Você se preocupa com o pós webinar, tanto quanto se preocupa com a divulgação e realização do webinário em si?
Se a sua resposta não foi um grande SIM, é hora de repensar algumas coisas.
As primeiras 48 horas depois do fim de um webinar são cruciais para o sucesso da estratégia de marketing digital que inclua a realização de um seminário online.
Isto porque esse é o melhor momento para continuar o diálogo com os participantes, incluindo os que não compareceram no evento ao vivo. Afinal, nem todo mundo que se inscreveu participou da transmissão ao vivo. Mas todos os contatos que souberam do evento ainda estarão quentes!
De acordo com uma pesquisa da ClickZ, uma das principais agências especializadas em marketing digital no mundo, apenas 16% dos entrevistados preferem assistir a um webinar ao vivo. Os outros 84%, acabam optando por replays destas transmissões.
E para quem aposta na realização desta estratégia, este é apenas mais um motivo que exemplifica a importância de ações pós webinar, junto aos clientes.
Por isso, listamos as 5 ações indispensáveis para você continuar com o engajamento do público nas alturas, mesmo durante o pós webinar.
O que fazer para manter os resultados e o relacionamento no pós webinar
O acompanhamento dos espectadores e possíveis futuros clientes no pós webinar é tão importante quanto a própria promoção e divulgação do evento.
Mas como fazer essa etapa ser tão estratégica quanto as fases anteriores? Dê só uma olhada:
1. As dúvidas durante o webinar são como potes de ouro para outros conteúdo
Quais foram às informações que você conseguiu recolher após fazer o webinar?
Anote e registre todas as dúvidas e discussões que a sua audiência levantou na transmissão ao vivo.
Pois, ainda que elas tenham sido discutidas e aparentemente finalizadas ali, podem virar ideias para outros conteúdos, como blogposts, infográficos ou podcasts. E que podem, inclusive, ser distribuídos no pós webinar.
Esses conteúdos não servem apenas para quem estava no evento, mas também para quem não conseguiu participar.
Nós já sabemos que conteúdo rico é aquele que realmente ajuda o público, não é mesmo? Então, nada melhor que utilizar as dúvidas deles para gerar novos materiais ainda mais valiosos.
2. Envie mais que um e-mail de agradecimento pós webinar
É cordial e até mesmo usual, que os promotores de webinars enviem emails no pós webinar agradecendo ao público que acompanhou a transmissão.
O ideal, nesta situação, é enviar emails para os participantes no prazo de até 24 horas após a transmissão ao vivo.
Neste email, inclua tudo o que você eventualmente prometeu aos participantes ou inscritos, como uma cópia da apresentação de slides, um link para a gravação do evento, outra garantia ou mesmo uma promoção exclusiva.
Ou mesmo qualquer outra coisa que dê àquele público a sensação de exclusividade e importância.
Mas vá além de um mero email de agradecimento pela audiência. Mantenha o seu público conectado ao conteúdo que você transmitiu e já o prepare para saber que o seu negócio continuará oferecendo conhecimento e informações a ele.
Vale disponibilizar alguns materiais ricos e exclusivos em forma de agradecimento especial à quem compareceu.
3. Dê atenção a quem não compareceu ao webinar
É normal que nem todos os inscritos comparecem ao webinar. Imprevistos acontecem, as pessoas se esquecem ou mesmo não conseguem se programar corretamente para ver a transmissão ao vivo.
Mas só o fato da pessoa ter feito inscrição no webinar, já demonstra o interesse que ela teve no seu conteúdo. E isso não pode ser deixado de lado.
Sempre vale mandar um e-mail mostrando que sentiu falta daquela pessoa, dando a ela um link para a gravação do seminário, bem como qualquer discussão relevante que ocorreu e informações sobre o próximo webinar que você irá organizar.
Mantenha, no pós webinar, o interesse dessa pessoa ativo. Pois se ela perceber que perdeu muito ao não acompanhar o evento ao vivo, irá se programar para não perder o próximo.
4. Segmente os participantes da sua base – eles são especiais
Os participantes de um webinar que você promoveu, certamente estão à frente no que diz respeito ao contato com o seu negócio, em relação aos que não participaram.
Por isso, estes merecem ter uma comunicação diferenciada. Até porque, estão mais próximos de comprar algo do seu negócio, se é que já não compraram.
No entanto, você pode dividir seus participantes em três categorias dentro de um funil de vendas: “pronto para vendas”, “precisa ser nutrido” e “não é adequado”.
- Pronto para vendas
Essas são as pessoas que, no pós webinar, solicitaram diretamente uma reunião de vendas, uma avaliação gratuita, uma demonstração, ou mesmo mais informações sobre o seu produto ou serviço.
Esta é a parte do funil de vendas no qual as pessoas estão prontas para receberem uma proposta ou oferta. Dê prioridade a estes contatos.
- Precisa ser nutrido
Essas são as pessoas que classificaram o seu webinar muito bem, têm interesse em mais informações sobre os produtos do seu negócio e fizeram perguntas, tendo alta participação durante a transmissão on-line.
Elas podem não estar prontas para comprar agora, mas querem se manter informadas. E é o seu papel mantê-los alimentados com conteúdos relacionados à sua marca.
- Não é adequado
Essa é categoria das pessoas que não se encaixam no perfil de cliente do seu negócio e que não são compatíveis com a sua persona.
Essa pessoa pode ser um estudante ou alguém que não tem poder de decisão na empresa em trabalha, por exemplo. Ou seja, não é um bom lead para o seu produto ou serviço.
Podem ser ainda aqueles que tenham classificado mal o seu webinar e não tenham encontrado valor no conteúdo dele.
Não se pode agradar todo mundo. E o melhor a se fazer, neste caso, é focar naqueles que gostaram de seu webinar e estão prontos para darem o próximo passo com o seu negócio.
5. Crie canais de comunicação exclusivos para essa audiência
Esta é uma dica muito valiosa. Crie uma campanha de incentivo durante o pós webinar.
O objetivo dessa campanha será manter envolvidos aqueles que mais participaram do seu webinar e movê-los pelo seu funil de vendas para que eles se tornem seus clientes.
Uma dica também muito boa para manter esta conexão é criar grupos no Whatsapp ou no Facebook. Assim, você consegue manter as discussões que nasceram durante o webinar ativas e até mesmo tornar possível ter mais proximidade dessas pessoas.
Bônus! Não descuide da pessoalidade pós webinar
Acompanhar os seus clientes no pós webinar ajuda a identificar o que você está fazendo bem e também a compreender o que é possível de melhorar no futuro.
É importante manter-se próximo do público depois do fim do webinar da mesma forma que se manteve durante ele.
O seu público irá se sentir mais íntimo da sua marca depois do evento ao vivo. E isso é um ponto forte ao seu favor na hora de mantê-los engajados.
O que você faz no pós webinar é tão importante quanto o próprio seminário ao vivo em si. E tomar ações nesta etapa é algo fundamental para que você não perca oportunidades importantes de alcance, conversões e relacionamento com os seus clientes.
Agora que você já sabe como manter o engajamento pós LIVES que tal transformar sua transmissão ao vivo em uma videoaula e aproveitar ainda mais seus conteúdos?
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