Consultoria de Tráfego Pago: Quais os Benefícios Reais para o seu Negócio

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Quer aprender por que contratar uma consultoria de tráfego pago?

Afinal, você estará deixando parte da estratégia de marketing digital nas mãos de especialistas.

Inicialmente, vale saber que esse investimento pode te ajudar a organizar melhor o orçamento e potencializar as ações de captação de leads qualificados.

E eles conhecem as melhores ferramentas e dinâmicas dos links patrocinados.

Assim, seus investimentos em tráfego pago vão exigir menos tempo de trabalho e alcançar mais pessoas, evitando desperdício de dinheiro na veiculação de anúncios.

Parece atrativo e quer saber quais são os serviços prestados pelas consultorias, sua importância e como selecionar a mais adequada para o seu negócio?

Então, este conteúdo é para você.

Vá em frente e boa leitura!

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é o nome dado aos acessos a um site, blog, e-commerce ou qualquer outra página da internet através de anúncios veiculados em canais como mecanismos de buscas e redes sociais.

Você já deve ter visto esses anúncios, também chamados de links patrocinados, enquanto navegava pelo seu feed em redes como o Facebook.

Nesse caso, o anúncio pode ter diferentes CTAs (call to action ou chamadas à ação), convidando o usuário para curtir uma fanpage, acessar o marketplace, baixar um aplicativo ou entrar em um site.

Ao clicar no botão em destaque, esse acesso é contado, para o anunciante, como tráfego pago com origem social.

Inclusive, em ferramentas de dados como o Google Analytics, o clique será mostrado dentro da fonte de tráfego social.

Outro ambiente conhecido por seus links patrocinados é a primeira página de resultados do Google, como resposta à pesquisa por uma palavra-chave.

A maioria dos termos populares mostra, no topo dos resultados, links marcados com “Anúncio” ou “Ad”, revelando que são espaços alugados por marcas e empresas.

Então, elas pagam para estar no topo do buscador.

É diferente de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), onde o que vale é o tráfego orgânico.

Em uma SERP, abaixo dos anúncios, você observa justamente os resultados orgânicos, ou seja, que não pagaram para aparecer em destaque no Google.

Se clicar em um desses resultados, você será contado como tráfego orgânico para aquele site, blog ou loja virtual.

Por que é importante?

O tráfego pago é importante porque, ao contrário do orgânico, não há necessidade de esperar para ver os primeiros resultados na estratégia.

Então, apesar de pagar para obter destaque, você o conquista imediatamente – e apenas para a audiência determinada pelos seus parâmetros.

Além disso, vale destacar que a estratégia orgânica requer frequência para a construção de autoridade.

Sem uma dedicação constante, fica difícil ser encontrado pelo público-alvo na internet, uma vez que a competição pelas primeiras posições no Google e outros mecanismos de busca é árdua.

Isso vale especialmente se sua empresa está se consolidando em uma área, trabalha com um target variado ou necessita aumentar a base de clientes com rapidez.

De acordo com pesquisa divulgada pela agência Moz, especializada em marketing digital, 71% das buscas feitas no Google se encerram com acessos a links que aparecem na primeira página, sobrando aproximadamente 5% para a segunda e a terceira.

Significa que, para ampliar o alcance da sua marca, é crítico aparecer entre os primeiros resultados.

Comprar tráfego é uma forma ágil e eficaz de fazer isso.

Por que contratar uma consultoria de tráfego?

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Como prometi logo no início do texto, não faltam razões para contratar uma consultoria de tráfego pago.

Então, por que fazer esse investimento?

Porque, apesar do potencial do tráfego pago, é preciso dominar alguns conceitos, processos e atualizações para se dar bem na compra de anúncios.

Não que criar links patrocinados seja sempre uma tarefa complexa, até porque as próprias ferramentas ou canais disponíveis já dão alguns insights para construir anúncios relevantes.

Porém, para obter os melhores resultados, é necessário aprender sobre planejamento, métricas e dinâmicas de marketing digital, que podem ser difíceis para quem não é da área ou está iniciando as atividades na internet.

Outro fator que pode pedir a contratação de uma consultoria é a falta de tempo para acompanhar o desempenho das campanhas de tráfego pago.

Uma vez que estejam ativas, será importante separar alguns momentos ou até horas por dia, dependendo da ação, para corrigir rotas e manter uma taxa de cliques satisfatória.

Serviços de uma consultoria de tráfego pago

Uma consultoria de tráfego pago atua em cinco principais frentes.

Vamos a elas:

  1. Alinhamento de objetivos, a fim de estabelecer metas para a compra de tráfego ajustadas ao propósito da estratégia de marketing digital
  2. Criação de anúncios segundo objetivos e briefing, seguida pela ativação das campanhas
  3. Gestão das campanhas, otimizando o orçamento para render a maior exposição possível e alcance de clientes que podem se interessar pelo seu negócio
  4. Correções e atualizações para que as campanhas sigam com uma boa taxa de cliques e taxa de conversões (dependendo dos objetivos)
  5. Mensuração e análise dos resultados através de métricas e relatórios comparativos.

Quais são os benefícios da consultoria online de tráfego pago?

Contar com o apoio de uma empresa ou profissional especialistas em tráfego pago representa várias vantagens, em especial se o seu negócio não dispõe de uma equipe interna de marketing digital.

Sem ela, você precisa dedicar tempo para aprender a operar as ferramentas de anúncios, estudar o público-alvo para criar mensagens efetivas e selecionar as preferências para suas campanhas.

Também vai precisar compreender os KPIs (Key Performance Indicators) para monitorar os resultados e verificar se as campanhas precisam ser adaptadas.

Já deu para perceber o quanto uma consultoria de tráfego pago pode te ajudar, certo?

Veja, abaixo, outras atividades de interesse.

Diagnóstico

Toda estratégia assertiva começa com um bom planejamento.

E todo planejamento bem estruturado se inicia com um diagnóstico para saber em que estado se encontra a divulgação, e aonde se deseja chegar.

Por isso, o consultor ou consultores contratados se dedicam, em um primeiro momento, à tarefa de analisar a situação atual da estratégia de marketing e o que falta para alcançar sucesso quanto a uma ou mais metas.

Se a ideia é lançar um produto, por exemplo, o diagnóstico pode concluir que as pessoas desconhecem o novo item e sugerir maneiras para apresentar seus benefícios, favorecendo a compra ou experimentação.

Criação do plano de ação

Com o diagnóstico em mãos, o consultor avança para a etapa de planejamento, em que são pensadas, elencadas e descritas as ações para alcançar o objetivo.

Começando, inclusive, por estabelecer esse objetivo central que, seguindo o exemplo acima, seria algo como:

  • Trazer a consciência sobre os benefícios do produto X e incentivar o target a testá-lo.

Repare que esse é o estágio final, o resultado que a campanha de marketing pretende atingir como um todo.

Ele será dividido em passos menores ou metas, quando ficarão claros os degraus necessários para chegar até o estágio desejado.

Objetivo e metas farão parte do plano de ação, além de prazos e responsáveis pela execução de cada tarefa.

Organização das campanhas

Em seguida, vem a fase de criação dos anúncios e organização, planejando como, quando e onde serão publicados.

Para tanto, é feita uma seleção entre os canais de tráfego pago para definir quais deles vão veicular as campanhas, assim como o prazo e época de divulgação.

Afinal, há anúncios sazonais ou que se beneficiam da publicação em determinadas épocas do ano, mês ou semana.

Informações sobre os clientes e público-alvo da empresa são usadas para construir mensagens que atraiam a sua atenção.

Encontre a audiência certa

Quem já montou um plano de negócio sabe que uma mesma empresa costuma alcançar grupos com diferentes perfis.

Alguns são mais receptivos a uma característica do produto, enquanto outros preferem uma utilidade distinta.

Um tênis com sistema de absorção de impacto, por exemplo, serve tanto para alguém que corre aos finais de semana, quanto para um atleta que treina diariamente.

Mas as características e mensagens que atraem esses perfis são diferentes, portanto, pode ser inteligente criar campanhas distintas para cada audiência.

Uma consultoria especializada em links patrocinados tem expertise para fazer essa seleção e direcionar as mensagens às pessoas certas.

Segmentação de leads

Leads são contatos do seu negócio que já passaram da etapa de visitantes, mas ainda não se tornaram clientes.

Eles estão avançando dentro de um funil de vendas, portanto, parte tem potencial para finalizar uma ou mais compras, desde que receba a nutrição necessária.

Daí a importância de segmentar esses contatos para que recebam mensagens direcionadas aos seus interesses e nível de conhecimento sobre o produto ou serviço em questão.

Uma vez que acessem seu site, loja virtual, blog ou página nas redes sociais, também é essencial monitorar suas atividades e oferecer incentivos para que se aproximem mais da sua empresa.

Criação e análise de métricas

Depois de planejar e seguir com as fases desse plano, colocando uma ou mais campanhas no ar, é hora de verificar se estão dando resultados.

Para tanto, a consultoria de tráfego pago define e analisa as métricas com frequência, a fim de manter um custo por clique (CPC) vantajoso para você.

As campanhas costumam receber acompanhamento contínuo, ajustes para que o orçamento renda mais cliques ou impressões.

Por fim, você tem acesso a relatórios de desempenho com detalhes sobre os KPI, ações realizadas e avaliação sobre a performance das campanhas.

Por que investir em tráfego pago

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Agora que já conhece as vantagens de incluir o tráfego pago na sua estratégia, acompanhe quatro situações em que essa escolha faz a diferença.

Divulgar ações específicas

Mais acima, comentei sobre o uso de links patrocinados para apresentar um produto ao mercado.

Essa é uma ação específica, que será feita apenas uma vez e deverá gerar respostas pontuais da audiência.

Também se trata de um caso típico em que o tráfego pago ajuda a impulsionar os resultados, aumentando a quantidade de pessoas que terão acesso ao anúncio.

O mesmo raciocínio vale para divulgar uma promoção, que tem tempo limitado, ou o apoio a uma campanha sazonal – como o Outubro Rosa, por exemplo.

Conseguir visibilidade mais rápido

Enquanto o tráfego orgânico ou espontâneo leva meses para alcançar um desempenho razoável, o pago pode acelerar o processo.

Daí a sua relevância para as ações pontuais e objetivos ousados – por exemplo, conseguir milhares de vendas em uma semana.

Uma campanha bem construída e voltada ao target correto tem boas chances de atingir metas altas em pouco tempo, além de poder ser estendida caso tenha muito sucesso.

Ampliar a taxa de conversão

A taxa de conversão corresponde à porcentagem de cliques que geram uma conversão, ou seja, que concluem uma ação de interesse para seu negócio.

Fechar uma venda ou baixar um e-book são exemplos de conversões que atendem a diferentes propósitos.

Para aumentar a taxa de conversão, é fundamental adequar as campanhas aos gostos e interesses da audiência, reconhecidos através de métricas.

Uma consultoria personalizada ajuda muito nessa missão.

Melhorar a reputação perante o Google

O algoritmo do Google considera diversos critérios para aferir uma reputação aos sites, englobando boas práticas de SEO e conteúdo relevante.

Ampliar os acessos por meio do tráfego pago também auxilia nesse quesito, afinal, investir em um link patrocinado não garante que as pessoas vão clicar nele.

Já a veiculação de uma mensagem de qualidade, que chame a atenção do target e apareça relacionada às palavras-chave certas aumenta as chances de acessos.

Como escolher a melhor consultoria de tráfego pago

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Na hora de contratar uma consultoria, tenha em mente que a melhor é aquela que mais se adapta às suas necessidades e propósitos, pois se trata de um serviço personalizado.

É normal surgirem incertezas para selecionar profissionais e empresas parceiras, pois eles serão responsáveis por atividades importantes para qualquer negócio.

Se esse é o seu caso, recomendo que comece seguindo a lista abaixo:

  • Pesquise o site, veja comentários, avaliações e a reputação da consultoria ou consultor na internet
  • Verifique se clientes já deixaram comentários em espaços como o Reclame Aqui
  • Conheça os serviços ofertados e verifique se eles correspondem ao que você precisa
  • Se possível, converse com alguém que já contratou essa consultoria, como um cliente dela
  • Confirme se os serviços cabem no seu orçamento.

Conclusão

Uma consultoria em tráfego pago oferece suporte para que sua empresa alcance resultados com agilidade, sendo vista por mais pessoas em um tempo menor.

Mas é bom lembrar que essa técnica só funciona enquanto durar o seu orçamento, o que pede uma manutenção após as campanhas para manter o interesse e construir relacionamento com os leads, visitantes e clientes.

Espero que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto.

Se ficou alguma questão em aberto, escreva um comentário abaixo.

Aproveite para também dividir suas angústias e expectativas no tema.

O que você espera de uma consultoria de tráfego pago?

Precisa de ajuda para começar ou reformular sua estratégias de tráfego pago? Entre em contato pelo WhatsApp no 11 96495-9980 e converse com a nossa equipe sobre como começar uma consultoria de gestão tráfego pago para aumentar as vendas do seu negócio com anúncios online.

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