor líquido que eles costumam gastar com o seu produto antes de solicitarem cancelamento.

Acesse o artigo que te conta mais detalhes sobre como acompanhar as métricas de cancelamento.

Defina a periodicidade

Semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual. Na Hotmart, você tem a liberdade de escolher a periodicidade de acordo com a sua estratégia.

Além disso, dentro de um mesmo produto, você pode criar diversos planos com diferentes periodicidades, para atender melhor as necessidades e o contexto atual do seu público-alvo.

Acabou? Nada disso!

Confira o que mais você pode fazer com o serviço de assinatura da Hotmart:

  • Reprocessar a cobrança de uma recorrência atrasada;
  • Oferecer uma troca de plano para seus assinantes de acordo com a necessidade de cada um;
  • O assinante pode alterar o cartão de crédito cadastrado e a data de cobrança das próximas recorrências;
  • O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento;
  • Parcelar planos com periodicidades acima de mensal;
  • Editar o valor de planos e ofertas já existentes para novos assinantes.

E muito mais!

Aproveite para criar o seu produto de assinatura agora mesmo:

Se você precisa de ajuda para criar o seu programa de assinatura online, entre em contato conosco pelo link abaixo: >> https://samadhidigital.com.br/contato/

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