Descubra como utilizar o Zoom para fazer lives

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em um mundo cada vez mais conectado, o recurso de transmissão ao vivo está bastante presente no mundo dos negócios, sejam eles locais ou digitais. E aprender a usar esse recurso pode fazer a diferença e ajudar sua marca a atingir um número maior de pessoas.

A produção de vídeos está se tornando cada vez mais comum no universo dos criadores de conteúdo digital. E os webinars estão entre o formato de vídeo preferido, já que ajudam a aumentar o engajamento do público.

Para conquistar bons resultados com esse conteúdo, você deve oferecer mais do que um excelente conteúdo. Uma plataforma capaz de garantir o sucesso do encontro ao vivo é fundamental. E fazer webinar com o Zoom é uma excelente maneira de inserir o vídeo ao vivo em sua estratégia..

Por isso, neste artigo você poderá aprender como usar o Zoom para fazer webinars de sucesso, entendendo passo a passo como impulsionar o seu negócio com esse serviço.

O QUE É O ZOOM VIDEO WEBINAR?

O Zoom Video Webinar é uma plataforma para hospedagem de eventos ao vivo, reuniões em tempo real e palestras através da internet. Simples e econômica, com essa ferramenta é possível impactar até 1.000 participantes de forma simultânea na mesma transmissão.

Não importa se os webinars já fazem parte do dia a dia do seu negócio ou se você está começando uma estratégia do zero. Contar com uma ferramenta que facilite a criação de uma transmissão ao vivo é fundamental, já que ela permite:

  • Prospectar mais leads
  • Aumentar as vendas
  • Consolidar presença e autoridade na internet

Quais as funcionalidades?

O Zoom conta com diversas funcionalidades, como:

  • Transmissão de vídeo em alta definição;
  • Compartilhamento de tela;
  • Transmissão para diversos dispositivos como tablets, desktops e smartphones;
  • Transmissão em plataformas como Facebook e Youtube;
  • Caixa de diálogo de perguntas e respostas;
  • Gravação do webinar para hospedagem em outros sites;
  • Diferentes planos de serviços.

COMO USAR O ZOOM PARA FAZER UM WEBINAR

Para garantir que seu negócio tenha sucesso utilizando o Zoom, listamos seis passos fundamentais para que você consiga utilizar essa ferramenta sem dificuldade. Confira:

1. Crie uma conta no Zoom

Para utilizar a plataforma, é necessário fazer o registro dentro do site do Zoom. Esse processo é bastante simples. Veja só:

  • Acesse a página inicial;
  • Clique em “Registre-se, é Grátis”;
  • Cadastre seu e-mail profissional;
  • Clique no e-mail de confirmação que o Zoom enviará em sua caixa de entrada;
  • Finalize o cadastro com seus dados pessoais.

2. Adquira um plano para fazer seu webinar

O Zoom Video Webinar tem a solução ideal para que seu webinar funcione de acordo com o que sua estratégia necessite.

Enquanto o plano gratuito permite fazer transmissões de até 40 minutos e convidar 100 pessoas, as contas empresariais ampliam o número de participantes para 1.000 pessoas, sem limite de duração.

Conheça abaixo os diferentes planos e valores oferecidos pelo Zoom:

  • Básico: gratuito;
  • Profissional: U$ 14,99;
  • Corporativo: U$ 19,99;
  • Empresarial: U$ 19,99.

Se deseja descobrir mais a fundo sobre as funcionalidades que diferenciam os planos, acesse esse link.

 3. Agende seu webinar

Uma das vantagens de como usar o Zoom, é poder aproveitar as múltiplas possibilidades de agendamento do webinar. Você poderá agendar suas lives através:

  • Da área de trabalho do desktop;
  • De dispositivos móveis;
  • Plugins de navegadores (como Chrome ou Firefox);
  • Pelo portal online do Zoom.
  1. Escolha como o público vai se registrar

Através das configurações do painel de controle, é possível determinar qual o tipo de registro necessário para que o público tenha acesso ao webinar.

No agendamento com registro, os usuários precisarão preencher um formulário específico para que a plataforma possa avisar sobre a transmissão. Já no acesso sem registro, bastará o usuário preencher nome e senha para ter entrar na transmissão.

Lembrando que não existe certo ou errado, mas a opção que faz mais sentido para sua estratégia de marketing e produção de vídeos.

5. Configure a opção de perguntas durante o webinar

Para conseguir interagir melhor com a audiência durante o webinar, é possível escolher diferentes formas de comunicação com o público. As configurações podem ser feitas antes da transmissão ou durante o evento.

Uma das mais populares entre quem costuma fazer webinar com o Zoom, está relacionada às perguntas padrão. Aqui, os usuários podem perguntar e interagir através de frases ou palavras curtas. Já na interação com perguntas fechadas, o administrador oferecerá opções de resposta e o espectador poderá votar na que preferir.

6. Compartilhe seu evento com o público

Após fazer toda a configuração necessária, é hora de compartilhar seu evento com o público. E, para isso, existem dezenas de maneiras de promover seu webinar. Tudo dependerá dos objetivos que você tem com a realização do evento.

Afinal, ao oferecer um conteúdo de valor ao vivo, seu negócio sempre tem um objetivo por trás. Pode ser oferecer um curso online, promover um evento, aumentar o download de um material educativo ou até fortalecer a marca.

5 DICAS PARA FAZER UM WEBINÁRIO DE SUCESSO COM O ZOOM

Para fazer um webinário com o Zoom, é necessário que o propósito do conteúdo esteja totalmente alinhado com o que será apresentado no vídeo. Para você não ter problemas na hora de criar seu evento, confira cinco dicas importantes de como usar o Zoom de maneira estratégica:

1. Promova seu evento

Se ninguém souber que você está promovendo um webinar, você não terá público e seu evento será um fracasso. Nesse sentido, não meça esforços para divulgar sua transmissão para o público-alvo.

Você pode fazer isso por meio do envio de mensagens de e-mail, publicações em redes sociais, posts no blog da marca ou sites de compra de ingresso (caso o contéudo do seu webinar seja pago).

O importante é que você consiga reunir o máximo de pessoas possível para impactar um o maior número de pessoas simultaneamente.

2. Teste seus equipamentos

Antes de começar o webinar ao vivo, é muito importante testar todos os equipamentos para saber se estão funcionando corretamente. Afinal, ter problemas técnicos durante um evento por falta de checagem de equipamentos mostra amadorismo e pode causar até mesmo a perda de credibilidade da marca.

Por isso, verifique se a webcam está funcionando corretamente, se o microfone do computador está em um volume adequado, se a internet está estável e também se outras ferramentas de apoio estão prontas para a transmissão.

3. Envie um lembrete para a audiência antes do webinar começar

Para usar o Zoom de maneira correta e engajar a audiência, é sempre importante avisar o público sobre a proximidade do webinário. Isso evita que o evento caia no esquecimento.

Portanto, envie um lembrete com no mínimo 7 dias de antecedência,seguido de um e-mail depois três dias, um comunicado no dia do evento e uma chamada meia hora antes de começar.

Isso garantirá que as pessoas interessadas realmente estejam presentes no horário combinado.

4. Reserve um tempo para perguntas

Ao fazer webinar com o Zoom, utilize a interação com o público a seu favor. Faça perguntas relacionadas ao conteúdo que você está oferecido e mostre preocupação e cuidado com as dúvidas da audiência.

Saber a opinião do público é fundamental para conduzir o conteúdo até o final da transmissão.

Utilize a caixa diálogo e chame as pessoas para participarem com você sempre que possível. Assim, você mostra para o público que seu negócio se interessa pela opinião dos espectadores.

5. Não se esqueça das ações pós-webinar

Os webinars são sempre desenvolvidos com um objetivo maior por trás daquela transmissão. Seja a venda de um produto online, divulgação de um novo evento, ou oferecimento de conteúdo complementar gratuito.

Essas ações são muito fortes e poderosas para reforçar uma ideia ou ativar gatilhos mentais de urgência de compra. Inclusive, você poderá utilizar ações de marketing que durem apenas durante a transmissão ao vivo.

Nunca se esqueça de avisar à sua audiência para ficar até o final da reunião para que tenha direito ao que será oferecido.

Vale a pena usar o Zoom Video Webinar?

Se você deseja aumentar sua presença no universo online, está preparando o lançamento de algum produto ou quer fazer uma venda direta impactando o maior número de pessoas ao mesmo tempo, fazer webinários com o Zoom ajuda a fortalecer sua estratégia de marketing.

O Zoom Video Webinar é uma das melhores plataformas de transmissão ao vivo do mercado. Além de apresentar diversas funcionalidades complementares para transformar a experiência de quem assiste ao conteúdo, é possível escolher um plano acessível para cada uma das necessidades do negócio.

Pronto! Agora você já sabe como usar o Zoom para fazer transmissões ao vivo e alavancar suas vendas. Mas só uma boa ferramenta não é sinônimo de sucesso. È preciso planejar bem o conteúdo do webinar. Por isso, confira nosso artigo e descubra como acertar na escolha dos temas para os webinars do seu negócio.

Conteúdos Exclusivos

Você quer crescer seu negócio digital?

Fale conosco