O que é o Google Search Console e como usá-lo para melhorar o desempenho do seu site

google search console

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Trabalhar online traz diversas vantagens para o profissional e, por isso, tem sido a opção de um número cada vez maior de pessoas.

Além de proporcionar mais liberdade, flexibilidade e mobilidade, quem trabalha na internet pode contar com o apoio de soluções que ajudam a otimizar, automatizar e melhorar o desempenho de seu negócio.

No texto de hoje, vamos falar de uma dessas soluções, o Google Search Console. Continue lendo para saber tudo o que você precisa sobre esse serviço e aprender a usá-lo para otimizar sua produção de conteúdo!

Veja só o que você vai aprender neste texto:

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta do Google lançada oficialmente em 2015 para substituir o Google Webmaster Tools.

Ambas as ferramentas possuem o objetivo de analisar o tráfego e otimização de um site na plataforma de buscas do Google, porém o site ganhou novo nome no intuito de se mostrar mais acessível para profissionais que não são tão experientes, como empreendedores, por exemplo.

Basicamente a função dele é rastrear o desempenho do seu website, mostrar quais as falhas encontradas e apresentar soluções para cada uma delas.

São relatórios bem completos que dão um excelente parâmetro para o dono do site em relação ao que precisa ser ajustado para melhor usabilidade, experiência e resultados.

Separamos as principais ferramentas presentes no Google Search Console para que você conheça melhor os benefícios e funcionalidades da plataforma. Confira ao longo deste artigo!

Como funciona o Search Console?

Essa ferramenta possui uma gama vasta de funcionalidades que analisam o tráfego do site, apontam erros de indexação, exibem dados de pesquisa relacionados a URL e responsividade do site para as ferramentas de busca.

No geral, as funções estão conectadas a técnicas de SEO e experiência do usuário, ajudando a trabalhar melhor cada uma dessas estratégias, além de contribuir para o marketing digital e melhoria no desenvolvimento de sites.

Por ser uma plataforma do Google, o Search Console acaba fornecendo informações valiosas sobre como o buscador faz o rastreio e indexa as páginas em seu site.

Isso leva mais transparência para os usuários e ajuda os mesmos a serem mais assertivos na hora de melhorar uma página para os mecanismos de busca.

Para que serve o Search Console?

O Search Console é uma ferramenta conhecida e utilizada por pessoas que mantêm um blog, uma página para seu negócio ou trabalham com estratégias de marketing.

De forma resumida, ele ajuda os usuários a perceberem as otimizações necessárias para que sua página apareça no Google, consiga mais visibilidade, melhore seu ranqueamento nos resultados das buscas orgânicas.

Como o Google trabalha com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários, a disponibilização gratuita dessa ferramenta serve como orientação para as pessoas criarem páginas de qualidade e relevantes para suas respectivas audiências.

Além de ser um serviço gratuito, apresenta algumas vantagens que fazem com que essa seja uma excelente opção para quem busca aprimorar constantemente sua página web.

As ferramentas e relatórios do Search Console possibilitam:

  • visualização de dados de tráfego, público que acessa sua página e resultados de pesquisa para monitoramento e otimização de suas ações de SEO;
  • identificação e correção de problemas de indexação e possibilidade de reindexação de conteúdo atualizado e correção de outros problemas;
  • identificação de sites que linkam para suas páginas;
  • recebimento de alertas sobre aspectos que precisam ser revisados na página para que o desempenho dela seja melhor.
Imagem da página Sobre do Search Console

Fonte: search.google.com/search-console/about

Como usar o Search Console

A seguir, compartilhamos o passo a passo para começar a utilizar o Google Search Console.

1- Login

Para usar a ferramenta Search Console, você deve ter uma conta no Google;

Entre no site do Google Search Console, clique em Iniciar agora e faça login em sua conta.

Imagem site Search Console

2- Adicione uma propriedade

Após fazer o login, acrescente seu domínio ou um prefixo do URL.

Imagem configuração Search Console

3- Verificação da propriedade

Em seguida, o Google solicita que você escolha um dos métodos disponíveis para confirmar que você é realmente o proprietário da página. As opções são divididas em duas abas: Método de verificação recomendado e Outros métodos de verificação;

Ao optar pelo método recomendado, você deve fazer o upload de um arquivo HTML para seu site. Basta clicar gerar clicando em Arquivo HTML e enviá-lo para a raiz de sua página;

Depois é só acessar o link que será disponibilizado, conferir se está tudo certo e clicar no botão Verificar.

Se você já usa o Google Analytics, há outro método simples de verificar a propriedade de sua página no Search Console. Entre na aba Outros métodos de verificação, selecione a opção Google Analytics e siga as instruções.

Ressaltamos apenas que, para que o Google consiga sincronizar as contas, é necessário que você use o mesmo e-mail para as duas ferramentas.

Imagem verificação de propriedade Search Console

4- Utilização

Após a verificação, avance para a página inicial da ferramenta. Observe que no topo esquerdo você poderá navegar por suas propriedades, excluir uma ou adicionar novas.

No menu da lateral, do lado esquerdo, estão todas as funcionalidades do Search Console que te ajudarão a compreender melhor a indexação de sua página, o tráfego, a qualidade dos links e os problemas encontrados pelo Google.

Imagem menu Search Console

Ferramentas e relatórios do Google Search Console

Para conseguir otimizar sua página, é fundamental que, além de instalar e configurar o Search Console, você conheça bem suas funcionalidades.

Saber os detalhes de cada opção do menu ajuda na leitura de sua página e possibilita que você identifique exatamente o que precisa ser alterado para aumentar o ranqueamento e melhorar a qualidade de seu site.

A seguir, apresentamos todo o conteúdo que você encontrará no painel da ferramenta e te ajudamos a compreender as informações que cada uma delas te oferece.

Desempenho

O Relatório de desempenho apresenta dados mais específicos acerca dos tráfego no site vindo de uma busca realizada, a posição geral dele nos resultados do Google, quais pesquisas disponibilizaram seu site como resultado e outras opções.

Essa ferramenta também dá detalhes de páginas, localização dos usuários, impressões, tendências dessas métricas e etc. Tudo isso seguindo também outras plataformas relevantes do Google, como o Google Discovery e Google Notícias.

Detalhamos abaixo algumas das principais funcionalidades contidas na aba de desempenho:

Resultados de Pesquisa

Nesta ferramenta, você pode selecionar para analisar:

  • uma palavra-chave (Consulta);
  • uma página;
  • um país;
  • um dispositivo;
  • e até um aspecto.

E conferir um gráfico com dados sobre cliques, impressões, CTR e posição de sua pesquisa.

É muito interessante para identificar melhorias em uma página de conteúdo, por exemplo. Uma vez que você poderá consultar o desempenho de uma página e analisar se o posicionamento dela caiu e quais palavras relacionadas a ela recebem mais impressões e cliques.

Discover

Já o Discover é interessante para ter uma visão geral do desempenho das páginas de sua propriedade. Assim, você poderá identificar em qual página focar para gerar mais resultados.

Notícias

Você também pode conferir o resultado de desempenho do Google Notícias!

O site news.google.com e o app Google Notícias trazem as informações mais relevantes dos veículos digitais. Para os negócios, se a sua mídia trabalhar com publicações de notícias,  a ferramenta do Google Search Console aponta quais matérias presentes no seu site ganharam destaque no app.

Algumas métricas disponíveis são os cliques até a página, impressões de links na busca e a CTR (taxa de cliques) média para a publicação.

Índice

No índice você encontra as páginas indexadas pelo Google e aquelas que não foram indexadas (removidas ou bloqueadas).

Um site bem otimizado é aquele em que o rastreador do Google consegue acessar e analisar sem maiores problemas. Só assim ele consegue indexar as páginas e disponibilizá-las nos resultados de pesquisa.

O que acontece é que nem sempre as páginas estão totalmente acessíveis para esses robôs e a ferramenta de índice ajuda a identificar o que está causando erros no rastreio das páginas.

É possível também fazer uma página não aparecer no Google temporariamente, bloqueando a URL que você não queira exibir ainda nos resultados de busca.

Cobertura

Aqui, você consegue visualizar como está sendo o desempenho do Google em indexar suas páginas, ou seja, quais e quantas delas estão sendo listadas para aparecer para os usuários durante uma busca.

Você também consegue ver detalhes sobre os tipos de erros, como de servidor, de página não encontrada (404), bloqueada ou se está ocorrendo algum redirecionamento inadequado.

Sitemap

Em sitemaps você cria, organiza e analisa o mapa de seu site e pode melhorar o que for necessário e, assim, agilizar a indexação das páginas.

Remoções

O relatório de remoções permite remover por um período de tempo uma página do seu domínio das pesquisas no Google.

É possível ocultar a URL que você quer bloquear temporariamente até que você decida colocá-la novamente no radar do site de busca.

Uma observação importante é que as solicitações só têm efeito por cerca de 6 meses e por mais que ela não esteja nos resultados de pesquisa, a página ainda estará rastreável para o Google.

Experiência

Para complementar ainda mais as facilidades de SEO e experiência do usuário, o relatório de experiência surge como a mais nova funcionalidade do Google Search Console.

Essa ferramenta apresenta dados relacionados ao acesso das pessoas no seu site e quais as impressões delas em comparação a outros websites.

Experiência na página

A experiência na página reúne informações para compreender se a sua página é agradável e acessível. Os indicadores apontam o que está bom e o que precisa de melhoria, facilitando os ajustes por parte do dono daquele site.

Principais métricas da web

As Core Web Vitals ou “Principais Métricas da Web” são métricas que também são relacionadas à experiência do usuário e trazem algumas informações necessárias para ter bons acessos. Esse relatório mostra o desempenho do site e ajuda a corrigir experiências que possam ser negativas para o público.

As métricas que essa função se baseia incluem a velocidade de carregamento do site, tempo entre a primeira interação do usuário com a página e o tempo entre interação e resposta rápida do site.

Facilidade de uso em dispositivos móveis

Com a prática de acessar endereços na web em dispositivos móveis como celular, você terá mais dicas para deixar o seu site ainda mais acessível e responsivo para diversos dispositivos, principalmente celulares e tablets.

Melhorias

Em melhorias, são apresentadas as informações relevantes para ter uma página ainda mais completa e funcional! O relatório ajuda a identificar erros e indica como fazer a correção deles.

Indicadores de localização atual

Esses são indicadores que ajudam a identificar a estrutura de acesso percorrido até o seu site e como ela pode ser melhorada ou corrigida, caso seja necessário. Ou seja, mostra o “caminho” de acesso, quais as páginas clicadas e se essas visitas percorreram os links dentro do esperado.

Essa observação diante do comportamento do usuário também mostra o que está funcionando e o que precisa de otimização.

Caixa de pesquisa de sitelinks

De forma bem simples, essa é uma caixa de pesquisa que se encontra dentro de um resultado já exibido nas buscas do Google!

O benefício em incluir a caixa nesses resultados é a facilidade do usuário em pesquisar diretamente no seu site ou app. É possível melhorar e implementar essa ferramenta com algumas instruções disponíveis no próprio Google Search Console.

Search Console: Uma das muitas ferramentas para seu negócio

Deu para entender um pouquinho de como o Search Console é relevante para melhorar seus resultados online?

Mas saiba que, além dele, existem vários outros recursos que também podem te ajudar a melhorar sua página e começar a ganhar mais dinheiro com a internet.

Uma das opções é o Google Adsense. Esse serviço permite a você fazer anúncios online ou receber dinheiro anunciando em sua página.


Este post foi originalmente publicado em março de 2018 e foi atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Conteúdos Exclusivos

Você quer crescer seu negócio digital?

Fale conosco

error: Content is protected !!