É muito comum ouvirmos falar sobre a importância da geração de leads nos negócios virtuais e em quais são as melhores estratégias para fazê-lo de modo mais proveitoso. Entretanto, percebemos que poucas pessoas realmente entendem do que trata o tema, principalmente quem está começando agora.
Afinal, você, por exemplo, sabe o que é um lead e qual é a sua importância em todo o contexto do marketing digital?
Não se trata só de investir na atração dos leads. É necessário manter o foco direcionado nos que sejam qualificados e que possam ser convertidos em potenciais clientes para o seu negócio.
Se você nunca parou para pensar nesse assunto ou se tudo isso não passa apenas de conceitos e termos novos, confusos e misturados para você e para toda a sua empresa e equipe de trabalho, não se desespere.
Ao longo deste conteúdo, você encontrará todas as informações que precisa para entender – de modo bem mais profundo e amplo – como funciona a geração de leads. Além disso, vamos falar porque é essencial investir nessa estratégia para ter sucesso e bons resultados no mercado digital.
Vamos também passar dicas e passos importantes para quem deseja investir na criação de um e-book, que hoje é uma das iscas digitais que mais tem dado certo, melhorando muito o fluxo de internautas dentro do seu ambiente virtual.
Por que investir em uma boa estratégia de geração de leads?
Antes mesmo de falar sobre geração de leads, é importante entender a que se refere este termo que é comumente visto e falado quando o assunto em questão é marketing digital e a aplicação de suas estratégias.
Por isso, para começar, vamos explicar um pouco mais sobre leads para que você entenda de uma vez por todas quem podem ser considerados como seus clientes em potencial.
O que é lead?
Lead é uma palavra inglesa que tem como tradução “conduzir”. Entretanto, engana-se quem acredita que o significado de lead para por aqui, com uma simples tradução, pois o conceito é muito mais amplo e vai mais longe do que isso.
No contexto virtual, lead é um usuário da internet que está plenamente ao alcance de uma determinada empresa, marca ou produto.
Em outras palavras, ele é um potencial consumidor que está disponível no mercado e que pode vir a estreitar uma relação com seu negócio a partir dos investimentos nos recursos mais certos que o atraiam e o façam se converter em cliente real.
O lead é o internauta que já entrou na sua página – seja esta um blog, um e-commerce ou qualquer outra categoria – deixou de ser um completo estranho e já é mais que um visitante também por ter começado uma espécie de conversa com seu negócio, ou seja, por ter se convertido em lead.
Essa conversão acontece quando uma pessoa assina para receber as newsletters da página ou simplesmente realiza algum tipo de cadastro, podendo ser este motivado pelo oferecimento de materiais gratuitos, por exemplo.
O importante de saber sobre o lead é que ele é um usuário que tem interesse em saber mais sobre o que você tem a dizer. É por isso que ele deixa suas informações de contato para que você possa ajudá-lo a obter mais informações sobre um determinado assunto.
O que é geração de leads?
A geração de leads é importante uma vez que, a cada novo grupo de usuários atraído, determinada porcentagem realiza fechamentos, tornando-se cliente de cartela.
Quanto maior a geração de leads, maior portanto essa conversão que consequentemente melhora os resultados finais de sua empresa.
Acredita-se que negócios virtuais que não possuem bons índices de conversão estejam justamente errando na atração e na geração de leads. Isso pode ser motivado por falta de investimentos ou devido à má aplicação de estratégias que levem a essa finalidade.
Considerar as etapas do funil de vendas torna-se imprescindível para ajustar as estratégias de modo a obter melhores resultados.
O funil de vendas é o caminho pelo qual todo lead passa até transformar-se em cliente real. São quatro as etapas do funil:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento.
As fases iniciais – a atração e a conversão – devem ser tratadas como iscas, pois elas fazem com que o internauta acesse seu ambiente virtual. Elas devem ainda ser capazes de efetivar a conversão angariando potenciais clientes.
Por que criar um ebook para atrair leads?
Agora que você já entendeu o que são leads e porque é importante gerá-los, vamos te mostrar uma estratégia para que você aplicar em seu negócio.
Criar um ebook e distribuí-lo para que deixou seus contatos em seu site ou blog é uma isca perfeita para a geração de leads. Essa estratégia tem se mostrado muito assertiva e proveitosa nos últimos tempos.
Isso porque, com um ebook, é possível ajudar os visitantes de sua página a resolverem problemas reais disponibilizando materiais gratuitos e completos. Com isso, você gera valor para os usuários, que procurarão por suas soluções sempre que precisarem. Afinal, com o ebook você consegue mostrar que tem autoridade sobre o assunto que está falando.
Apesar disso, é importante entender que tipo de material é esse. Você sabe o que é um ebook?
O que é ebook?
Como o próprio nome sugere, o ebook vem de book, que nada mais é do que livro em inglês. Esse é um material atrativo e interessante sendo o seu diferencial o fato de ser completamente digital. Isso significa que ele pode ser baixado e lido em diversos dispositivos móveis, desde que a pessoa tenha acesso à internet.
Além de ser prático por poder ser acessado de qualquer lugar, o que realmente faz do ebook uma belíssima isca é que ele pode ser oferecido sem qualquer custo para os internautas que buscam solucionar desde situações simples até as mais complexas de seu dia a dia na internet.
Um ebook pode abordar diferentes temas e deve ser criado sempre visando ao público, ao seu cliente ideal, a fim de lhe servir como uma perfeita luva.
Para fomentar a geração de leads no seu negócio, você deve ainda responder aos mais recorrentes questionamentos que os seus clientes costumam fazer.
Esse tipo de material não deve abordar diretamente os produtos e serviços com os quais você trabalha. Antes de tudo, o ebook deve servir como conselheiro, ou seja, um manual nos momentos de maior necessidade do outro.
Quando é viável criar um ebook?
Se você precisa investir na geração de leads, deve estar pensando que finalmente encontrou uma boa estratégia para isso, não é mesmo?
Sim! Você realmente está certo.
Entretanto, vale a pena responder a um questionamento antes de começar a investir nisso: quando é viável criar um ebook?
A resposta para essa questão é simples: quando você tiver feito um planejamento completo sobre como esse material será elaborado, editado e, principalmente, enviado para seus leads. Caso contrário, você só estará perdendo tempo e dinheiro.
Muitos empreendedores investem na criação de ebooks, porém acabam se esquecendo ou até mesmo menosprezando esse planejamento inicial. Com isso, não conseguem atingir as metas estabelecidas, nem se quer ter bons resultados.
Para não fazer parte deste grupo, é preciso atenção e, é claros muita dedicação. Por isso, vamos te mostrar a seguir como você pode se preparar para criar seu material e, assim, conseguir gerar mais leads.
Confira 5 dicas para usar o ebook para sua geração de leads.
1. Encontre um tema atrativo
Associar o tema do e-book com o seu segmento de mercado e com as necessidades do seu público-alvo é a primeira e grande tarefa para a criação de um material desse tipo.
Seu ebook precisa ser atrativo e, principalmente, necessário. Por isso, pense naquilo que os seus clientes têm pesquisado atualmente ou até mesmo converse com alguns dos que já estão na sua cartela de fidelizados para ter ideias.
2. Use uma linguagem que o seu público entenda
Não adianta nada falar da forma mais rebuscada possível se o seu público entende apenas o português claro. Também não é viável falar de modo simplista demais com um potencial cliente que tem amplas formações e preza por algo mais culto.
Saber para quem o conteúdo está sendo feito é um passo importante para não errar na escolha da linguagem, por isso, muita atenção!
O que está sendo dito deve ser compreendido para que a transmissão da mensagem tenha sucesso e seja efetiva.
3. Capriche no conteúdo
Para ter mais sucesso ainda e melhorar o número de conversões, é indispensável também que o conteúdo tenha muito capricho. Por isso, cuide de cada detalhe, desde os capítulos, as concordâncias e principalmente a gramática.
Nada pior do que baixar um conteúdo e, no fim de sua leitura, chegar à conclusão de que você “apenas perdeu tempo”. Esse é o tipo de sentimento que o seu lead não pode ter para que o seu negócio obtenha os resultados desejados, certo? Por isso, atenção!
4. Não menospreze a importância da ilustração e formatação
Além de caprichar muito no conteúdo, também é indispensável investir no visual. O layout do ebook torna o material mais fluido e mais fácil de ser lido, melhor absorvido e mais atraente por quem o baixou.
Usar imagens também colabora com a leitura. Entretanto, é preciso saber exatamente quais imagens utilizar, pois elas devem associar-se ao tema e até mesmo complementar a informação que está sendo dada.
A formatação é outro cuidado que não pode passar batido, uma vez que ela destaca o profissionalismo do material que está sendo disponibilizado.
5. Destaque a gratuidade do material
Por fim, mas não menos importante, para a efetiva geração de leads com ebooks, é essencial, além de tudo o que já foi falado, destacar que o material é gratuito. Isso porque a palavra “gratuito e gratuidade” atraem muito em todos os contextos, inclusive no digital.
Faça páginas de atração para o ebook contando um pouco do que o internauta terá acesso ao baixar esse material. Reafirme sua gratuidade para que eles preencham os formulários, o que ajuda na conversão dos leads e aumenta sua lista de e-mails.
Comece a criar um ebook: saiba mais!
Você gostou desse conteúdo e conseguiu entender qual é a importância de oferecer bons materiais gratuitos quando o assunto é atrair e melhorar a geração de leads dentro do seu negócio?
Se você entendeu que essa é uma boa estratégia, mas ainda não sabe como começar, não se desespere. Aproveite para saber mais sobre como criar um ebook e comece hoje mesmo a se dedicar a essa estratégia.
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