Como Escolher Temas para as LIVES da sua Marca

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Os webinários se transformaram em uma das ferramentas de marketing digital mais populares entre as empresas. Eles geram mais engajamento e conversões porque são fáceis de produzir e consumir. Mas para alcançar bons resultados, é essencial saber escolher bons temas para webinar.

O assunto do seminário online precisa ser atraente, instigando a curiosidade do público-alvo. Assim, ele sentirá vontade de assistir ao webinar até o fim e compartilhar o seu conteúdo com mais pessoas. Agora, se os temas não estiverem alinhados com os interesses da audiência, dificilmente ele fará sucesso.

Quer aprender a definir temas para webinar corretamente e aumentar ainda mais os resultados das suas lives? Então continue lendo este artigo!

Índice
  1. Pesquise por palavras-chave
  2. Escolha um assunto que você domina
  3. Identifique as necessidades do público
  4. Analise os temas para webinar dos concorrentes
  5. Aproveite posts do blog da marca
  6. Converse com o setor de vendas
  7. Peça sugestões nas redes sociais
  8. Aprenda com webinars anteriores

1. Pesquise palavras-chave para encontrar temas para webinar

As palavras-chave são os termos que seu público mais usa para encontrar as soluções para seus problemas. O Google, maior buscador online, usa as keywords digitadas para oferecer a quem pesquisa as páginas que contém o assunto buscado. E os primeiros sites que aparecem nos resultados são aquelas em que o conteúdo é mais relevante e, portanto, ganham maior número de acessos.

Dentro de uma estratégia de marketing, as palavras-chave são elementos estratégicos muito importantes. Afinal, é a partir da definição desses termos que possíveis clientes são capazes de encontrar o seu negócio na web.

Para selecionar as keywords mais adequadas para o seu webinar, é importante pesquisar quais termos são mais procurados pelo público. Na hora de realizar essa busca, alguns aspectos devem ser considerados, como:

  • Volume de buscas;
  • Posição atual;
  • Intenção de compra;
  • Oportunidade;
  • Dificuldade.

Para ajudar a realizar a pesquisa de palavras-chave, existem algumas ferramentas online, como o Google Keyword Planner e o SEMrush.

a) Google Keywords Planner

A ferramenta do Google é uma excelente maneira de encontrar os termos mais buscados por um determinado público e até mesmo planejar campanhas online.

Ao pesquisar a palavra-chave o Google Keywords Planner mostra quantas vezes ela foi buscada em um intervalo de tempo. Por exemplo: ela pode aparecer 10 mil vezes em um mês. Essa ferramenta também mostra palavras relacionadas e sua incidência.

Para ter acesso a todas as funções desse serviço, é necessário criar uma conta no Google Ads.

b) SEMrush

Essa ferramenta é paga, mas oferece uma busca sobre o volume de pesquisa das palavras-chave, entre outras funções. O SEMrush mostra os resultados de pesquisas das keywords relacionadas ao volume, à concorrência e ao valor do custo por cliques.

Você pode investir nas duas ferramentas para ter mais sucesso em sua empreitada. Já que o Google utiliza seu próprio banco de dados (que é bastante extenso) e o SEMrush usa dados de diversos sites.

2. Escolha um assunto que você domina

Na hora de definir os temas para webinar, procure abordar um assunto que você domine. Assim, as chances de você oferecer um conteúdo mais relevante e aprofundado são maiores. E claro, ainda evita possíveis “escorregões” ou dados errados.

Por isso, estude o assunto e pense como sua audiência. O que eles podem questionar? O que o público quer saber sobre esse tema?

Seu vídeo vai gerar autoridade de marca e engajamento se o tema for relevante e você transmitir segurança durante a apresentação. Quando escolhe um tema que domina para fazer seu webinar, você fala bem e desenvolve o conteúdo com naturalidade e leveza.

Assim, você se transforma uma referência no seu ramo e o público estará disposto a assistir aos seus próximos vídeos.

3. Identifique as necessidades do público

Quem trabalha com Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo sabe que para atrair o público é preciso falar sobre aquilo que ele se interessa. E não seria diferente na hora de escolher temas para webinar.

Uma estratégia de produção de conteúdo em vídeo precisa entregar para a audiência algo de valor, que seja capaz de resolver os seus problemas e melhorar a sua vida. Logo, conhecer bem quais as necessidades do público é fundamental.

Mas como fazer isso? Simples. O primeiro passo é construir a persona do seu negócio. Esse personagem semi-fictício funciona como uma representação do cliente ideal da sua companhia, com nome, profissão, desejos, necessidades e comportamento.

Elaborar uma buyer persona ajuda a entender como o seu consumidor pensa, quais os problemas que ele enfrenta e como a sua companhia pode ajudá-lo.

Outra maneira de descobrir os interesses da sua persona é através das dúvidas que a sua marca recebe por meio de e-mail ou mensagens em redes sociais. Esse contato espontâneo do seu público indica quais os assuntos que eles consideram mais urgentes e que só a sua empresa pode resolver.

Você também pode elaborar enquetes no Facebook ou Instagram e pedir que os seus seguidores contem quais os seus principais problemas. Além de descobrir as necessidades da audiência, você ainda aumenta o engajamento do público.

Depois de fazer essa pesquisa, você será capaz de definir temas para webinar que sejam do interesse do público. Assim, você entregará mais valor para as pessoas que estão à procura de uma solução para os seus problemas.

4. Analise os temas para webinar dos concorrentes

A não ser que a sua empresa esteja explorando um nicho de mercado totalmente novo, é provável que você tenha alguns concorrentes. Se eles realizam webinários com frequência e alcançam bons resultados, que tal se inspirar no que eles estão fazendo?

Analisar os concorrentes é importante tanto para quem está começando um novo negócio como para quem está aperfeiçoando as estratégias de marketing digital. Assim, procure acompanhar o que eles produzem, os temas para webinar escolhidos e a reação do público.

Mas atenção: nada de copiar os temas da concorrência!

Você deve estudar e observar as estratégias dessas empresas, ver como o público se comporta e encontrar furos ou temas que eles esqueceram de abordar. Dessa maneira a sua companhia será capaz de produzir conteúdos de alto valor e que se destacam entre os concorrentes.

5. Aproveite posts do blog da marca

Outro jeito de pesquisar temas para webinar é dar uma olhada no blog da sua marca. Ele contém materiais muito ricos e que conversam diretamente com a sua persona.

Pesquise pelos artigos e conteúdos com maior número de acessos, compartilhamentos e comentários. Eles indicam os temas que são mais relevantes para o seu público e dão uma pista daquilo que você deve abordar no seu próximo webinar.

Procure entender quais os assuntos que mais prendem a atenção da sua audiência. O público lê o post ou assiste o vídeo até o fim? Ponto positivo para a publicação. O espectador só vê o começo da gravação e já sai da página? Talvez o assunto não seja do interesse dele.

Aqueles posts que foram mais compartilhados tem os temas da preferência do seu público. As pessoas dedicam seu tempo naquilo que é relevante, que causa impacto em suas vidas ou que crie uma ligação sentimental.

Leia os comentários e as dúvidas deixadas nos posts do seu blog. Eles mostram as dores que sua persona precisa resolver. Observe se ficou um buraco na informação transmitida e complemente com um novo conteúdo.

6. Converse com o setor de vendas

Se a sua marca conta com um time de vendas dedicado, você tem à disposição uma fonte inesgotável de informações sobre o comportamento dos clientes.

E não é para menos. Os representantes comerciais estão em contato direto com o cliente e percebem rapidamente quais os problemas que eles enfrentam.

Para ajudar você a alinhar a sua estratégia de marketing com setor de vendas, utilize as perguntas abaixo:

  • A audiência caminha pelo funil de vendas com facilidade? Se não, como mudar isso?
  • O setor de vendas responde sempre às mesmas perguntas da audiência?
  • Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo público?

As respostas dessas questões indicam se será necessário realizar um webinar sobre os temas recorrentes no setor comercial da sua empresa. Vale se reunir com esses funcionários periodicamente para verificar se sua estratégia obteve resultados positivos.

Lembre-se que o Marketing de Conteúdo não é engessado. Ele deve acompanhar as dores da audiência. E, o setor de vendas da sua empresa fornecerá excelentes sugestões de temas para webinar que serão sucesso.

7. Peça sugestões de temas para webinar nas redes sociais

As mídias sociais são excelentes canais para estabelecer e nutrir uma relação próxima com os clientes. Esses serviços funcionam como uma vitrine para a sua empresa e facilitam a identificação do público com a marca.

Por isso, use as redes sociais a seu favor.

Em suas postagens, sejam elas em texto, imagem ou vídeo, pergunte aos seguidores qual é o assunto é mais interessante ou quais temas eles gostariam de ver sendo abordados em um webinar. Observe também as mensagens e comentários que os usuários enviam.

Anote todas as sugestões e perguntas e veja tópicos aparecem mais vezes. Eles indicam que a maioria dos seus seguidores têm dúvidas e necessidades em comum que ainda não foram solucionadas. E um webinar pode ajudá-los.

8. Aprenda com webinars anteriores

Nos seus seminários anteriores é bem provável que exista uma pergunta que se repetiu com uma frequência maior, certo? Portanto, que tal fazer dessa pergunta um tema para o novo webinar? A estratégia é boa, pois está alinhada com as dores da sua audiência.

Esse tema vai conseguir gerar muitos leads, já que o público estará interessado em saber como resolver esse problema.

Analisar os conteúdos já produzidos também permite identificar as informações que faltaram. Dessa maneira, fica fácil produzir seminários que apresentem dados mais recentes e inovadores, muito mais relevantes para o público.

Você também pode indicar os conteúdos anteriores como referência para complementar o seu webinar e assim gerar mais tráfego orgânico para seu site.

Conclusão

Definir os temas para webinar é uma tarefa que muitas marcas e empreendedores consideram menor, sem tanta importância. Entretanto, o assunto do evento é justamente o que atrai e engaja a audiência! Por isso, é importante planejar com cuidado o que será abordado no webinário. O tema precisa estar alinhado com os interesses e necessidades da audiência.

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