1. Orçamento limitado
As pequenas empresas operam frequentemente sob fortes restrições financeiras. O que torna um desafio competir com empresas maiores e com recursos mais profundos.
Esta restrição pode levar a oportunidades perdidas e a um crescimento mais lento.
Mas um orçamento pequeno não significa que você não possa comercializar com eficácia.
Significa apenas que você precisa ser mais estratégico sobre onde e como aloca seus fundos. E aproveite as maneiras de atingir seus objetivos de marketing gratuitamente.
Como maximizar seu orçamento de marketing como uma pequena empresa
Primeiro, concentre-se em táticas de marketing de baixo custo e alto impacto .
Por exemplo, as plataformas de mídia social oferecem um caminho gratuito para atingir um público amplo.
Construir seguidores e interagir com seu público é uma excelente maneira de desenvolver o conhecimento da marca . E você também pode direcionar tráfego engajado para o site da sua empresa.
E o marketing de conteúdo, como blogs e implementação de SEO , pode gerar tráfego orgânico (não pago) para o seu site com investimento financeiro mínimo.
Você também pode usar ferramentas de marketing digital para agilizar seus esforços com baixo custo. Ajudando você a automatizar processos, economizando tempo e dinheiro.
Por exemplo, digamos que você queira seguir o caminho da mídia social. Semrush Social permite agendar postagens de forma rápida e fácil nas principais plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, tudo em um só lugar.
E se você deseja produzir conteúdo de blog otimizado, o conjunto de ferramentas de marketing de conteúdo e SEO da Semrush fornece insights para ajudá-lo a criar campanhas de marketing baseadas em dados.
Como a Keyword Magic Tool , que gera ideias de palavras-chave e fornece métricas úteis como dificuldade, volume de pesquisa e intenção de pesquisa.
2. Falta de Plano de Marketing
Muitas pequenas empresas enfrentam um obstáculo com o marketing, não porque lhes falte ideias. Mas porque lhes falta um plano estruturado para implementá-los.
Sem um plano de marketing claro , os esforços podem ser inconsistentes, os recursos podem ser desperdiçados e muitas vezes as oportunidades são perdidas.
Como criar um plano de marketing para uma pequena empresa
Um plano de marketing bem-sucedido para uma pequena empresa pode incluir:
- Metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) : discussão sobre suas metas de marketing e como você acompanhará seu progresso em direção a elas
- Visão geral do público-alvo : dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais do público-alvo (consulte a próxima seção para saber como encontrar essas informações)
- Análise da concorrência : informações sobre seus principais concorrentes e suas estratégias de marketing bem-sucedidas
- Análise SWOT : Análise dos pontos fortes e fracos do seu negócio, juntamente com oportunidades e ameaças
- Canais, estratégias e táticas de marketing : esboço de onde e como você planeja implementar suas campanhas de marketing (vá para esta seção para descobrir onde concentrar seus esforços)
Você pode criar um plano de marketing mais detalhado, incluindo mais informações sobre sua empresa, equipe e as funções de todos. Isso é útil se você precisar apresentar seu plano de marketing às principais partes interessadas.
Mas cobrir os princípios básicos descritos acima ajuda a garantir que todos os envolvidos entendam seus objetivos, por que você os definiu e como planeja alcançá-los.
3. Encontrando seu público-alvo
Muitas pequenas empresas lançam uma rede muito ampla ao identificar seu público-alvo. E eles não conseguem se concentrar naqueles com maior probabilidade de se converterem em clientes.
Compreender o seu público-alvo garante que seus esforços de marketing ressoem nele e produzam melhores resultados. Ajudando a maximizar seu orçamento de marketing.
Como identificar o público-alvo da sua pequena empresa
Uma das melhores maneiras de encontrar seu público-alvo é pesquisar o público de seus concorrentes. Porque você provavelmente tem como alvo pessoas iguais ou semelhantes.
Para fazer isso, abra o One2Target e insira até cinco domínios concorrentes. Em seguida, clique em “ Analisar ”.
Você obterá informações sobre idade, sexo e distribuição do público de cada concorrente por país na aba “ Demografia ”. Você também verá informações sobre os visitantes únicos de cada site.
Clicar na guia “ Socioeconomia ” mostra dados como tamanho da família e situação profissional, juntamente com renda e níveis de escolaridade.
Use esses insights para adaptar seu marketing às pessoas certas.
Por exemplo, se o público de seus concorrentes tende a estar na faixa etária de 25 a 34 anos e trabalham principalmente em tempo integral, você pode usar esses dados para criar campanhas publicitárias pagas direcionadas .
Isso ajuda você a maximizar seu orçamento de marketing, visando apenas as pessoas que provavelmente comprarão seus produtos ou serviços.
4. Decidindo onde concentrar seus esforços
Embora as pequenas empresas muitas vezes tenham orçamentos menores para começar, elas também normalmente têm dificuldade em saber onde concentrar esses recursos para obter o máximo retorno do investimento.
Eles podem não ter certeza se devem mergulhar nas mídias sociais, investir em marketing de conteúdo ou gastar tempo aprendendo SEO .
Saber onde investir é fundamental para garantir que você aproveite ao máximo seus recursos limitados.
Como saber onde concentrar seus recursos de marketing
Uma forma de superar esse desafio de marketing é identificar onde seu público-alvo é mais ativo. E concentre seus esforços nisso.
Continuando com a ferramenta One2Target que discutimos acima, vá para a guia “ Comportamento ”.
Você verá as plataformas de mídia social mais visitadas e os principais interesses do público de seus concorrentes. Junto com os dispositivos que eles provavelmente usarão para visitar esses sites.
Se o público estiver mais interessado no Facebook, por exemplo, você pode querer se concentrar na criação de conteúdo envolvente de mídia social para essa plataforma.
Você também pode usar a Análise de Tráfego para ver quais canais direcionam mais tráfego para seus concorrentes.
Adicione até cinco concorrentes e clique em “ Analisar ”. Você será levado para a guia “Visão geral” por padrão, então basta rolar para baixo até o widget “Canais de tráfego”.
Analise quais canais direcionam mais tráfego para seus concorrentes. E considere concentrar seus esforços de marketing nisso.
Por exemplo, se você perceber que “Pesquisa orgânica” gera mais tráfego, convém aumentar seus esforços de SEO.
5. Dificuldade em produzir conteúdo suficiente
Para as pequenas empresas, criar conteúdo de alta qualidade de forma consistente pode ser assustador e logisticamente difícil.
É um gargalo comum que pode impedir o impulso do marketing. E limite o retorno potencial do investimento.
Como produzir mais conteúdo de alta qualidade
Se você estiver tendo problemas para produzir conteúdo suficiente, desenvolver um calendário de conteúdo pode ajudar.
Planejar seu conteúdo com antecedência ajuda você a se manter organizado e publicar regularmente.
Você também pode redirecionar o conteúdo que já possui.
Por exemplo, você pode transformar uma postagem de blog em um vídeo. Ou um infográfico para compartilhar nas redes sociais.
Esta é uma maneira econômica de criar mais conteúdo. Tornando-o ideal para pequenas empresas com recursos limitados.
6. Dificuldade em gerar leads ou conversões
Gerar leads e gerar conversões são duas das capacidades mais importantes de qualquer negócio de sucesso. Mas essas são coisas que muitas pequenas empresas lutam para fazer.
Encontrar e interagir com clientes em potencial já é difícil por si só, especialmente com recursos limitados à sua disposição.
Mas converter esses leads em compradores é ainda mais difícil – e essencial para o crescimento do seu negócio.
Como gerar mais conversões com seus esforços de marketing
Se o seu objetivo é gerar leads em vez de realizar vendas imediatas, você pode usar anúncios de geração de leads.
São anúncios online projetados especificamente para gerar leads. Você pode então converter esses leads em clientes por meio de outro canal, como por telefone ou e-mail.
Muitas plataformas de publicidade permitem criar anúncios especificamente para geração de leads. Como o Google Ads:
Você pode então otimizar o texto do anúncio e as páginas de destino para que os visitantes insiram seu e-mail ou número de telefone. Isso pode ser particularmente útil para pequenas empresas em seus estágios iniciais que ainda não têm muitos clientes.
Se você deseja converter seus visitantes em clientes, você precisa otimizar seu site para atrair visitantes e fazê-los querer agir.
Para começar, certifique-se de que seu site seja amigável, responsivo a dispositivos móveis e tenha CTAs (frases de chamariz) claras.
Aqui estão algumas dicas rápidas para criar CTAs otimizados que geram conversões:
- Mantenha-os consistentes : pedir aos visitantes que realizem muitas ações diferentes pode fazer com que eles não realizem nenhuma ação. Portanto, tente manter uma ação preferida em cada página, como inscrever-se em uma lista de e-mail ou adicionar um item ao carrinho.
- Posicione-os estrategicamente : considere colocar seu CTA próximo a uma imagem do produto. Ou junto com críticas ou depoimentos positivos para enfatizar a credibilidade.
- Destaque-os : use altos níveis de contraste para destacar seus CTAs na página. E certifique-se de usar fontes claras de tamanho apropriado para cada tipo de dispositivo.
7. Medindo seu sucesso de marketing
Avaliar a eficácia dos seus esforços de marketing é essencial para saber se você está investindo nas áreas certas.
Mas, como é um tema comum em todos esses desafios de marketing que as pequenas empresas enfrentam, as limitações de equipe, tempo e outros recursos podem dificultar a medição precisa e eficiente de seus esforços.
Sem métricas claras para acompanhar e meios para rastreá-las, é difícil saber se suas estratégias estão valendo a pena.
Como monitorar seu desempenho de marketing como uma pequena empresa
Primeiro, volte ao seu plano de marketing. Pense nas metas que você definiu e nas métricas que estabeleceu para avaliar o sucesso. Podem ser métricas como tráfego orgânico, leads gerados por mês ou uma taxa de conversão desejada.
Em seguida, implemente os processos e ferramentas certos para rastrear essas métricas principais.
Por exemplo, se o seu objetivo de marketing é direcionar mais tráfego orgânico para o seu site, use uma ferramenta como o Google Analytics . Vá até o imóvel que deseja analisar e clique em “ Relatórios ” > “ Aquisição ” > “ Aquisição de tráfego ”.
Você verá um gráfico de suas principais fontes de tráfego, junto com uma tabela detalhando isso com outras métricas. Como tempo médio de engajamento e conversões.
Outra ferramenta útil para rastrear várias métricas de marketing em uma pequena empresa é a ferramenta Listing Management da Semrush . A ferramenta pode ajudá-lo a entender onde sua empresa está listada e se você tiver algum problema com essas listagens.
Mas você também pode acompanhar suas classificações locais. O que é especialmente útil para empresas que buscam direcionar tráfego por meio de SEO local.
Outra métrica de marketing útil a ser monitorada é o número de avaliações que você recebe. Avaliações positivas são ótimas para construir a confiança de clientes em potencial. E eles podem impactar sua taxa de conversão.
Com a ferramenta Listing Management , você pode monitorar avaliações em todos os locais da sua empresa. E você pode até responder a esses comentários sem sair da ferramenta.
Supere os desafios de marketing para pequenas empresas com as ferramentas certas
Usar as ferramentas certas pode simplificar seus esforços de marketing. E torná-los mais eficazes.
Mas nem todos são feitos para pequenas empresas.
Procure opções econômicas e fáceis de usar que possam agilizar tarefas importantes que geralmente exigem mais recursos. Como gerenciamento de mídia social e marketing de conteúdo.
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