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Como Criar Um Curso Online De Graça Ou Gastando Quase Nada: 9 Dicas Para Aplicar Agora!

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De acordo com dados do Ministério da Educação, o ensino a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, na contramão de outros segmentos que foram afetados pela crise econômica. Nesse cenário, criar um curso online pode ser um negócio promissor e lucrativo, desde que o Produtor tenha um bom conteúdo em mãos e uma estratégia de vendas eficiente.

Apesar desse cenário, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de começar a produzir seus próprios cursos por acharem que esta tarefa demanda um alto investimento inicial, principalmente para fazer um material bom o suficiente para competir no mercado digital.

Engana-se quem pensa que para criar um bom conteúdo é necessário uma grande produção com edição avançada e cenários maravilhosos.

O que define se sua videoaula é relevante para seu público-alvo é o seu nível de conhecimento sobre aquele assunto e a quantidade de problemas que seu conteúdo soluciona.

Para romper de vez com o mito de que o produto bom custa caro para fazer, compartilhamos 9 dicas para você criar um curso online de graça ou gastando quase nada.

O mercado EAD em números

Antes de partir para as dicas propriamente ditas, vamos dar um breve resumo de como está o mercado de ensino a distância.

Se você tem um conhecimento e ainda não pensava em compartilhá-lo em forma de cursos online para vender na internet, depois de ver esses números, vai entender porque essa é uma boa opção.

O Censo EAD, referente ao ano de 2018, mostrou que, neste período, foram oferecidos 31.545 cursos online, entre as instituições analisadas.

Os cursos livres, estão em ascensão, revelando-se um crescimento de 25,4% dentre os corporativos (treinamentos empresariais) e de 36,8% dentre os que são sobre temas diversos.

Ao todo, mais de 9 milhões de alunos optam por esse modelo de ensino, o que representa um aumento de mais de 20% em relação ao dado de 2017 e mais de 150% em relação ao dado de 2016. Desse total, 3.627.327 participam de cursos livres, independentemente da temática.

Apenas com esses dados, já deu para perceber o potencial desse mercado, não é mesmo?

Poder estudar sobre o que quiser, de onde quiser, com a facilidade de acesso e a liberdade de escolha é uma grande oportunidade para pessoas que desejam aprender algo novo ou se profissionalizar.

Mas também é uma oportunidade incrível de gerar renda, principalmente para pessoas que desejam abandonar o mercado de trabalho convencional e trabalhar em casa!

Se você ficou interessado e não sabe como começar, acompanhe esse passo a passo rápido para criar seu primeiro curso online:

1. Tenha algo para ensinar

Se você está pensando em criar um curso online, a primeira coisa que você precisa definir é o tema do seu material.

Pense em algo que você faz e que as pessoas sempre te elogiam ou um assunto que você domina bem e sabe que poderia passar seu conhecimento adiante.

Você não precisa ser um professor para dar aulas online.

Pode ser que você domine alguma arte, como tocar um instrumento musical, pintura em aquarela ou até mesmo fala francês com fluência.

O importante é você escolher aquilo que gosta de fazer para que, durante o processo de criar seu curso online de graça, você tenha domínio no tema que ensinará e, além de tudo, consiga trabalhar com algo que você realmente gosta.

2. Defina seu público

De nada adianta criar um curso online se você não tiver um público que tenha interesse em comprar o que você vende.

Por isso, depois de entender o assunto sobre o qual você quer falar, tente entender se você terá uma audiência para quem vender seu curso.

Uma dica aqui é, antes de começar a gravar suas aulas, você criar um canal no YouTube para colocar alguns vídeos sobre o tema que você quer abordar.

Com o tempo, você conseguirá perceber se as pessoas estão procurando e assistindo aquilo que você compartilha.

3. Pesquise por tipos de câmera para gravar

Uma das maiores dúvidas de pessoas que estão começando a criar conteúdo para internet é o tipo de câmera mais adequada para gravar, afinal, você quer que sua audiência veja valor naquele produto, e isso inclui um vídeo com a aparência mais profissional possível.

Apesar de existirem equipamentos superiores em qualidade de imagem, a câmera certa nem sempre é a mais cara, mas sim aquela que se adequa melhor a suas necessidades.

Um produtor do nicho de esportes radicais pode utilizar uma GoPro em vídeos externos, mas isso não significa que este é o equipamento mais adequado para todos os vídeos que ele for gravar.

Existem pessoas que conseguirão gravar conteúdos de qualidade com um smartphone ou até mesmo uma câmera amadora, apenas usando os recursos que estes equipamentos oferecem.

O contrário também acontece, pessoas que investiram milhares de reais em um equipamento, mas o utilizam de forma amadora.

Se você está disposto a investir mais, pode comprar uma câmera DSLR, que possui mais funcionalidades, como lentes intercambiáveis, visor móvel, entre outras.

É claro que ter um equipamento mais avançado agregará mais valor a seu material, mas só recomendamos comprar este tipo de equipamento quando você já estiver dominando técnicas de gravação.

O preço de uma DSLR pode variar de R$1500 a R$13 mil reais, o que é bem acima do orçamento de muitas pessoas, e acaba não sendo a melhor opção para quem deseja economizar.

Nosso conselho é deixar para investir na compra de equipamentos melhores quando seu negócio estiver dando algum retorno financeiro.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, veja as dicas que o Daniel, um de nossos videomakers, deixou sobre o custo-benefício de cada tipo de câmera.

4. Tenha cuidado com o áudio

Se a captação de vídeo de um celular pode ser excelente, o mesmo não acontece com o áudio.

E por que você deve se preocupar com isso?

A resposta é simples:

Pessoas até assistem vídeos com qualidade de imagem ruins (vídeos caseiros e videocassetadas são um exemplo), mas o áudio de má qualidade atrapalha o entendimento do espectador, o que influencia no desempenho do vídeo e em taxas como quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, tempo de retenção, etc.

Mas não se preocupe, pois existe uma forma simples (e barata!) de resolver esse problema.

Basta você adquirir um microfone de lapela, que pode ser colocado na gola de quem está apresentando o vídeo, e conectá-lo ao celular utilizando um adaptador.

A boa notícia é que o custo do microfone de lapela varia de R$10 a R$500, enquanto o adaptador não custará mais do que R$20.

Viu? A gente avisou que era barato!

(Para saber mais sobre captação de áudio, confira nosso post com os tipos de microfone para vídeos.)

5. Cuide da iluminação do vídeo

Para obter imagens nítidas e de qualidade, ter uma boa iluminação é fundamental. E no caso de gravações, quanto mais luz, melhor.

Assim como no exemplo das câmeras e dos microfones, existem diversas formas de alcançar um bom resultado na iluminação de seu vídeo.

Você pode comprar um iluminador de LED, próprio para gravações feitas em estúdio, ou ainda criar uma versão caseira de softbox, seguindo alguns tutoriais disponíveis no YouTube.

Mas a opção que te poupará tempo e dinheiro é gravar próximo à janela, em uma parede de cor sólida (de preferência clara) e aproveitar o máximo que a luz do dia pode te oferecer.

Além de ser menos trabalhoso, o vídeo gravado com a luz do sol fica mais natural, o que pode te ajudar a se aproximar de sua audiência

6. Escolha o cenário ideal

Conforme falamos no início do texto, um conteúdo de qualidade nem sempre é aquele gravado em estúdio ou com locações caras.

Por isso, tenha em mente que o assunto abordado no vídeo deve chamar mais atenção do que os elementos visuais (exceto nos casos em que você utiliza objetos para fazer demonstrações e tutoriais).

Isso não significa que você deve gravar sempre no mesmo lugar ou restringir suas opções de cenário. Mas se quiser evitar imprevistos, opte por lugares calmos e evite cômodos com ruído perceptível de trânsito ou barulho de construção.

Esse lugar pode ser até um cômodo de sua casa!

Se esse for o caso, avise  as pessoas que vivem com você que você está gravando naquele momento e que elas não podem transitar no cômodo nem te interromperem, ok?

Ambientes barulhentos resultam em mais trabalho na edição e, em casos mais extremos, te obrigarão a regravar todo o conteúdo.

7. Dedique-se ao roteiro

Como falamos na primeira dica, antes mesmo de criar um canal online, você precisa decidir o tema sobre o qual pretende falar.

Feito isso, tente identificar nesse nicho as demandas do público que estão sendo negligenciadas pelos seus concorrentes e concentre-se em descobrir como o seu produto pode atendê-las.

Um exemplo:

O mercado de stylist aborda superficialmente a moda plus size. Que tal criar um produto sobre isso?

Se você se dedicar a conhecer seu mercado, verá que existem diversos exemplos como esse que citamos.

Uma vez que você decide sobre o que  falará, as etapas seguintes ficam mais fáceis, principalmente a elaboração do roteiro.

Mas será que você realmente precisa de um roteiro?

Muitas pessoas ainda têm dúvida nessa etapa, pois acreditam que o roteiro pode deixar o conteúdo artificial e afetar a espontaneidade do interlocutor.

No entanto, você há de concordar com a gente que, quando você cria um curso online, os vídeos podem ficar mais extensos, e fica praticamente impossível memorizar todo o conteúdo.

Por isso, é importante estabelecer uma hierarquia da informação para não esquecer de abordar nenhum tópico e prejudicar o aprendizado de seus alunos.

Nós temos um post específico sobre como criar um roteiro para uma vídeoaula atraente. Lá, compartilhamos algumas dicas para quem deseja criar um conteúdo valioso, mesmo sem ter conhecimento prévio sobre vídeos, nem precisar contratar um profissional apenas para isso.

Temos certeza que, depois que você ler nosso conteúdo, verá que escrever um roteiro pode ser bem mais simples do que você imagina!

Lembre-se: o mais importante você já tem, que é conhecimento sobre aquele assunto.

8. Edite seu conteúdo

Existe sempre a opção de contratar um profissional para editar seus vídeos, mas isso vai na contramão deste post, que é criar um curso online de graça ou gastando pouco, certo?

Por isso, nossa sugestão é que você edite seus próprios vídeos utilizando as ferramentas disponíveis online.

Hoje, existem vários programas (gratuitos e pagos) para quem quer editar vídeos por conta própria e obter um resultado mais profissional.

O Windows Movie Maker, por exemplo, já vem instalado no Windows, versões 7 ao 9, e é um dos programas favoritos para quem edita no desktop.

Além dele já vir instalado e ser gratuito, o Movie Maker possui mais de 130 efeitos para você utilizar em suas edições. Nada mal para quem está começando!

Outra boa opção para edição é o Adobe Premier, que é um programa compatível com diferentes sistemas operacionais como IOS e Windows e aplicativos gráficos como o After Effects.

Por ser um programa mais profissional, o Premiere possui uma quantidade bem grande de efeitos para acrescentar em seus vídeos.

Se você está começando a editar seus vídeos agora e precisa de ajuda nesta parte, confira este tutorial de edição de vídeo para iniciantes, em que o Manaus mostra o passo a passo de como editar vídeos usando o aplicativo “Fotos” do Windows 10:

9. Escolha a plataforma para hospedar seu produto

Não adianta nada ter um conteúdo impecável se o aluno for obrigado a assistir seus vídeos em um ambiente de aprendizagem ruim e com poucas opções de interatividade.

É por isso que a escolha da plataforma para hospedar seu vídeo é fundamental para o sucesso de seu curso online!

O ideal é encontrar uma plataforma que reúna todas as funcionalidades que você precisará para disponibilizar os vídeos para seus alunos, que tenha layout amigável e seja de fácil navegação.

Dessa forma, você garante que os alunos terão uma boa experiência com o produto e reduz as objeções de futuros compradores.

Pronto para criar seu curso online?

Viu como é possível criar um curso online de graça ou gastando pouco?

Se você já pensou em empreender digitalmente, tem algo para ensinar, mas não sabia o que fazer, esperamos que agora você consiga tirar suas ideias do papel.

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Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe sobre como criar e escalar as vendas do seu produto digital e negócio.

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