Como divulgar seu conteúdo para clientes?

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Em tempos de quarentena e de isolamento social, muitos profissionais liberais e donos de pequenos negócios procuram alternativas para inovar e continuar atendendo seus clientes em casa.

Existem milhares de formas para dar continuidade ao seu negócio físico dentro do universo digital.

Neste post, mostramos como você pode aproveitar seu conhecimento e preparar conteúdos digitais utilizando suas aulas presenciais. Existem várias alternativas, como preparar vídeos sob demanda ou fazer atendimento via ferramentas de comunicação.

Se você seguiu nossas dicas anteriores, agora é hora de comunicar a seus clientes as novas alternativas que você preparou para continuar o atendimento da melhor forma possível.

Ah, e fica com a gente até o final, pois temos um convite super especial que irá te ajudar a superar esse momento da melhor forma!

Antes de mais nada: tranquilize seus clientes

O momento atual causa muitas incertezas na nossa sociedade. É algo completamente normal, já que vivemos uma situação atípica, que exige muitos cuidados para lidar com isso da melhor forma.

Todos nós estamos com dúvidas sobre serão os próximos meses e anos. Mas é um momento onde a tecnologia está do nosso lado e é extremamente importante ajudar nossos clientes e outras pessoas, aproveitando seu conhecimento para tal.

Procure sempre reforçar que é uma situação passageira e como é essencial tomar os devidos cuidados no momento. Entender o que seus clientes precisam no momento e entregar conteúdos que os ajudam irá auxiliar muito a diminuir os impactos sentidos.

As melhores estratégias de divulgação

Caso você ainda não trabalhe de forma online, essa é uma boa hora para começar. Muitos profissionais, como educadores físicos, psicólogos e professores de diversas áreas já atuam no mercado digital, com resultados expressivos, como o caso da coach Paula Abreu.

 

Com um número cada vez maior de consumidores recorrendo à internet para fazer compras (desde livros até aulas particulares), faz sentido que empreendedores apostem em soluções virtuais para continuar seu negócio.

Se você teme mudar o formato do seu negócio e perder seus clientes: não se preocupe. O principal é manter uma comunicação ativa com eles e manter a excelência do seu serviço.

Anote então nossas 7 principais dicas para você divulgar seu novo conteúdo e continuar atendendo seus clientes:

1. Faça grupos em aplicativos de mensagem

Se você tem uma base fiel de clientes, chame eles e combine de criar um grupo exclusivo para divulgar novidades, gerenciar horários de atendimento e distribuir seu conteúdo para todos de uma vez só.

É uma ótima forma para criar uma comunidade ao redor do seu negócio, além do contato direto. Você pode criar grupos em aplicativos de mensagem, como WhatsApp ou até mesmo no Facebook ou em outras ferramentas, como o Hotmart Sparkle.

Grupos e comunidades são maneiras de manter o público engajado, tirar dúvidas e mandar novidades sempre que possível, além de conversar e ajudá-los no que for preciso, reforçando sua posição como autoridade no seu ramo de atuação.

2. Crie e fortaleça suas redes sociais

Se o seu negócio não está presente nas redes sociais, agora é o momento de começar. Além de ajudar no contato com seus clientes, é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam seu trabalho e se interessem pelo que você tem a oferecer.

O Facebook é geralmente a primeira opção para começar uma estratégia nas redes sociais, mas existem outras que também valem o esforço, como Instagram, YouTube, Twitter e Pinterest.

3. Ligue para eles falando das suas novas soluções

Se o seu negócio tem como maioria clientes que não são tão conectados à tecnologia, o melhor a se fazer é pegar o telefone e ligar para cada um deles, explicando como agora você está fazendo para continuar o atendimento sem sair de casa.

Explique tudo o que você fez e está fazendo de novidade, os conteúdos preparados, a forma de distribuição, como será o atendimento daqui pra frente e tire todas as dúvidas que irão surgir durante a ligação.

Informe que agora você poderá ir além das aulas, oferecendo mais materiais complementares, como e-books e até mesmo áudios para complementar o ensino.

4. Planeje dar aulas ao vivo

Uma estratégia amplamente utilizada para divulgar conteúdo na internet são as aulas ao vivo. Você pode oferecer esse formato como uma solução exclusiva para seus clientes e também para o público em geral.

Por exemplo, se você é professor de inglês, pode combinar com seus alunos para que agora as aulas sejam online, via Skype ou Hangouts. Tudo o que você precisa é de um computador (até seu smartphone já ajuda para dar aulas ao vivo) e de uma conexão estável.

5. Invista em aulas experimentais

Se você ainda não possui uma base de clientes ou deseja expandir sua atual, uma saída é investir em aulas experimentais e mostrar o quanto seu conteúdo é valioso.

Para as aulas gratuitas, você pode optar por fazer uma transmissão geral em alguma rede social, como Instagram por exemplo, ou criar uma agenda para dar uma aula experimental individualmente.

As aulas podem ser agendadas diretamente por telefone ou mensagem, mas também é possível criar uma landing page, que é uma página de captura fácil de ser construída, mostrando os horários disponíveis.

Caso você utilize uma área de membros, como o Hotmart Club, é possível liberar um módulo gratuito para seus alunos, assim eles assistem a uma parte de seu conteúdo sem ter que pagar nada e ficam mais seguros para fazer a compra do curso completo.

6. Use e-mail marketing para se comunicar

Completando a estratégia da landing page, você pode criar uma estratégia de e-mail marketing, que mais nada que uma forma de divulgar suas aulas e conteúdos novos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail ainda é uma ótima forma para comunicação com clientes, com ofertas exclusivas para eles.

Para fazer os disparos em massa de forma automática, existem diversas ferramentas que possuem essa funcionalidade. Um exemplo é o MailChimp, cuja a versão gratuita permite armazenar até 2 mil e-mails.

7. Procure fazer parcerias com outros empreendedores e influenciadores

A união faz a força. Por isso, você também pode procurar outros empreendedores que possuem um público parecido com o seu e influenciadores digitais do seu mercado para convidá-los para uma parceria.

Este é um momento onde todos estão procurando ajudar uns aos outros e existem diversos influenciadores que estão abertos a parcerias para ajudar profissionais liberais e pequenos negócios sem cobrar por isso.

Por exemplo: se você é personal trainer e quer dar aulas para que as pessoas possam se exercitar em casa, pode procurar profissionais da área de nutrição e influenciadores digitais fitness.

Essa é uma estratégia conhecida como co-marketing e você pode descobrir mais sobre seu funcionamento neste artigo.

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