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Como Marketing de Conteúdo para Redes Sociais pode mudar seu SEO!

O que é SEO

Antes de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo para Redes Sociais, é essencial entender bem o que é SEO para usar a aplicação certa para cada determinado tipo de objetivo.

Como você bem sabe, é essa mentalidade que “divide os homens dos meninos” dentro do ramo dos negócios nos dias atuais.

Essa é uma estratégia essencial se você quer destacar empresas no ambiente virtual, aumentar a visibilidade delas e, consequentemente, conquistar novos leads (possíveis clientes) e clientes efetivos, resultando no aumento de faturamento do negócio.

Afinal, antes de comprar, a maioria dos consumidores vão até a Internet pesquisar sobre o que querem e, dependendo da relação construída nesse contato, até fecham a venda por lá mesmo.

Na missão de possuir um melhor posicionamento orgânico com SEO, pode-se utilizar técnicas de Marketing de Conteúdo para envolver os consumidores.

Mas talvez você se pergunte: o que é Marketing de Conteúdo? Simples: é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente para engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de material de conhecimento relevante.

De forma que envolva e gere valor para os consumidores criando percepção positiva e convertendo isso em mais negócios.

MAS!!! Não cabe apenas escrever e “jogar” na internet.  Existem alguns pré-requisitos a serem cumpridos. Por isso, você precisa saber como atingir seu público de maneira abrangente e assertiva.

Para isso, nada melhor que usar as redes sociais mais usadas para ser conhecido e visto mais rápido.

Entenda como criar conteúdo de qualidade para as Redes Sociais

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O primeiro passo a ser dado na criação de um conteúdo de qualidade para as suas redes sociais é conhecer totalmente seu público-alvo. É preciso saber:

  • O que ele gosta;
  • Quais redes sociais ele frequenta;
  • Quais assuntos ele mais comenta em suas redes sociais favoritas.

O segundo passo é criar conteúdo para fidelizar o leitor e fazê-lo entender que você não precisa falar apenas de si mesmo. Então busque compartilhar nas mídias sociais conteúdo de outras fontes, mas que sejam relevantes ao seu público.

O terceiro passo é produzir e trabalhar em cima de planejamentos e cronogramas, pois segundo dados de 2017 da Social Media Trends, as empresas que investem em um calendário editorial definido para redes sociais apresentam uma média de visitas 2,8 vezes maior em comparação às que não se planejam.

Agora, veja abaixo tudo sobre rede social e conheça as características presentes em cada uma delas para disponibilizar seu conteúdo.

Conheça as características de cada uma das redes sociais e crie conteúdos específicos para elas

Antes de produzir e divulgar qualquer conteúdo é fundamental se questionar: este conteúdo é realmente relevante para meu público?

Essa relevância deve ser baseada tanto na solução de uma dúvida ou na satisfação de uma necessidade momentânea do usuário.

Por exemplo:

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Como pode ver, a Cacau Show trabalhou sua estratégia de Marketing de Conteúdo e oferecer a possibilidade de compartilhamento do conteúdo nas Redes Sociais.

A questão é: notou o que e como ela conversou com o público?

Ela ofereceu um conteúdo leve, bonito, com informações relevantes sobre o produto, inclusive colocou uma tabela nutricional para ser checada, e tudo isso com uma linguagem engajadora.

A partir do texto, o consumidor pôde entender e decidir se é aquele o produto que ele está buscando, principalmente quando ele ainda pôde conferir a tabela, a qual agregou ainda mais informação ao cliente.

É disso que estamos falando!

Entregar conteúdo relevante com a linguagem ideal para o seu público-alvo faz toda a diferença.

Ou seja: estratégia é tudo! Pare e planeje com cuidado sua estratégia de Marketing em mídias sociais, afinal ela será responsável por grande parte do seu sucesso.

Outro ponto essencial a ser levado em consideração é que os conteúdos precisam ser personalizados para cada uma das redes sociais, tanto para não correr o risco de obter conteúdos copiados, quanto pelo fato de cada rede social oferecer uma forma distinta de se comunicar.

Nesse caso, estamos falando de quando o conteúdo é criado para uma rede social específica. Diferente da Cacau Show, nesse caso, pois ela criou o conteúdo do site e permitiu que os usuários o compartilhe nas redes sociais.

Mas para explicar melhor selecionamos algumas das redes sociais mais usadas no Brasil e apresentamos algumas dicas de como criar conteúdos adaptados às suas especificidades, de acordo com os princípios do Marketing de Conteúdo.

Facebook

O Facebook é a Rede Social mais usada no Brasil e no mundo!

Até o fim de junho de 2017 ele contava com 2 bilhões de usuários, sendo por volta de 110 milhões de usuários brasileiros registrados e aproximadamente 50 milhões de páginas de marcas, empresas e personalidades.

Investir em Marketing de Conteúdo para Redes Sociais como o Facebook não é tarefa tão complicada, pois a rede trabalha com diversos formatos de conteúdo.

O difícil é saber articular tudo de maneira estratégica, adequando-se ao seu público-alvo e ao posicionamento da própria empresa, sem fugir do objetivo estipulado na hora de montar sua estratégia de Marketing Digital nas redes sociais.

A Coca-Cola é uma das empresas que trabalha bem esse conceito nas Redes Sociais. Confira:

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De maneira engraçada e simples, a Coca trouxe o espírito Natalino para essa publicação.

Ela brincou com um ditado popular e trabalhou a divulgação da Coca-Cola Zero Açúcar em uma divulgação rica em texto, gif e hashtags.

Mas calma aí, o que é essa hashtag #PraCegoVer?!

Pois é, a Coca foi ainda mais além!

A #PraCegoVer é um projeto da baiana Patrícia Braille que visa disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a audiodescrição (tradução e transformação de imagens em palavras) de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual.

Mas enfim, o projeto é incrível e você pode entendê-lo melhor em sua página do Facebook.

O legal aqui é entender que além do conteúdo da Coca que trabalhou linguagem ideal do público-alvo e divulgou o produto em pauta, a marca ainda utilizou a postagem para fazer um incentivo a um projeto social, disseminando ainda mais o conceito nas Redes Sociais

Bacana, não é?

Então faça como a Coca e não deixe de inovar! Hoje é possível investir em vários formatos de conteúdo no Facebook e alguns pontos são fundamentais para adquirir resultados benéficos, tais como:

  • Uso de lives (transmissões ao vivo);
  • Respostas aos comentários feitos em sua página ou perfil;
  • Postagens que influenciam no engajamento do público;
  • Não “floodar”, ou seja, não postar conteúdos repetidos em um intervalo curto de tempo;
  • Criação de grupos, concursos e eventos.

LinkedIn

O LinkedIn tem cerca de 300 milhões de usuários cadastrados em mais de 200 territórios. Dentre eles, o Brasil é o terceiro país com maior público do mundo presente na rede social.

Olha aí a chance de trabalhar o Marketing de Conteúdo nessa rede social!

O LinkedIn é uma rede social corporativa e para quem sabe dosar os conteúdos com tons formais e informais, achando um meio termo adequado para o seu negócio, encontra a receita de um conteúdo atrativo e interessante.

Essa rede social não é tão versátil quanto a citada no tópico anterior, um dos conteúdos mais buscados pelos usuários no LinkedIn é a respeito de dados e insights sobre as empresas, tais como o tráfego do seu negócio, o quadro de funcionários, as metas conquistadas e assim por diante, pois isso demonstra como estão as empresas em números exatos.

Mas olha só um exemplo de postagem do Bradesco:

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Mesmo sendo uma rede corporativa que necessita de conteúdos mais sóbrios, o Bradesco é um exemplo de empresa que sabe dosar bastante o tom das palavras para tornar as postagens atrativas e interessantes, mesmo sem sair da linha adequada do negócio.

Aqui o Bradesco apresentou a nova vertente de negócio do banco de maneira informativa, criativa e interativa.

O banco usou, além do conteúdo textual, um vídeo para tornar o conteúdo mais palpável e olha quem apareceu novamente! Sim, a #PraCegoVer!

Ou seja, o LinkedIn também permite inovações, tal como o apoio a projetos, uso de hashtags, vídeos e assim por diante.

Bastante didático, não?

Não é à toa que a empresa conta com mais de 200.000 seguidores no LinkedIn!

Além disso, é válido investir em postagens de anúncios sobre vagas, mudanças na empresa que possam interessar ao público, novidades na administração e informações que demonstrem vantagens sobre a concorrência.

Lembre-se: Não é necessário usar o ultra formalismo. Sua empresa pode ser leve, engraçada e tudo o que ela deseja sem perder o “feeling” do LinkedIn.

Formas interessantes de trabalhar o Marketing de Conteúdo nessa rede social também podem ser feitas através de:

  • Espaços disponibilizados para discussões;
  • Realizar posts com integração do SlideShare;
  • Guest posting como a chave do sucesso.

Instagram

O Instagram tem 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia.

Com essa rede social as empresas têm um canal para transmitir o espírito do negócio de uma maneira mais humanizada e próxima ao público.

Além disso, por ser constituída de fotos e vídeos, a rede social é perfeita para exibir os seus produtos, ser criativo e entreter a sua audiência.

Uma empresa que vem sendo ótima referência em Marketing de Conteúdo para Redes Sociais é a Marisa. Dê uma olhada na postagem:

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Além de uma imagem de incrível qualidade, a empresa falou do produto de maneira simples, porém atrativa.

Imagine se a empresa fosse fria, desinteressante e se expressasse com uma linguagem completamente rebuscada. Nada bacana, não é? Ainda mais para o caso de falar sobre preços. Por isso existe toda a estratégia planejada por trás de cada postagem.

O Instagram está em aprimoramento constante. Essa é uma das Redes Sociais que mais passou por atualizações, uma delas é a adição dos “stories”, por exemplo, no qual as imagens e vídeos ficam expostas por 24h, oferecendo uma ação mais dinâmica e uma nova forma de produção de conteúdo para redes sociais.

Uma boa estratégia de divulgação no Instagram conta com:

  • O uso de #hashtags;
  • A produção de stories;
  • As reportagens de conteúdos divulgados;
  • Integração com outras mídias sociais.

O Instagram, assim como o Facebook, comporta conteúdos bastante diversificados, tornando-se uma rede social bastante dinâmica e interativa. Sendo assim, saber usar essa rede social a favor de um bom plano de Marketing de Conteúdo é assertivo e gera grandes resultados para o negócio, desde visibilidade até o aumento de vendas.

YouTube

O YouTube é uma das Redes Sociais mais usadas no mundo, inclusive, é a segunda delas.

Ele conta com cerca de 82 milhões de usuários ativos no Brasil, tornando-o a segunda rede social mais usada no país também.

A cada minuto a plataforma de vídeos ganha 100 horas de novos vídeos e 6 bilhões de horas de vídeo são vistas todo mês no Youtube.

A rede passa por constantes atualizações, principalmente a respeito de suas políticas internas, por isso é importante estar atento a qualquer mudança na hora de assegurar a permanência de seus vídeos em sua plataforma.

Para trabalhar o Marketing de Conteúdo para Redes Sociais como o YouTube é necessário seguir algumas dicas:

  • Descubra o formato ideal de vídeos (Tutoriais, bastidores, música, palestras, jogos ou vlogs) a partir do estudo do seu público-alvo;
  • Conte histórias, não se prenda apenas a conteúdos institucionais, torne-os mais dinâmicos e interessantes;
  • Utilize com qualidade e criatividade as anotações e legendas do vídeo.

O YouTube oferece um mundo de opções para produção de conteúdo, mas o primeiro passo é saber o que realmente agrada seu público. Depois é começar a investir em material de qualidade.

Exemplo:

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O Nubank tem investido muito em produção de vídeos como estratégia de marketing digital para redes sociais, nos quais eles explicam sobre o produto, como ele funciona, oferece passo a passo das ações, como lidar com o aplicativo deles e assim por diante.

Essa prática traz o usuário mais para perto da Instituição, afinal eles usam exatamente a linguagem do público-alvo da empresa dentro e fora das Redes Sociais. Com isso eles estão ganhando cada vez mais força e solidificando a marca no mercado.

Google Plus

Embora não pareça, essa é uma das mídias sociais mais usadas pelos brasileiros, fazendo o maior sucesso entre pessoas de 45 a 60 anos.

A maior vantagem do Google+ é a sua capacidade de integração com os outros produtos Google (buscas, Youtube, Hangout, e-mail etc.).

Para ter um conteúdo para redes sociais de destaque no G+:

  • Crie círculos de interesse;
  • Nutra comunidades;
  • Faça contatos através do Hangouts.

Sabe quem é muito famoso por lá?

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Ele mesmo! Snoop Dogg.

O cara tem mais de 9 milhões de seguidores!

E não é apenas ele que vemos por lá. Britney Spears também faz sucesso, Marck Zuckerberg e até mesmo o Terra, site de notícias.

A rede social permite sincronizar os serviços do Youtube ao Vivo, chamando os usuários a participar de suas transmissões e acompanhar em tempo real tudo o que é exibido em seus vídeos.

Para isso, planeje conteúdos dinâmicos, como palestras, eventos de demonstração e até mesmo um perguntas e respostas ao vivo com o seu público, sempre focando no tipo de atração que faz mais sucesso no seu mercado de atuação.

Outra forma de investir em marketing nas redes sociais é o Twitter.

Twitter

O Twitter tem mais de 1 bilhão de usuários e 46% deles tuitam pelo menos 1 vez por dia. Com isso, todos os dias são postados cerca de 500 milhões tuítes.

Dentre as Redes Sociais de sucesso, essa tem uma particularidade muito importante: o limite de caracteres, 140 especificamente. Embora atualmente ela tenha expandido esse limite quando o conteúdo é postado junto à links, imagens, gifs e vídeos. Isso faz com ela se torne mais despojada e muito mais voltada para cotidianos, por exemplo.

Para a produção de um bom conteúdo e uma prática assertiva de Marketing nas redes sociais:

  • Esteja atento aos Trending Topics (assuntos mais comentados do momento);
  • Não se preocupe apenas com os 140 caracteres, afinal o Twitter já permite o uso de uma quantidade maior de caracteres, desde que junto ao texto seja trabalho um vídeo, imagem, gif ou afim;
  • Compartilhe e divulgue vídeos, gifs e tudo mais que você quiser.

Lembre-se sempre de variar nas suas postagens, mas mantendo sempre a linguagem e a identidade visual definidas para sua empresa.

Dica: Bom humor é sempre um ponto positivo! Principalmente na criação de conteúdo para mídias sociais tão dinâmicas como o Twitter.

Confira exemplos de marcas que souberam encarar a situação e as interações com bom humor, por mais atípicas que elas fossem:

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Com certeza, essas marcas dominaram a situação, fizeram a alegria de seus usuários nas Redes Sociais e geraram uma imagem positiva neles.

Como, então, melhorar o SEO com tudo isso?

É um processo lógico e bastante simples:

Se você está nas redes sociais, está onde seus consumidores está.

Estando diante deles, cabe agora atingi-los da melhor maneira possível com algo que seja, ao mesmo tempo, interessante e relevante.

Posicionamento de marca:

Se o usuário sempre te vê por ali, relacionado a um produto ou serviço, ele passa a entender que você é referência no assunto.

Então, busque formas de se relacionar com seus seguidores com conteúdo de qualidade, interações e o que for preciso para manter esse importante canal de comunicação sempre ativo.

Aproveite a visibilidade:

As redes sociais podem te levar a um patamar que você nunca antes imaginou. Faça um bom trabalho, aposte em estratégias criativas e veja como você ganhará visibilidade rapidamente.

Como os botões de compartilhamento e comentários são muito fáceis de serem usados, os usuários não pensam duas vezes em clicar se gostarem do que estão vendo;

Integre site com redes sociais:

Lembre-se!!!

Você precisa fazer com que suas redes sociais sejam uma extensão de seu site e vice versa. Isso faz com que todos fiquem conectados em ambos os locais e com isso, gere tráfego qualificado.

Essa dica é muito importante, principalmente, se você trabalha com vendas e precisa levar o usuário da rede social para uma página de compra.

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