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Como Fazer uma Descrição de Canal no YouTube e se Destacar em 2024

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O que é uma descrição de canal?

Uma descrição de canal (também conhecida como “Página ‘Sobre’ do YouTube”) é uma breve descrição do tipo de conteúdo que você publica em seu canal. Ela aparece na página do seu canal e nos resultados de pesquisa do YouTube.

Snippet na SERP do YouTube

Por que a descrição do seu canal no YouTube é importante?

A descrição do seu canal é uma forma de os visitantes saberem mais sobre você e o tipo de vídeo que você cria. E uma descrição de canal bem escrita também pode converter visitantes em assinantes. Além disso, o uso de palavras-chave na descrição do canal pode ajudar seu SEO no YouTube.

5 melhores dicas para escrever a descrição do seu canal

1. Comece com tudo

Os primeiros 100-150 caracteres da descrição do seu canal são super importantes.

Por quê?

Primeiro, o YouTube mostra esse snippet de 100 a 150 caracteres ao lado do seu canal nos resultados de busca:

Exemplo de descrição de canal

Além disso, esta é a primeira parte da sua descrição que as pessoas vão ler. Então você deve comunicar o posicionamento do seu canal e o que gera uma vantagem competitiva sobre os demais canais logo de cara.

Por exemplo, o CanalTech possui uma breve descrição do que é único no canal:

Sobre do canal Canaltech

2. Pense no seu espectador

Muitos youtubers fazem com que a descrição do canal tenha foco neles. Por exemplo, a descrição deles pode ser algo assim: “Meu canal fala sobre meus programas de TV favoritos. Conto o que penso de cada episódio”.

Para algumas marcas pessoais com muitos seguidores, essa abordagem faz sentido.

No entanto, é importante para a maioria dos canais demonstrar o benefício que alguém terá ao assistir aos seus vídeos.

Por exemplo, a primeira frase da descrição do canal do Catraca Livre no YouTube comunica claramente o que assistir aos vídeos deles fará por você e pela comunidade.

Sobre do canal Catraca Livre

3. Usar palavras-chave

Um canal otimizado pode ficar bem classificado na pesquisa do YouTube. Por exemplo, quando você pesquisa “crossfit” no YouTube, o canal CrossFit Games é o resultado número 1:

Página de pesquisa de canais de CrossFit

O YouTube usa vários fatores de classificação diferentes para ranquear vídeos e canais. Mas quando se trata de classificar seu canal, o YouTube dá muito peso aos termos que você usa na descrição.

Então, pesquise palavras-chave que as pessoas digitariam no YouTube para encontrar seu canal. Em seguida, insira-os em sua descrição.

Por exemplo, o canal da Semrush Brasil lança mão de vários termos diferentes que as pessoas podem usar para encontrar canais relacionados a SEO e marketing digital.

Descrição do canal Semrush Brasil

Dito isso, você deve evitar o uso de palavras-chave em excesso. Isso pode fazer com que sua descrição pareça robótica e artificial (o uso desses termos de forma exagerada também é tido como spam pelo YouTube e pelo Google).

Então, em vez de fazer isso, escreva uma descrição convincente que atraia as pessoas para se inscreverem. Em seguida, inclua algumas palavras-chave onde fizer sentido.

4. Programação (Opcional)

Sua descrição é o lugar perfeito para destacar o cronograma de lançamento de seus vídeos.

Por exemplo, o canal Buenas Ideias fornece uma programação detalhada na descrição do canal:

Cronograma na descrição do canal

5. Call To Action

Não tenha medo de terminar sua descrição com uma chamada para o público a se inscrever. Isso incentiva as pessoas a se inscreverem enquanto ainda estão com a página do seu canal aberta.

Por exemplo, o canal Produccine encerra sua descrição pedindo que você se inscreva e entre no grupo do Telegram:

Call to Action na descrição do canal

 

Este post foi originalmente publicado no blog da Backlinko.

Precisa de ajuda para começar ou crescer seu canal no YouTube?
Entre em contato pelo 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe hoje mesmo. Se preferir envie nos envie uma mensagem por esse formulário de contato no link abaixo:
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