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5 Maneiras Para Monetizar um Podcast

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Para você entender o que é podcast, é só pensar em um programa de rádio feito por pessoas comuns, com assuntos e minutos variados.

Só que, ao invés dos tradicionais rádios, onde você seleciona a frequência da estação desejada, para ouvir um podcast você só precisa abrir um aplicativo e escolher o programa de podcast, que geralmente é dividido em episódios.

Mesmo já sendo popular há anos, o podcast explodiu mesmo em 2019. Inclusive, o crescimento nesse período foi tão grande que ele foi considerado o “ano do podcast” no Brasil.

Como o Brasil se consolidou como o segundo maior mercado de podcasts do mundo, a tendência é que o número de pessoas consumindo esse formato mídia cresça ainda mais.

E como a expansão deve continuar, rentabilizar podcast será algo cada vez mais comum. Dito isso, se você está pensando em começar o seu projeto e quer saber quais são as melhores formas de rentabilizá-lo, é só continuar a leitura!

Como ter um podcast profissional?

Para que você inicie o seu projeto e rentabilize-o, é essencial que você siga a sequência correta.

O que significa que você precisa garantir que o seu podcast seja profissional, investindo na produção e tomando cuidado com alguns detalhes importantes. Somente assim você poderá cobrar pelo conteúdo e, assim, rentabilizar podcast.

Entre os podcasts brasileiros de maior sucesso, por exemplo, está o NerdCast, com mais de 10 anos no ar, 1 milhão de downloads por episódio e 1º lugar de audiência em podcasts no Brasil.

Com tantos gigantes no  mercado, a concorrência pela audiência é grande. Nesse sentido, sai na frente quem apresenta um conteúdo bem produzido e interessante.

Para te ajudar com isso, separamos logo abaixo o que é necessário para garantir uma boa produção:

Tenha bons equipamentos

Para produzir seu podcast você precisa de um microfone bacana. Na realidade, esse é o equipamento mais importante para iniciar o seu podcast.

No podcast, o principal é a sua voz, então, como é um formato onde as pessoas só vão te ouvir, é fundamental que o áudio seja claro.

Como você está dando os primeiros passos, pode deixar de lado os microfones mais sofisticados, buscando apenas um que consiga isolar o som do ambiente e capturar sua voz com qualidade.

Além disso, conte com um computador, uma boa internet e escolha um lugar silencioso para gravar seu podcast, que não tenha interferências sonoras.

Dica bônus: Sempre faça testes! Existem vários programas, como o Audacity, por exemplo, que é gratuito, e você consegue verificar facilmente como está a qualidade do seu áudio.

Estruture o projeto

Você já sabe o que é podcast, possui um ótimo conhecimento sobre uma determinada área e até sabe quais são os equipamentos que precisará para fazer a “mágica” acontecer. Porém, isso ainda não é o suficiente para que você consiga rentabilizar podcast.

Você pode apenas decidir gravar? Pode. A grande questão é que se você quer fazer disso um negócio, é fundamental que, desde o início, você enxergue o seu podcast como um projeto e o organize.

Dito isso, alguns itens precisam ser colocados em ordem, como:

  • Definição do tema geral do conteúdo de acordo com o público que você quer atingir;
  • Organização dos principais formatos que irá utilizar, como apresentação individual, entrevistas, conversa com outras pessoas e assim por diante;
  • Escolher um bom nome e criar uma marca, de maneira que possa ser devidamente reconhecido conforme o seu crescimento;
  • Criar um roteiro para que o assunto seja bem trabalhado, com vinheta de início, apresentação do tema e convidados, abordagens do tema, vinhetas para transitar de um item a outro etc..

Quanto mais profissional, maiores as chances de rentabilizar podcast.

Estude e aprimore

Monetizar um podcast vai exigir que você sempre busque formas de crescer e se aprimorar, seja com novos formatos de produção, seja com melhorias na voz e apresentação.

Por isso, nunca deixe de:

  • Estudando e melhorando os conhecimentos sobre o assunto tratado;
  • Cuidar da voz realizando cursos de oratória, aprendendo técnicas de aquecimento vocal, bebendo água com frequência, dentre outras ações que ajudem a melhorar a entonação da voz;
  • Analisando o mercado e verificando se os ouvintes estão gostando do seu podcast, se sugerem melhorias e mudanças e também se existem outras áreas e temas que possam ser abordados;
  • Inovando e estando atento às tendências e formatos de Podcast, como o uso de técnicas de storytelling;

Quanto mais preparação, maiores as chances do podcast ser efetivamente rentável.

Faça marketing

Para que as pessoas saibam que o seu podcast existe, você precisa divulgá-lo, não é mesmo?

Primeiro, use as redes sociais, criando páginas para o seu conteúdo e divulgando os lançamentos e temas através delas. Você também pode criar um site para o podcast, de maneira que possa centralizar a marca e assim organizar ações diferenciadas de venda.

Importantíssimo também investir em SEO para áudio, buscando inserir em seu Podcast as palavras-chave mais pesquisadas e buscadas sobre os temas e assuntos que você vai abordar.

Essa é uma técnica que poucos conhecem, então, vale super a pena investir. Quem sabe você não consegue colocar seu podcast em primeiro lugar nos mecanismos de busca?

5 Formas de rentabilizar o seu podcast

Diferente do que muitas pessoas acreditam, não existem 1 ou 2 formas de ganhar dinheiro com podcast. Na realidade, existem várias.

Você pode usar apenas uma ou todas, a escolha é sua. Porém, é importante que você conheça todas as opções e avalie a que mais faz sentido dentro da sua estratégia.

Abaixo estão as 5 formas, confira!

1. Pedir contribuição voluntária

Pedir aos ouvintes que contribuam voluntariamente, seja com uma quantia fixa ou contribuições livres, é uma boa forma de garantir a continuação do seu Podcast.

Um bom exemplo é o podcast Projeto Humanos, criado pelo Ivan Mizanzuk, que aborda diversos temas da humanidade, como, por exemplo, o Holocausto. Ele produziu vários episódios e pede doações esporádicas e mensais para manter suas ações.

Dentro do site do Podcast, ele criou uma aba de “Apoie”, onde contribuições mensais de apenas R$ 5,00 podem ser feitas através de plataformas como: Catarse ou Patreon.

2. Oferecer espaço para anunciantes

Outro modo de ganhar dinheiro com podcast é essa: procure por empresas, marcas, negócios que tenham relação com o seu tema e tenham interesse em anunciar durante os seus programas.

Para que isso dê certo será necessário que primeiro você produza um pouco, colete informações sobre acessos, e assim monte um bom portfólio das suas atividades.

Para, então, buscar parcerias, incluindo anúncios deles no meio dos seus episódios, com chamadas como se fossem as de rádio ou televisão, dentro do seu roteiro.

3. Conseguir patrocínio

Essa ação é similar à anterior, com a diferença que, em vez de oferecer um espaço no meio do seu conteúdo para a veiculação de um anúncio, uma marca ou negócio investe na sua produção. Em troca, você garante que irá citar que “a marca X patrocina este podcast”.

Patrocinar podcasts é sempre interessante para empresas e negócios que estão crescendo, já que permitem divulgar a marca para um público compatível com as soluções que oferece.

Esta ação também vai necessitar da organização de um bom portfólio para angariar patrocinadores, além de se atuar organizando bem o roteiro e até mesmo outras informações.

O Jornal Estadão, por exemplo, possui a IBM como patrocinadora oficial dos seus Podcasts sobre tecnologia e outros temas empresariais atuais.

4. Vender produtos físicos da marca

Aqui é uma boa opção para ser desenvolvida conforme o seu podcast vai crescendo e se fortalecendo, gerando uma marca de grande valor agregado, onde se criam produtos alternativos para venda, como roupas, acessórios, canecas, dentre outros itens.

É o caso do Nerdcast, que vende roupas, itens de decoração e até mesmo livros com a sua marca.

Se ganha com contribuintes, patrocínios, anúncios, e também vendas. Bacana, né?

5. Vender conteúdo exclusivo por assinatura

Por fim, você pode condicionar o acesso aos seus podcasts a uma assinatura regular.

Essa é não apenas uma excelente forma de monetizar podcast, como também uma das opções mais seguras, já que anúncios e doações tendem a não acontecer a todo momento.

Uma boa ideia neste quesito é utilizar a Hotmart Sparkle para rentabilizar o seu conteúdo. Com o aplicativo, você consegue criar áreas de membros  com muita facilidade, de modo que o público assine o seu podcast e receba conteúdos e exclusivos.

Outra opção é criar comunidades premium, onde você pode oferecer outros produtos e serviços, além do podcast.

E tudo isso com a segurança de que os seus ouvintes vão ficar sabendo sempre que você postar um novo episódio do seu podcast. Isso porque o Hotmart Sparkle entrega 100% do conteúdo para o público.

Siga as nossas dicas e mãos à obra!

Criar podcasts pode ser uma boa alternativa para quem quer distribuir conteúdos relevantes na internet e compartilhar seus conhecimentos com o público. E transformar isso em uma fonte de renda não é tão difícil quanto parece.

Neste post, você conferiu algumas dicas para rentabilizar podcast. Então, coloque todas em prática e não se esqueça sempre a chave para o sucesso é oferecer conteúdos relevantes para a audiência.

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