O que é uma descrição de canal?
Uma descrição de canal (também conhecida como “Página ‘Sobre’ do YouTube”) é uma breve descrição do tipo de conteúdo que você publica em seu canal. Ela aparece na página do seu canal e nos resultados de pesquisa do YouTube.
![Snippet na SERP do YouTube](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/2b/93/2b93f23dfe3ca66a7bdc8ec103ccb6dd/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2015.45.38.png)
Por que a descrição do seu canal no YouTube é importante?
A descrição do seu canal é uma forma de os visitantes saberem mais sobre você e o tipo de vídeo que você cria. E uma descrição de canal bem escrita também pode converter visitantes em assinantes. Além disso, o uso de palavras-chave na descrição do canal pode ajudar seu SEO no YouTube.
5 melhores dicas para escrever a descrição do seu canal
1. Comece com tudo
Os primeiros 100-150 caracteres da descrição do seu canal são super importantes.
Por quê?
Primeiro, o YouTube mostra esse snippet de 100 a 150 caracteres ao lado do seu canal nos resultados de busca:
![Exemplo de descrição de canal](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/3c/6f/3c6f90f252befbfa2f191f5b27ab08b6/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2015.52.40.png)
Além disso, esta é a primeira parte da sua descrição que as pessoas vão ler. Então você deve comunicar o posicionamento do seu canal e o que gera uma vantagem competitiva sobre os demais canais logo de cara.
Por exemplo, o CanalTech possui uma breve descrição do que é único no canal:
![Sobre do canal Canaltech](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/fa/53/fa53ee2b7e02962374dab6df06228446/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2015.58.11.png)
2. Pense no seu espectador
Muitos youtubers fazem com que a descrição do canal tenha foco neles. Por exemplo, a descrição deles pode ser algo assim: “Meu canal fala sobre meus programas de TV favoritos. Conto o que penso de cada episódio”.
Para algumas marcas pessoais com muitos seguidores, essa abordagem faz sentido.
No entanto, é importante para a maioria dos canais demonstrar o benefício que alguém terá ao assistir aos seus vídeos.
Por exemplo, a primeira frase da descrição do canal do Catraca Livre no YouTube comunica claramente o que assistir aos vídeos deles fará por você e pela comunidade.
![Sobre do canal Catraca Livre](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/7a/4e/7a4ef056f2e0b343aa68b5966aae378a/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2016.59.54.png)
3. Usar palavras-chave
Um canal otimizado pode ficar bem classificado na pesquisa do YouTube. Por exemplo, quando você pesquisa “crossfit” no YouTube, o canal CrossFit Games é o resultado número 1:
![Página de pesquisa de canais de CrossFit](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/db/19/db19ecd426a0034f64151e2cc1b9332c/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2017.08.49.png)
O YouTube usa vários fatores de classificação diferentes para ranquear vídeos e canais. Mas quando se trata de classificar seu canal, o YouTube dá muito peso aos termos que você usa na descrição.
Então, pesquise palavras-chave que as pessoas digitariam no YouTube para encontrar seu canal. Em seguida, insira-os em sua descrição.
Por exemplo, o canal da Semrush Brasil lança mão de vários termos diferentes que as pessoas podem usar para encontrar canais relacionados a SEO e marketing digital.
![Descrição do canal Semrush Brasil](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/f2/45/f24581aa8ecfea1b2eef7dd8bf8e332a/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2017.17.42.png)
Dito isso, você deve evitar o uso de palavras-chave em excesso. Isso pode fazer com que sua descrição pareça robótica e artificial (o uso desses termos de forma exagerada também é tido como spam pelo YouTube e pelo Google).
Então, em vez de fazer isso, escreva uma descrição convincente que atraia as pessoas para se inscreverem. Em seguida, inclua algumas palavras-chave onde fizer sentido.
4. Programação (Opcional)
Sua descrição é o lugar perfeito para destacar o cronograma de lançamento de seus vídeos.
Por exemplo, o canal Buenas Ideias fornece uma programação detalhada na descrição do canal:
![Cronograma na descrição do canal](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/6d/18/6d180281f6cd18cfcc56be9aa5b40dc6/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2018.28.00.png)
5. Call To Action
Não tenha medo de terminar sua descrição com uma chamada para o público a se inscrever. Isso incentiva as pessoas a se inscreverem enquanto ainda estão com a página do seu canal aberta.
Por exemplo, o canal Produccine encerra sua descrição pedindo que você se inscreva e entre no grupo do Telegram:
![Call to Action na descrição do canal](https://static.semrush.com/blog/uploads/media/0a/96/0a9664648187e9492f1acb618ecc713d/Screen%20Shot%202022-08-30%20at%2018.39.57.png)
Este post foi originalmente publicado no blog da Backlinko.
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