Transforme seu Instagram em uma máquina de gerar leads com essas 9 estratégias

Share This Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como é que uma rede social que tem por objetivo fazer os usuários postarem fotos simples e vídeos curtos pode te ajudar a vender mais?

A resposta a essa pergunta ajuda a entender como o Instagram se tornou fenômeno também entre empresas e profissionais de vários segmentos.

Afinal, quem deseja promover e vender seus serviços para mais pessoas quase sempre usa as redes sociais.

Por outro lado, nem todo mundo vai conseguir extrair todo o potencial incrível desse canal, seja por falta de conhecimento, seja por falta de iniciativa para explorar seus melhores recursos.

Se você quer estar do lado dos que conseguem transformar o perfil do Instagram em uma verdadeira máquina de gerar leads, precisa ler este artigo.

Nele, você vai ver:

  • por que investir no Instagram como canal de vendas;
  • do que o seu perfil precisa para se tornar uma máquina de resultados;
  • 9 formas práticas de gerar leads com o seu perfil do Instagram.

Por que investir no Instagram como canal de vendas

O melhor modo de justificar qualquer investimento no Instagram enquanto canal de negócios é por observar alguns dos seus incríveis números.

Ano após ano, a empresa vem apresentando crescimento na base de usuários. Ainda melhor que isso, ao lançar recursos inovadores de tempos em tempos, a rede tem sido capaz de continuar relevante e até ditar tendências.

Confira alguns dados sobre o Instagram que mostram todo o seu poder:

  • mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Mais de 500 milhões desses usam o aplicativo todos os dias em todo o mundo;
  • 80% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede;
  • um impressionante número de 500 milhões de contas usam o Stories todos os dias.

Isso comprova o quanto o Instagram está na elite das redes sociais e sua força para reunir uma grande massa de usuários, bem como para mantê-los engajados e ativos.

Uma rede que consegue prender a atenção de tanta gente por tanto tempo certamente tem algo a oferecer em termos de negócios, não concorda?

É por isso que mais e mais empresas enxergam no Instagram um poderoso canal de negócios. Porém, é essencial entender como usar toda essa força a seu favor, e não contra. É isso que vamos ver agora.

O que seu perfil precisa para se tornar uma máquina de resultados

Uma coisa é saber que o Instagram está ao alcance de todos e que com as otimizações certas é possível transformá-lo em uma máquina de gerar leads.

Outra coisa bem diferente é achar que basta criar um perfil e publicar nele com alguma frequência para as vendas começarem a surgir.

Pelo contrário: não se esqueça que, como em qualquer ambiente de negócios, o Instagram também apresentará concorrentes.

Por isso, o mínimo a fazer é preencher alguns requisitos que vamos conferir na lista abaixo. Eles serão a base para uma estratégia sólida de geração de leads.

Perfil comercial

Não cometa o pecado capital de usar o Instagram para negócios em uma conta pessoal. Sim, mesmo empresas estabelecidas caem nesse erro. Acontece que só com o perfil comercial você consegue:

  • acessar métricas em tempo real sobre o desempenho dos seus Stories e publicações;
  • ver informações sobre seus seguidores e como eles interagem com os seus posts;
  • adicionar informações da empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone de uma forma profissional.

Domínio sobre os recursos da rede

O Instagram é uma rede bem simples e intuitiva, mas não confunda isso com falta de recursos e ferramentas. São tantos que você pode até se perder. Por isso, é muito importante tirar tempo para dominar a rede como um todo. Você pode fazer isso baixando nossos guias sobre a rede social.

Sem isso, você vai gastar muito tempo para fazer um trabalho de qualidade inferior em todos os sentidos: nos posts, nos Stories, no direct, nos vídeos e nos anúncios.

Regularidade de posts

regularidade é tão importante que nem deveria ser mencionada aqui, mas como ela continua sendo um dos principais problemas da maioria das empresas, aqui estamos nós.

Sem regularidade nos posts, o público não vai confiar na sua marca como autoridade, nem se lembrar dela a ponto de se importar com suas publicações.

Num cenário assim, não existe engajamento e nem geração de leads de forma contínua.

9 formas práticas de gerar leads com o seu perfil do Instagram

Por fim, é hora de aprender na prática o que você pode fazer para otimizar seu perfil e equipá-lo para gerar leads de forma constante.

Antes de partir para as dicas, lembre-se: as redes sociais mudam e evoluem com muita rapidez. Por isso, continue atento às novidades para não correr o risco de aplicar táticas ultrapassadas.

Veja, a seguir, as dicas que você pode (e deve) colocar em prática, o quanto antes.

1. Aproveite o link da bio

O link da bio é a sua forma mais direta de colocar seu público em contato com algum canal exclusivo do seu negócio, como um site, blog ou landing page.

Bio do Instagram da Rock Content

Antes de ferramentas como o Stories e o IGTV, o link da bio era o único que você poderia colocar no perfil e realmente usar para direcionar tráfego dessa forma.

Por isso, não deixe esse espaço passar batido sem o seu melhor link. Para melhorar ainda mais suas chances, aqui vão duas dicas extras:

  1. Crie uma descrição bacana para a bio, que chame atenção e faça a pessoa querer saber mais.
  2. Use uma ferramenta como o Linktree, que permite colocar vários links em apenas um e otimizar esse canal.

2. Humanize sua marca com o Stories

Marcas que sabem como usar bem o Stories engajam muito bem com seus seguidores e conseguem até transformá-los em verdadeiros fãs. Isso porque o Instagram oferece muitas ferramentas que facilitam isso.

Você pode fazer enquetes, mostrar vídeos curtos, marcar posts de seguidores e mencionar os perfis deles com algum tipo de mensagem legal, publicar fotos com filtros engraçados e mais uma série de ações.

Enquete feita no Instagram da Rock Content

Pode parecer que não, mas tudo isso cria identificação e gera empatia, assim os seguidores passarão a confiar mais na sua empresa. Isso facilita bastante geração de leads.

3. Conte histórias reais em seus posts

Uma das melhores formas de engajar seu público é por contar histórias reais, que causam impacto com as pessoas. Essas histórias podem ser de algum funcionário, a história da empresa, dos fundadores ou até mesmo de clientes.

Depoimento de funcionário da Rock Content

Elas podem ser engraçadas ou emocionantes, como você preferir. Apenas faça do seu perfil uma fonte de informações originais e motivadoras. Isso colocará sua marca em posição de destaque em relação às outras que focam somente em vendas e promoções.

Como isso ajuda na geração de leads? Pessoas gostam de comprar de outras pessoas. Quanto mais próxima sua marca for dos seguidores, maior a chance de eles se tornarem leads e, depois, clientes.

4. Crie anúncios com o Instagram Ads

Se você já criou anúncios para o Facebook, vai gostar de saber que a plataforma é integrada com os anúncios do Instagram Ads.

Ou seja, você poderá usar a mesma interface, simples e completa, para criar seus anúncios do Insta também.

Essa é uma ótima opção porque permite segmentar o público com precisão e criar campanhas de geração de leads com ótimo custo-benefício. 

Uma boa alternativa é criar campanhas de retargeting, ou seja, anúncios que alcançam apenas as pessoas que já acessaram seu site ou perfis sociais antes.

Essas pessoas possivelmente têm maior interessa na compra do que aquelas que nunca ouviram falar da sua empresa, então vale a pena começar por elas ao investir em anúncios pagos.

5. Faça parcerias com influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas populares em determinado segmento, que têm o poder de influenciar as decisões e opiniões de seus seguidores. 

Exemplo de parceria com influenciadores digitais

Por isso, pode ser uma boa opção formar parcerias com profissionais da sua área que se encaixem nesse perfil de autoridade para que eles ajudem na sua geração de leads.

Se você não conhece nenhum influenciador, pode pesquisar em plataformas próprias para isso ou buscar parcerias com agências especializadas em marketing de influenciadores.

Algumas das mais conhecidas são:

Uma dica importante quando o assunto é buscar influenciadores: busque os que forem mais relevantes para a sua persona, não necessariamente os que forem mais famosos na internet. Segmentação é tudo.

6. Use tags com preços em suas fotos de produtos

Você com certeza já se pegou navegando pela rede para encontrar produtos interessantes, que despertaram curiosidade e desejo.

Se, em algum desses casos, o produto tinha uma tag de preço, o seu impulso pela compra pode ter sido ainda mais aguçado.

Pois o mesmo pode acontecer com os clientes que se sentem atraídos a um dos seus produtos. Colocar tags de preço é uma das formas mais fáceis de levá-lo à compra.

Tag de preço em foto do perfil Cícero

Nesse caso, pode ser que você até pule a etapa de gerar um lead e feche a venda na hora.

E mesmo que a pessoa decida não comprar no momento, é mais fácil se cadastrar em alguma lista de e-mails para continuar recebendo suas novidades e comprar no futuro próximo.

7. Use hashtags com sabedoria

A hashtag é quase uma regra das redes sociais, mas o seu uso não é meramente estético. Ela tem o seu papel funcional, que pode ajudar a espalhar o seu conteúdo, bem mais do que você imagina.

Acontece que as hashtags servem como filtros de assuntos. Ou seja, se você publicar algo com a hashtag #marketingdigital, a sua publicação se juntará a todas as outras que usaram a mesma tag.

Assim que alguém pesquisar esse assunto na busca da rede, seu post estará entre os resultados. Então, vale a pena usar hashtags para aumentar a exposição e o alcance.

Apenas faça isso com sabedoria: use apenas tags que se relacionam com o assunto do post e com o público que você deseja alcançar.

Uso de hashtag em conteúdo da Rock Content

8. Faça CTAs no texto dos seus posts

O texto dos posts pode passar despercebido, já que o Instagram é uma rede altamente visual. Mas não fazer boas legendas seria um grande erro. Encare esses curtos trechos de texto como um espaço para CTAs de alto impacto.

Convide os usuários a comentar, se engajar com a marca, ou clicar no link da bio para receber alguma oferta (que os transforme em leads, de preferência).

CTA em post no Instagram da Rock

Esse tipo de ação é simples e rápida, mas pode contribuir para melhorar os resultados da estratégia como um todo.

Aliás, é importante destacar que não são apenas as grandes ações que farão a diferença, mas também a forma como você vai aproveitar os pequenos recursos oferecidos pela rede social.

9. Use o IGTV

IGTVé a plataforma de vídeos do Instagram, que foi criada para competir de igual para igual com o Youtube e se firmar como referência em audiovisual.

IGTV da Rock Content

Para conseguir essa difícil missão, o Instagram preferiu se diferenciar do Youtube, em vez de imitá-lo. Os vídeos na plataforma podem ter até 10 minutos (1 hora para contas verificadas).

Além disso, o foco da rede está em produções profissionais, de excelente qualidade, para engajar os usuários de forma completa.

Se a sua empresa investe com seriedade na produção de vídeos, está mais do que na hora de usar o IGTV.

Para ajudar, ele permite usar links na descrição, a fim de direcionar tráfego de um vídeo direto para landing pages ou para o seu blog.

Gerar leads com o Instagram pode ser mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é essencial que você tenha uma estratégia sólida e muita disciplina ao aplicá-la.

Comece pelo básico, torne seu perfil empresarial e domine a ferramenta como um todo. Depois é só partir para as dicas que acabamos de ver.

 

Conteúdos Exclusivos

Você quer crescer seu negócio digital?

Fale conosco