O setor de estética está em constante expansão, acompanhando a crescente demanda por tratamentos que promovam bem-estar e autoestima. No entanto, a concorrência também aumenta, exigindo das clínicas estratégias inovadoras para atrair e fidelizar clientes.
Nesse cenário, as automações se tornaram ferramentas indispensáveis. Elas ajudam a reduzir custos operacionais, otimizar o tempo e criar experiências positivas para os clientes, que esperam serviços ágeis e personalizados. Este artigo detalha algumas automações essenciais que podem transformar sua clínica em um negócio mais eficiente e lucrativo.
Agendamento Online Automatizado
Um sistema que permite aos clientes marcarem atendimentos diretamente pelo site, aplicativo ou redes sociais da clínica, escolhendo horários disponíveis e confirmando a reserva em tempo real.
O processo tradicional de agendamento, que depende de ligações ou trocas de mensagens, pode ser demorado e frustrante. Além disso, muitas vezes a equipe fica sobrecarregada gerenciando a agenda, o que pode levar a erros e desencontros.
Soluções de agendamento online, mostram horários disponíveis e permitem que o cliente escolha o que for mais conveniente. Algumas ferramentas ainda enviam confirmações automáticas e oferecem a opção de pagamento antecipado.
Traz benefícios como: eficiência, já que reduz a carga da equipe de atendimento e maior conversão porque consegue captar e ajustar agenda fora do horário comercial, sendo até mesmo útil para anúncios em redes sociais e consequentemente aumenta a satisfação do cliente, que ganha autonomia e visão completa da agenda de horários disponíveis.
Adotar um sistema de agendamento integrado ao Instagram, por exemplo, pode aumentar o número de novos clientes em média 30% no período de três meses, já que muitos preferem reservar diretamente ao visualizar os serviços oferecidos.
Sistema de Lembretes Automatizados para Mensagens e Agendamentos
Mensagens enviadas automaticamente para lembrar os clientes de compromissos agendados, seja por SMS, e-mail ou WhatsApp.
Faltas e atrasos são problemas comuns em clínicas, gerando lacunas na agenda e perda de receita. Com lembretes, os clientes têm maior chance de comparecer e, caso não possam, têm tempo para reagendar.
Após a confirmação do agendamento, o sistema programa mensagens de lembrete que são enviadas automaticamente, com opções como reagendamento fácil ou confirmação.
– Reduz faltas em até 40%.
– Garante maior organização na agenda.
– Melhora a percepção do cliente sobre a profissionalidade da clínica.
– Possibilidade de personalizar lembretes com o nome do cliente e detalhes do serviço agendado.
– Oferecer um botão direto para reagendar, caso necessário.
A simples estratégia de utilizar lembretes automatizados via WhatsApp, por exemplo, pode reduzir em média 25% a taxa de não comparecimento, além de aumentar as possibilidades de receber elogios pela eficiência.
Automação de Marketing
Ferramentas que enviam automaticamente mensagens, e-mails e anúncios para manter o cliente engajado e interessado nos serviços da clínica.
Extremamente essencial, já que atrair novos clientes é importante, mas fidelizar os atuais é ainda mais. A automação5 Automações de Marketing Essenciais para Negócios em 2024 de marketing garante que sua clínica esteja sempre na memória dos clientes, seja com promoções, dicas e novidades ou até mesmo conteúdos relacionados.
Existem plataformas que permitem criar campanhas automáticas, segmentando clientes com base em preferências, histórico de compras ou comportamento online. As mensagens direcionadas de acordo com os interesse aumentam e muito, as chances de conversão. Além disso, permite gerenciar centenas de contatos com mais facilidade. Abordar um número muito maior de clientes. Pode também ser muito útil para promover ofertas sazonais como pacote de Dia das mães ou verão. Ou ainda melhor, trazer descontos especiais em épocas de menor procura para alguns serviços, como por exemplo, depilação durante o inverno. O resultado pode ser em média 15% mais atendimentos para este tipo de serviço com uma boa divulgação e alguns zeros à direita a mais na sua receita do mês.
Gestão Automatizada de Leads (Possíveis Novos Clientes)
Basicamente um sistema que organiza e acompanha potenciais clientes desde o primeiro contato até a conversão em vendas. E esta ferramenta é muito importante porque
quando os leads (potenciais clientes) não são acompanhados de forma eficiente, as chances de conversão diminuem. Automação de leads garante que nenhum cliente interessado seja esquecido.
Como funciona?
Ao preencher um formulário no site ou redes sociais, o cliente é registrado automaticamente em um sistema CRM (Customer Relationship Management). A partir daí, ele entra em uma jornada personalizada, recebendo conteúdos e ofertas de acordo com seu perfil. Isso facilita e muito, o acompanhamento de cada contato. Também aumenta as chances desses potenciais contatos se tornarem futuros clientes e logo, aumentar as suas vendas, além de reduzir a sua carga com estes primeiros atendimentos. Gerando um funil muito mais efetivo para futuros clientes de fato.
Quando conseguimos atráves de um CRM identificar quais são os locais ou especificidades que geram mais leads, podemos aumentar nossos investimentos em anúncios segmentados de forma mais eficiente, ao atingir o público correto você conseguirá certamente dobrar o número de agendamentos para a sua clínica.
Pagamentos e Faturas – Soluções Automatizadas e Facilidades
Soluções que permitem pagamentos online e geração automática de faturas ou recibos são essenciais atualmente e essa facilidade no pagamento pode ser o fator decisivo para fechar uma venda. Sistemas que oferecem opções diversas, como Pix, cartão de crédito e parcelamento, aumentam a vendas e a satisfação do cliente.
Plataformas como PagSeguro e Mercado Pago integram o sistema de agendamento e permitem que o cliente pague antecipadamente ou no momento do atendimento. O recibo é enviado automaticamente por e-mail ou WhatsApp. Desta forma você consegue reduzir a inadimplência, simplificar suas finanças e ainda melhorar a experiência do cliente.
Sem dúvidas é essencial esse tipo de serviço, tanto para reduzir atrasos no pagamento quanto maior conveniência.
Automatizar processos não é apenas uma tendência tecnológica, mas uma estratégia fundamental para clínicas de estética que buscam crescer de forma sustentável. Desde o agendamento online até a automação de marketing, cada ferramenta contribui para uma operação mais eficiente, que economiza tempo, melhora a experiência do cliente e aumenta a lucratividade.
Escolher as automações certas e integrá-las ao fluxo de trabalho da clínica pode ser o diferencial necessário para transformar um bom negócio em uma referência no mercado de estética.
Inovação e Novas Tendências em Alta
O setor de estética está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos, novas tendências de consumo e uma crescente demanda por serviços personalizados. Então pra complementar este artigo abordaremos agora as principais inovações da área e estratégias para comercializá-las de maneira eficaz.
Tratamentos Estéticos Personalizados
A personalização está cada vez mais em alta. Em vez de oferecer pacotes genéricos, invista no seu público e crie combos adaptados às necessidades específicas de cada cliente. Isso inclui análises detalhadas de pele, cabelo e corpo, com o uso de tecnologia avançada, como inteligência artificial e mapeamento digital.
Use as redes sociais para mostrar antes e depois de tratamentos personalizados e explicar como eles funcionam. Ofereça uma análise inicial sem custo para atrair mais clientes e demonstrar valor. Combine tratamentos personalizados com produtos específicos para home care para dar autonomia e demonstrar valorização com bem estar contínuo.
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Aposte em Tecnologia de Microagulhamento Robótico
Uma evolução do microagulhamento tradicional, o microagulhamento robótico utiliza dispositivos automatizados para aplicar microperfurações precisas na pele, estimulando colágeno e melhorando a absorção de ativos.São novos tratamentos menos invasivos e com resultados mais rápidos e uniformes indicados para protocolos de cicatriz, flacidez e rejuvenescimento. Mesmo que ainda não ofereça o serviço, busque iniciar e se especializar nas novas tendências para manter-se forte concorrente nesta área.
Procedimentos inovadores geram curiosidade e permitem que você explore a novidade. Faça lives ou/e vídeos mostrando o procedimento em um cliente voluntário. Venda sessões em combos, oferecendo descontos progressivos e destaque a rapidez e os resultados visíveis, que muitas vezes superam os métodos convencionais.
Aplicações de Bioestimuladores de Colágeno
Os bioestimuladores são injetáveis que promovem a produção de colágeno natural, resultando em firmeza e rejuvenescimento duradouros. Além do uso no rosto, os bioestimuladores estão sendo aplicados em áreas como braços, abdômen e glúteos para tratar flacidez. Fotos reais de clientes que mostram resultados progressivos ajudam a convencer potenciais consumidores. Realize eventos presenciais ou online para explicar o que são bioestimuladores e como funcionam. Use criadores de conteúdo locais para divulgar os benefícios em linguagem acessível.
Ofereça Tratamentos com Tecnologias de Alta Performance
Sempre que possível, invista em equipamentos de alta tecnologia. Alguns equipamentos muito bem aceitos pelo público e também pelos esteticistas são:
Ultrassom Microfocado:Ideal para lifting facial não cirúrgico.
Radiofrequência com vácuo: Combate flacidez e celulite em sessões rápidas e indolores. Luz Intensa Pulsada (IPL): Para manchas, rejuvenescimento e depilação.
Publique estudos ou referências que validem os resultados das tecnologias.
Provas sociais como depoimentos de clientes satisfeitos e cases reais atraem mais confiança. E claro, trabalhe com marcas reconhecidas no mercado para reforçar a credibilidade.
Clínica de Estética Consciente e Sustentável
Cada vez mais consumidores procuram clínicas que adotem práticas sustentáveis, como o uso de produtos veganos, cruelty-free e tecnologias que reduzem desperdícios. Pense em implementar produtos orgânicos para os tratamentos, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e até mesmo instalar placas para captação de energia solar usada para alimentar equipamentos (e de quebra, gerar economia na sua conta de luz).
Mostre que sua clínica está alinhada aos valores de sustentabilidade. Use símbolos e certificações para garantir que o cliente identifique seus esforços e estabeleça preços mais altos para tratamentos sustentáveis, destacando o valor agregado quando necessário.
Ofereça Procedimentos Minimamente Invasivos que estão em Alta
Preenchimento labial com ácido hialurônico é um clássico que continua em alta. Harmonização facial que é procedimento que equilibra traços faciais sem cirurgias (Faça com responsabilidade e com a máxima de que nem sempre tudo que o cliente deseja, de fato lhe convém, e neste caso é importante ter jogo de cintura para que realmente seja um bom resultado e deixe seu cliente satisfeito.) e os Skinboosters que são os queridinhos e promovem uma hidratação profunda da pele com ácido hialurônico.
Faça sempre uma avaliação inicial gratuita para entender as necessidades do cliente. Use ferramentas que mostram o resultado antes mesmo de o procedimento ser realizado e ofereça parcelamentos acessíveis, facilitando a compra de clientes.
Atente-se ao Marketing de Experiência
Além das novidades tecnológicas, oferecer uma experiência diferenciada pode ser o fator que garante a fidelização dos clientes. Ambientes instagramáveis, onde os clientes possam tirar fotos e compartilhar nas redes sociais e mimos exclusivos, como chás, música ambiente relaxante e aromaterapia com certeza serão notados e claro, promova programas de fidelidade, premiando clientes frequentes com descontos ou serviços gratuitos.
Incentive os clientes a compartilharem suas experiências nas redes sociais, e ofereça brindes como agradecimento. Será sucesso na certa!
Mantenha Sua Equipe Atualizada
Com tantas inovações, manter a equipe atualizada é crucial para oferecer tratamentos de qualidade e transmitir segurança aos clientes.
– Incentive participação em congressos e workshops.
– Busque treinamentos frequentes com fornecedores de produtos e equipamentos.
Uma equipe bem preparada eleva a credibilidade da clínica e lembre-se de destacar conquistas e qualificações da equipe em seu material promocional.
Conte com uma agência especializada em marketing de performance, SEO, tráfego pago e criação de conteúdo estratégico a para atrair e encantar clientes desde a captação ao pós venda.
Quer saber mais sobre automações e formas de aumentar suas vendas?
Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe sobre como criar e escalar as vendas das suas clínicas de estética. Se preferir envie nos envie uma mensagem por esse formulário de contato no link abaixo:
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