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SEO para Instagram – 8 Estratégias para Crescer Muito Rápido

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Se você acha que SEO é só para sites e blogs, provavelmente está perdendo muitas oportunidades de conquistar clientes e aumentar as suas vendas.

O número de usuários no Instagram já ultrapassou os 2 bilhões e muito mais do que isso: 70% dos brasileiros acreditam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais.

A mesma pesquisa que revelou esse dado, realizada pela Opinion Box, também mostrou que 82% dos usuários seguem empresas no Instagram.

Percebe quantas oportunidades de venda você perde sem uma estratégia de SEO para Instagram?

Sim, SEO também pode (e deve!) ser aplicado nas redes sociais. 

É essa técnica que vai te ajudar a melhorar a visibilidade do seu perfil, aumentar o alcance das suas postagens e atrair mais seguidores qualificados.

Por que aplicar técnicas de SEO para Instagram?

O Instagram não é só uma rede social para compartilhar fotos e vídeos. É uma plataforma de descoberta.

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Assim como acontece no Google e em outros mecanismos de pesquisa, os usuários usam o Instagram para buscar temas de seu interesse, assim como produtos e serviços.

Lembra daquela pesquisa da Opinion Box que eu citei logo no início deste conteúdo?

Então, ela traz outro dado que destaca justamente isso: 68% dos entrevistados afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço que descobriram pelo Instagram.

Em 2022, esse número era de 59% – olha só como já cresceu em pouco mais de um ano!

A tendência é que ele cresça ainda mais, já que as redes sociais e as compras online têm conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores.

Só aí já dá para perceber a importância de aplicar estratégias que vão fazer suas publicações se destacarem na rede, certo?

Ao otimizar seu perfil com o SEO, consegue explorar ao máximo esse potencial oferecido pela plataforma, ampliar a visibilidade da sua marca e se destacar nas pesquisas.

Mas os benefícios não param por aí.

Separei outros motivos para colocar o SEO em prática no Instagram da sua empresa, olha só:

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  • credibilidade: um perfil otimizado, bem estruturado e organizado passa mais confiança aos usuários;
  • aumento da visibilidade: além da oportunidade de aparecer nos resultados de pesquisa, nas sugestões do Explorar e nas hashtags mais populares, você permite que pessoas que ainda não seguem sua marca te encontrem com mais facilidade;
  • maior engajamento: ao usar hashtags relevantes e recursos como localização e descrições otimizadas, você ajuda o algoritmo a entender melhor seu conteúdo, o que leva seus posts a um público qualificado e gera mais curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • aumento nas conversões: ao atingir um público mais qualificado, as chances de conversão crescem. Seja para venda de produtos e serviços ou simplesmente para aumentar a base de seguidores, o SEO ajuda a trazer pessoas mais inclinadas a tomar ações que beneficiem seu negócio.

Conheça 8 principais estratégias de SEO para instagram

O SEO para redes sociais pode ser a chave para elevar o perfil da sua marca e alcançar novos patamares de engajamento.

Levar a otimização para além do blog é fundamental, especialmente nos dias de hoje, em que os usuários buscam cada vez mais essa integração de canais.

Afinal, hoje uma busca pode começar pelo Google, passar pelo Instagram e terminar na loja física ou começar no Instagram e terminar no site.

Por isso, separei 8 ações que eu considero essenciais para garantir a otimização do Instagram e transformar o perfil da sua marca na plataforma.

Vem conferir comigo quais são elas.

1. Otimize seu perfil

Vamos começar pelo básico no SEO para Instagram: o seu perfil.

A otimização do perfil é crucial porque, afinal, essa é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam sua página.

Os pontos que você não pode deixar passar neste processo:

  • nome de usuário: escolha um nome simples e fácil de lembrar – sempre associado a sua marca ou serviço, claro;
  • nome do perfil: inclua palavras-chave relevantes para que as pessoas encontrem seu perfil facilmente na busca do Instagram, mantendo a clareza e objetividade;
  • links: para complementar a sua bio (falarei sobre ela no próximo item), inclua um link relevante para seu site, um conteúdo específico ou uma promoção especial, por exemplo;
  • foto de perfil: ela precisa ser reconhecível e relevante para a sua marca. Se é uma empresa, utilize o logotipo; se é um profissional oferecendo serviços, também pode usar uma foto clara e profissional.

2. Crie uma boa bio

A bio do Instagram é o cartão de visita para o seu negócio: em poucas palavras, você precisa explicar quem você é, o que faz e como pode ajudar seus seguidores.

Você tem apenas 150 caracteres para causar uma ótima primeira impressão.

Então, o segredo aqui é ser direto, claro e convincente.

A minha dica para manter essa descrição otimizada é usar palavras-chave relevantes e incluir um CTA (call-to-action) atrativo, capaz de despertar o interesse do usuário pelo link no seu perfil (que fica logo abaixo da bio).

3. Defina e use palavras-chave estratégicas

Palavras-chave não são apenas para o Google.

Nas técnicas de SEO para Instagram, elas garantem que pessoas interessadas no seu produto ou serviço encontrem seu perfil e suas publicações.

Por isso, identifique as palavras-chave relevantes para sua marca e trabalhe-as durante a construção do seu perfil. Coloque esses termos no nome do perfil, na biografia, nas legendas e nas hashtags.

Ferramentas como o Google Keyword Planner, o Ubersuggest ou mesmo a busca do Instagram vão te ajudar a identificar as palavras-chave mais buscadas no seu nicho.

4. Atente-se às legendas das publicações

As legendas representam muito mais do que apenas um texto de apoio às suas fotos e vídeos.

Elas são uma oportunidade de engajar seu público e melhorar seu SEO no Instagram. Então aproveite esse espaço!

Escreva legendas que contem uma história, façam perguntas e incentivem a interação dos seguidores. Use palavras-chave relevantes, mas faça isso de forma natural.

Ninguém gosta de ler um texto que parece feito por um robô, com um monte de palavras-chaves jogadas. As pessoas buscam conexão.

Elas querem se sentir acolhidas, representadas e compreendidas pela sua marca. Então entregue isso a elas – é assim que você conquista engajadores da marca e não apenas seguidores.

5. Insira alt text nas fotos

O alt text, ou texto alternativo, é uma descrição das imagens que você posta e é um elemento essencial no SEO para Instagram.

Caso a sua imagem não carregue, esse é o texto que vai aparecer para o usuário. Ele também será interpretado por leitores de tela, utilizados como ferramentas de acessibilidade digital.

Esse recurso não só melhora a acessibilidade dos seus posts para pessoas com deficiência visual, como também é uma chance extra de incluir palavras-chave relevantes e otimizar seus conteúdos.

Dessa forma, você aumenta ainda mais as chances das suas publicações aparecerem nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Neste alt text, você também não pode apenas jogar várias palavras-chave aleatoriamente. Lembre-se de descrever o que está na foto e, estrategicamente, incluir esses termos relevantes.

6. Utilize hashtags

As hashtags para Instagram ampliam a visibilidade do seu perfil e, principalmente, levam o seu conteúdo para um público mais específico, interessado no que você tem a oferecer.

Assim como as palavras-chave, elas precisam ser relevantes para seu nicho e seu público-alvo.

Ou seja, não adianta usar qualquer hashtag popular só para aproveitar o hype do momento, ela precisa estar alinhada com a sua marca.

Por exemplo, se você tem um café em São Paulo, pode usar hashtags como #cafeteriaemsp ou #cafegourmetsp.

Usar uma hashtag exclusiva para sua marca também pode se tornar um ponto de referência para seus seguidores.

7. Avalie os analytics do perfil

É claro que o Instagram já sabe do potencial do social selling e, já há algum tempo, disponibiliza recursos que trazem informações importantes e ajudam na análise de resultados dos perfis de empresas.

Tudo isso fica na aba chamada Instagram Insights, disponível nas contas profissionais da rede.

Por lá, você encontra dados como quantidade de contas alcançadas pelo seu post, taxa de engajamento, crescimento de seguidores, cliques em links e desempenho de hashtags, por exemplo.

Com essas informações, você pode ajustar sua estratégia de SEO para Instagram, focar nos tipos de postagens que trazem mais engajamento e descobrir os melhores horários e dias para postar.

8. Invista em marketing de influência

O marketing de influência pode potencializar e muito as suas práticas de SEO no Instagram e eu tenho dados que provam isso para compartilhar.

Resgatando a pesquisa da Opinion Box que destaquei mais cedo, um dado chama atenção logo de cara: 70% dos participantes afirmaram seguir influenciadores na plataforma.

E tem mais: 67% contaram que já compraram algum produto ou serviço indicado por um influenciador.

Já deu para entender o poder do marketing de influência, né?

Sim, colaborar com influenciadores que já têm uma audiência engajada pode aumentar exponencialmente sua visibilidade, mas não basta escolher qualquer influenciador.

A chave para a estratégia realmente trazer resultados é escolher perfis alinhados com sua marca e com os valores transmitidos por ela.

Além de ampliar o alcance da sua marca, essa também é uma oportunidade de gerar backlinks para seu perfil, o que contribui para o seu tráfego de referência e, consequentemente, para o SEO.

Conclusão

Sair do mundinho do SEO em blogs e sites, que mais ouvimos falar no dia a dia, pode parecer uma tarefa complexa, mas, como te mostrei neste conteúdo, o poder da otimização vai muito além disso.

Ficar preso em apenas um canal pode engessar a sua estratégia. Por outro lado, explorar as oportunidades de interagir com o público em plataformas relevantes para o seu negócio pode aumentar o seu alcance e suas vendas.

O SEO para Instagram entra como um aliado fundamental nesse cenário.

Desde otimizar seu perfil com palavras-chave relevantes até usar hashtags (com sabedoria), cada estratégia tem o potencial de transformar sua presença digital.

O segredo está em ser consistente e se manter atento às métricas.

E aí, pronto para dar um boost no seu Instagram? 

Me conta aqui nos comentários qual estratégia você já coloca em prática ou se ficou com dúvida sobre alguma prática que eu compartilhei aqui!

Perguntas frequentes

Como utilizar o SEO no Instagram?

Para usar o SEO no Instagram, otimize seu perfil com palavras-chave relevantes para o seu nicho, crie uma biografia atraente e insira alt text nas suas fotos.

Além disso, use hashtags estratégicas e aposte no marketing de influência para aumentar a visibilidade da marca. Analise os insights da plataforma para avaliar o desempenho das estratégias e entender o que funciona.

O que é usar SEO na Bio?

Usar SEO na bio do Instagram significa otimizar a descrição do seu perfil com palavras-chave e um texto atrativo para o usuário. Inclua termos relevantes para que o seu negócio seja encontrado mais facilmente nos resultados das buscas.

O que é SEO na legenda?

Aplicar SEO na legenda do Instagram é sobre usar palavras-chave e frases estratégicas para aumentar a visibilidade das suas postagens, assim como deixá-la mais interessante para o usuário.

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