O que é PUV? Encontre a Proposta Única de Valor da sua Empresa

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Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e a necessidade de se destacar, entre as diversas ofertas do mercado, só aumenta. Por isso, algumas estratégias, como a PUV, se tornaram ainda mais necessárias neste cenário.

Segundo o Ministério da Economia, “em 2020 foram abertas 3.359.750 empresas, um recorde”. O mesmo boletim aponta que “houve um aumento de 6% na abertura de negócios em relação ao ano anterior”.

Também, levando em consideração as facilidades que o universo digital traz, esse número tende a ser ainda maior, ao longo do tempo.

Por isso, é importante que você entenda o conceito de PUV, por que ela é tão importante para um empreendimento e como você pode construí-la de maneira eficiente e que contribua para atrair os clientes certos.

Continue a leitura até o final e descubra o que é, por que tê-la e como fazer uma Proposta Única de Valor para o seu negócio

O que é uma Proposta Única de Valor, ou PUV?

PUV, ou Proposta Única de Valor, é um conceito que define, em uma frase, o que uma empresa entrega. É a essência de uma marca, que mostra o que ela tem de diferencial, ou seja, em que ela se destaca em comparação aos concorrentes no mercado.

O objetivo da PUV é demonstrar a singularidade de uma empresa, mostrando, resumidamente, o que ela é, qual dor resolve, qual é a segmentação do público a ser impactado e como ela faz isso.

Por que é importante definir a PUV do seu negócio?

Ter uma Proposta Única de Valor definida é fundamental para qualquer empreendimento, uma vez que aumenta a percepção de valor da sua marca, fazendo com que ela tenha um melhor posicionamento de mercado.

Além disso, a PUV é uma ótima estratégia para unificar o discurso dentro da própria empresa. Com isso, todas as campanhas e ações de marketing, linguagem utilizada e discurso de vendas, por exemplo, serão elaboradas pensando nesta proposta.

Isso faz com que a empresa transmita maior autoridade e consistência para o público. E, mais uma vez, se destaque dos seus concorrentes.

Como encontrar a Proposta Única de valor do seu negócio?

Agora, você já entendeu que é indispensável construir uma proposta única de valor e que ter essa frase elaborada traz diversos benefícios para o seu negócio.

Mas, neste texto, vamos mostrar como você pode encontrar a PUV para o seu empreendimento, considerando 5 orientações essenciais.

1. Analise os seus concorrentes

Primeiramente, uma boa forma de iniciar sua proposta é analisar a concorrência. Porque não basta saber apenas dos objetivos da sua empresa sem entender o que as outras empresas estão entregando de valor para o mercado.

Mas, atenção: analisar seus concorrentes não significa copiá-los. Pelo contrário, significa que você precisa se diferenciar daquilo que já está sendo oferecido, e mais, fazer com que a sua proposta seja mais atrativa e interessante para o seu público.

2. Entenda a sua persona

Conhecer o perfil e as dores do público por meio de uma persona bem definida é indispensável em qualquer estratégia comercial. Pois ajuda a entender de que maneira a marca pode solucionar essa dor.

Além disso, quando você tem essa persona desenhada, os seus esforços serão direcionados pelos interesses desse público específico. Inclusive, a criação da sua PUV. Ou seja, a grande essência da sua marca precisa atender diretamente as necessidades e anseios dessa persona.

3. Conheça a sua marca e as soluções que você oferece

Algo que muitos empreendedores ainda têm dificuldade é conhecer, de fato, o próprio negócio. Pode parecer um tanto quanto controverso, mas dominar as suas soluções e colocar esse entendimento em poucas palavras não é uma tarefa fácil.

Por isso, é importante dedicar um tempo para uma reflexão e estudo sobre sua própria empresa. Porque assim, você vai entender o que de fato a sua empresa está se propondo a entregar e sua comunicação ficará mais clara e direcionada.

4. Tenha foco e objetividade

Também é importante focar em atender um segmento mais específico do público e tratar uma dor ou necessidade específica, em vez de tentar abraçar uma base de usuários ampla demais. Isso dificulta identificar e comunicar a PUV.

Então, uma boa dica é identificar qual é a principal demanda que sua empresa vai “mirar”, como ela vai solucionar esse problema e para quem.

Outras soluções podem surgir no decorrer do tempo, mas o propósito final das suas atividades devem seguir um único objetivo, para que o seu público entenda com clareza qual é a sua Proposta Única de Valor e seja atraído por ela.

5. Coloque-se no lugar do público

No processo de construção de uma PUV, o exercício de se colocar no lugar do outro é muito valioso. Essa é uma maneira de enxergar o seu negócio sob uma ótica diferente da que você está acostumado.

Por isso, vale a pena colocar em prática a empatia e tentar ver o mundo sob a perspectiva do cliente. Isso te ajudará a entender com precisão quais os principais diferenciais da sua marca ou produto, fazendo com que você entregue uma proposta ainda mais relevante.

Exemplo de Proposta Única de Valor

De maneira prática, é possível se inspirar em uma fórmula para elaborar uma Proposta Única de Valor. A ideia é pensar em uma frase, levando em consideração os tópicos que foram pontuados acima, da seguinte maneir

O produto oferece o benefício para o público parar de sofrer com o problema ou os problemas por meio do método X.

Para exemplificar, vamos pensar em uma empresa fictícia que vende produtos de cuidados com a pele. A marca “Care” poderia ter uma PUV assim:

A linha de produtos Care oferece bem-estar e saúde para mulheres modernas pararem de sofrer com a falta de tempo para cuidar da pele por meio da rotina 5 minutos diários.

As palavras grifadas mostram exatamente as palavras chaves, elas são as expressões responsáveis por deixar claro qual é o produto, o que ele oferece, para quem, qual a dor que ele soluciona e como.

Pronto! Está resumido, em apenas uma frase, o objetivo e diferencial da marca.

Atraia o público certo

Ter uma Proposta Única de Valor bem construída faz toda a diferença para o seu negócio. Além de posicionar a marca de maneira sólida e mostrar autoridade para o mercado, ela dá um norte para toda a empresa trabalhar em função de um só objetivo.

Desta forma, a comunicação ficará alinhada, os projetos serão mais objetivos e claros e o seu propósito fará muito mais sentido interna e externamente.

Com uma PUV eficiente, cada vez mais o público certo será atraído para a sua marca. E, a partir daí, a sua missão é transformar esses novos clientes em fãs. Porque não basta apenas atrair, o seu cliente precisa prosseguir em encontrar valor na sua solução.

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