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Gestão Escolar: Como Usar esse Recurso em seu Curso Online?

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Você sabia que é possível aprender muito com gestão escolar e usar esse recurso para aprimorar seu curso online?

As escolas trabalham com ensino há muito tempo e ampliaram o conceito de gestão escolar para gerir melhor os recursos da instituição de ensino e otimizar o aprendizado dos alunos.

Mas por que você precisa entender sobre isso se seu objetivo é dar aulas online?

Independentemente da maneira de entrega, tanto cursos presenciais quanto online têm o objetivo de passar o conhecimento.

Sendo assim,  um bom curso online deve entregar conteúdo de valor, estimular o aluno e agregar conhecimento verdadeiro. Para isso, é preciso ter planejamento e gestão.

Caso contrário, você corre o risco de não entregar para o aluno todo conteúdo que prometeu.

Para te ajudar com isso, separamos 6 pilares da gestão escolar que podem ser aplicados em seu negócio.

O que é gestão escolar?

Gestão escolar é um conceito muito mais amplo do que a administração de uma escola.

A administração escolar (utilizada no passado), era focada nos recursos e em como usá-los na instituição de ensino.

O foco na gestão escolar é o aluno como centro. Portanto, ela é pensada com o objetivo de passar o conhecimento inclusivo, atento à rotina do aluno e o que é comum no seu cotidiano.

Se você parar para pensar, isso se encaixa muito bem nos cursos online. Afinal, um dos motivos que leva um aluno a optar por essa modalidade de ensino é justamente poder estudar quando e de onde quiser, além de aprender de acordo com seu ritmo.

Na gestão escolar, esses pilares têm individualidade e são independentes, mas funcionam juntos para melhorar o todo.

Isso serve para atingir a meta principal, que é aumentar a eficiência das instituições educacionais e melhorar a qualidade do ensino.

Começou a perceber como isso pode te ajudar no seu curso online?

Para que você entenda melhor, vamos explicar cada pilar da gestão escolar.

1. Gestão administrativa

A gestão administrativa é o primeiro pilar sobre o qual falaremos.

Pode parecer estranho falar de administração para cursos online, mas acredite, se você já começar seu negócio pensando como um empreendedor, toda administração fluirá melhor.

Na parte administrativa está inclusa a cordenação de recursos físicos, financeiros e materiais, como a compra de equipamentos para que as propostas pedagógicas funcionem.

Se você está criando um novo negócio, é aqui que pensará em gastos como:

  • Compra de equipamentos para gravação de aulas;
  • Aluguel ou compra de um local para abrir uma empresa;
  • Compras e manutenções em geral.

No passado, as instituições de ensino acreditavam que esse era o pilar mais importante da gestão escolar.

Porém, como já dissemos aqui, hoje já se sabe que integrar todos os pilares é o que faz com que a gestão seja mais eficiente.

2. Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é aquela referente à organização, administração e planejamento de toda parte educativa. Ou seja, o foco aqui é em encontrar maneiras de ensinar mais e melhor.

A meta principal da área pedagógica é melhorar as práticas educacionais. Para isso é importante a colaboração dos professores, diretores e coordenadores da escola, que vão descobrir maneiras mais efetivas de ensinar.

Em um curso online, a gestão pedagógica pode ser aplicada na hora de decidir qual formato de conteúdo pode beneficiar mais o aluno e ajudá-lo a entender melhor o que está sendo ensinado.

Pense em:

  • Atividades que motivam o aluno a continuar estudando;
  • Conteúdos que despertam o interesse;
  • Estratégias para que o conteúdo seja aprendido como um todo.

A gestão pedagógica é um pilar muito importante da gestão escolar por estar diretamente ligado à atividade principal no setor educacional: o ensino em si.

Portanto, é importante pensar nas maneiras como você pode compartilhar seu conhecimento, independentemente de estar em uma sala de aula online ou presencial.

3. Gestão de recursos humanos

Essa é uma parte ligada à organização pessoal.

A gestão de recursos humanos é um pilar bastante sensível, que lida com a comunidade, com os alunos, com os professores, com os funcionários e todos que participam do ambiente escolar.

Esse setor deve ouvir e prestar atenção nas dores e necessidades das pessoas, para manter a satisfação do ambiente.

E no ambiente virtual?

A gestão de recursos humanos cuidará não apenas no momento que você estiver expandindo seu negócio e, por isso, precisa contratar pessoas para trabalhar com você, mas também na hora de entender as características de sua persona.

4. Gestão financeira

A gestão financeira cuida das verbas e direciona os recursos, distribuindo da melhor forma para diferentes setores da escola.

Portanto, é aqui que você organiza seu fluxo de caixa, cálculos de custos, definições de orçamentos e outras atividades financeiras que impactam na gestão administrativa e pedagógica.

Percebe a importância da integração de todos esses pilares?

Certamente, uma gestão financeira estruturada, com decisões certas, é fundamental para garantir o bem-estar de outros pilares.

Ao criar um curso online, você utilizará a gestão financeira para:

  • Definir o valor de seu produto;
  • Calcular corretamente os gastos para entender qual é seu lucro no final de cada mês;
  • Entender quais são os recursos financeiros que você tem e em quais áreas de seu negócio deve investir mais;
  • Saber exatamente quanto você pode gastar em anúncios pagos.

5. Gestão de comunicação

A gestão de comunicação impacta diretamente na gestão de recursos humanos e, por consequência, em outras áreas.

Essa é a área que cuida da boa comunicação dentro da escola, para alunos, professores e colaboradores. Mas também planeja uma boa comunicação da escola com a comunidade.

A comunicação é fundamental para que pais e responsáveis sintam-se informados e tenham um diálogo com a instituição.

Da mesma forma, a boa comunicação entre o professor online e os alunos é essencial para que todas as dúvidas sejam sanadas.

Além disso, é necessário ter canais de comunicação com os quais você consiga falar com sua audiência para entender quais são suas dores e também para divulgar seu curso para quem ainda não o conhece.

Lembra que falamos da expansão de seu negócio?

Se você já tem outras pessoas trabalhando em sua empresa, a gestão de comunicação é ainda mais importante. É ela que te ajudará a manter a comunicação interna eficiente.

Assim, todos saberão o que acontece em seu negócio e onde você quer chegar com o que está fazendo.

6. Gestão de tempo e eficiência dos processos

A gestão de tempo e eficiência dos processos está ligada ao rendimento escolar tanto dos professores quanto dos alunos e dos demais colaboradores.

O foco aqui é organizar as tarefas, distribuí-las para as equipes e priorizar o que é mais importante.

Fazer um planejamento de todas suas atividade para poder aproveitar melhor o tempo é fundamental para que todas as tarefas sejam cumpridas no prazo.

Assim, o calendário de ensino e de produção, no caso de um curso online, é atingido no prazo certo.

Para gerir o tempo e a eficiência dos processos, você precisa:

  • Perceber quais tarefas podem ser melhoradas;
  • Automatizar processos;
  • Saber quais são os maiores problemas de seu negócio;
  • Entender quais são suas prioridades.

Como está a gestão de seu curso online?

Provavelmente, você já percebeu que a gestão escolar é muito importante para manter uma instituição de ensino funcionando da melhor maneira possível.

Um curso online, como qualquer outro negócio, também precisa de uma gestão eficiente para que as metas e objetivos sejam atingidos.

Certamente, são muitos os pilares da gestão escolar, mas com certeza alguns deles vão te ajudar a melhorar seu negócio digital.

Comece definindo as metas claramente, trace objetivos para chegar nessas metas e gerencie com atenção as finanças. Tudo isso sem deixar de dar atenção aos alunos, já que eles são o centro do processo de ensino e aprendizagem.

Para o produtor de conteúdo online, além de alunos, eles também são clientes. Por isso, quanto mais pessoas satisfeitas com seu curso, melhor será sua reputação. E a reputação é uma forte ferramenta para ter sucesso em negócios digitais.

Para estabelecer um relacionamento com seu público, as redes sociais também são um ótimo canal. Mas, assim como qualquer estratégia, elas precisam ser trabalhadas continuamente e de forma organizada.

Você já tem perfil em várias mídias para se comunicar com seu público, mas este contato não tem sido tão efetivo?

É provável que você precise trabalhar melhor a administração de seus canais de comunicação.

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