Se o seu blog de negócios não tem visibilidade orgânica e mal registra as pegadas do seu público-alvo, você sem dúvida estará procurando idéias sobre como atrair seus usuários.
Infelizmente, muitos recursos online sugerem encontrar idéias de posts para blogs de maneira aleatória e nem sempre eficaz, por exemplo navegar nas redes sociais e analisar os comentários, enviar pesquisas de opinião à seus leitores e até mesmo usar geradores de idéias para blogs.
A principal desvantagem desses métodos, no entanto, é a falta de dados que comprovem o interesse geral do público.
Como você sabe se os tópicos escolhidos são capazes de atrair e engajar uma parte significativa do seu público-alvo?
Uma coisa é certa: pesquisar tópicos para o seu blog é uma tarefa que precisa de uma estratégia.
Vamos direto ao fluxo de trabalho completo para compilar um plano de conteúdo para o blog de negócios, usando uma abordagem estratégica e orientada por dados.
Como encontrar idéias para postagens no blog:
- Paso 1. Delinear sua estratégia do Blog
- Paso 2. Identificar os principais tópicos do Blog
- Paso 3. Expandir sua lista de tópicos
- Paso 4. Filtrar e agrupar seus tópicos
- Paso 5. Identificar títulos potenciais
- Paso 6. Priorizar tópicos com base em seus objetivos
Passo 1 Delinear sua estratégia de blog
Uma estratégia documentada vem antes de tudo. Aqui estão as etapas que você precisará executar para definir uma para o seu blog.
Se você já possui uma estratégia abrangente para seus propósitos, personas e metas, pule para o Passo 2 para identificar os principais tópicos do seu blog.
Determinando o objetivo do blog de negócios
Isso vai ajudar a definir metas claras para todo o conteúdo do seu blog. Pergunte-se
- Por que você precisa de um blog?
- Qual área do seu negócio você está tentando melhorar com o seu blog?
- O que você espera que seu público faça depois de ler seu conteúdo?
Analise como o conteúdo do seu blog se encaixa na sua estratégia geral de conteúdo e, por sua vez, que tipo de conteúdo as pessoas querem ver, dependendo do estágio da jornada do comprador em que estão no momento da visita.
O objetivo do seu blog pode ser:
- Atrair tráfego de qualidade;
- Gerar leads;
- Atrair conversões; ou
- Educar seus usuários sobre o seu produto.
Depois de identificar o estágio e o objetivo, você vai entender melhor quais tópicos são mais adequados para o seu blog e quais podem ser melhores para outras páginas.
De acordo com o CMI, 31% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B e B2C consideram os posts no blog o tipo de conteúdo com melhor desempenho para gerar reconhecimento da marca. O HubSpot também relata que os profissionais de marketing B2B que têm um blog recebem 67% mais leads do que aqueles que não têm, por isso é importante considerar o potencial que um blog pode ter como parte de seu mix geral de marketing.
Definindo as metas do seu blog
Pense em uma meta como um passo no caminho em direção a ações lucrativas para seus negócios, seja em termos de economia de gastos ou geração de receita. Crie metas específicas e mensuráveis, por exemplo:
- Atrair X% do mercado total;
- Aumentar o tráfego orgânico em X%; ou
- Obter X% mais leads em um ano.
Dica: para acompanhar seu progresso e ver o impacto do seu blog com as métricas corretas, escolha uma estrutura de definição de metas mais adequada para o seu negócio. Por exemplo, SMART, CLEAR, KPIs ou OKRs.
Definindo seu público-alvo
Os leitores do seu blog nem sempre serão compradores dos seus produtos.
Você precisa saber o que seu público quer em um nível individual, para que você possa descobrir como atraí-los com conteúdo direcionado e otimizado.
Crie um retrato de cada persona especificando idade, sexo, interesses, educação e cargo, e explore a teoria de JTBD (Jobs to be Done) conforme recomendado em nosso Guia Completo para a Estratégia de Marketing de Conteúdo para desenvolver uma compreensão ainda mais profunda de necessidades deles.
Escolhendo o conteúdo que você vai publicar
Pense no valor que você vai trazer com seu conteúdo e como você pode se diferenciar dos blogs dos concorrentes.
Em seguida, elabore o texto da missão para o seu blog. Você pode incluir a visão exclusiva da sua empresa para o conteúdo, o valor que o conteúdo fornece, o público-alvo que ele beneficia e os princípios que ele sustenta.
Com isso em mente, escolhe o conteúdo que você vai publicar. Uma das abordagens é escolher entre dois tipos de estratégias de conteúdo, Publicações e Bibliotecas, de acordo com Andy Crestodina:
- Publicações são as últimas notícias do setor e tópicos populares que podem se tornar irrelevantes no futuro. Esse conteúdo é distribuído principalmente por e-mail e através das mídias sociais para o público inscrito.
- Bibliotecas concentram-se em conteúdo que está sempre atual, como instruções, práticas recomendadas e guias. Esse conteúdo é distribuído organicamente por meio de mecanismos de pesquisa e aumenta a visibilidade da sua marca.
Entender como você vai alcançar seu público-alvo – por meio de mecanismos de pesquisa, mídia social ou e-mail, por exemplo – pode dar um ponto de partida para fazer a sua escolha.
Dica: você não precisa escolher entre Publicações ou Bibliotecas, apenas decidir qual distribuição percentual se adapte melhor à sua estratégia de blog. Por exemplo, o Flying Hippo sugere a regra dos 80%, que consiste em publicar 80% de conteúdo sempre-atual e 20% de conteúdo oportuno.
Passo 2 Identificar os principais tópicos do blog
Identificar os principais tópicos do seu blog permite ter uma visão geral do seu futuro plano editorial.
Tome o modelo de cluster de tópicos do HubSpot como um exemplo. A idéia é identificar 5 -10 tópicos principais para o seu blog e expandi-los usando diferentes fontes de dados.
Apresentando Clusters de Tópicos
Clusters de tópicos é uma tática de SEO focada em tópicos (e não em palavras-chave) que:
- Melhoram a arquitetura do seu site;
- Ajudam o Google a descobrir conteúdo relacionado; e
- Aumentam a sua visibilidade para os mecanismos de pesquisa.
Para recriar esse modelo para o seu blog, você precisa publicar:
- Uma página de “pilar” que fala do tópico no geral e segmenta uma palavra-chave de alto volume (por exemplo, “SEO para copywriting SEO”); e
- Diversos conteúdos de “cluster” focados em palavras-chave específicas de cauda longa (por exemplo, “Como escrever conteúdo otimizado”, “O que SEO para copywriting?”).
Um cluster de tópicos, de acordo com o HubSpot, tem essa cara:
A principal vantagem desse modelo de agrupamento é que ele fornece um aumento de tráfego orgânico para todo o cluster se apenas uma única página de cluster do grupo tiver um bom desempenho – mas só se o sistema de links internos for otimizada adequadamente.
A página do pilar deve estar vinculada a cada parte do conteúdo do cluster, enquanto as partes do cluster devem estar vinculadas ao pilar.
Determinando os tópicos do seu pilar
Para determinar os tópicos de seu pilar, pense nos assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.
Nesta etapa, você precisará revisar a proposta de valor do seu produto e o retrato da sua persona.
Pense nos desafios que o seu público tem e nos desafios que o seu produto resolve para encontrar um tópico comum que você poderia abordar no seu blog.
Para identificar o tópico do primeiro pilar, comece analisando um recurso específico que resolve um problema específico do usuário. Em seguida, formule esse problema como um conceito geral, de acordo com este modelo:
Produto (ou recurso específico)> Tópico específico do problema do usuário> Tópico do pilar
Para dar um exemplo, digamos que eu tenha um blog para copywriters. Eu vendo uma ferramenta de SEO para copywriting (produto) que ajuda meus usuários a escrever textos otimizados (problema), um conceito conhecido como “SEO para copywriting” (tópico do pilar). Outros tópicos de pilar que posso definir são “marketing de conteúdo”, “gestão de conteúdo” ou outros que sejam relevantes para meu público e minha ferramenta.
Prepare 5 – 10 tópicos de pilar para manter o foco do seu blog claro e os guarde em um arquivo que você vai trabalhar mais tarde.
Como esse modelo está vinculado à atividade orgânica, verifique se os tópicos dos seus pilares são pesquisados online. Para fazer isso, analise cada tópico com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para encontrar sinônimos mais populares desses tópicos.
Liz Moorehead sugere que o tópico do pilar principal deva ter um volume substancial de pesquisas, mas nada exagerado: 500 pesquisas por mês podem não valer o seu tempo; 1.200 a 6.400 estão mais no alvo; e 33.000 são demais para considerar. Lembre-se de que esses são apenas números aproximados e podem variar significativamente de setor para setor e de país para país.
Quando você escolher seu tópico de pilar, sua próxima etapa é encontrar tópicos de cluster que você pode abordar usando diferentes fontes de dados.
Ferramentas recomendadas:
- Keyword Magic para verificar o volume das minhas palavras-chave e encontrar alternativas mais populares;
- Google Sheets para guardar a lista de tópicos.
Passo 3 Expandir sua lista de tópicos
A identificação dos tópicos principais vai levar você na direção certa para encontrar mais ideias para o seu blog.
Agora vamos fazer a pesquisa de tópicos usando várias fontes, como:
- Brainstorming;
- Palavras-chave dos concorrentes
- Tendências de pesquisa e das redes sociais; e
- Ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Brainstorming
Você provavelmente já tem um vasto conhecimento do seu setor que você pode compartilhar em conteúdos do seu blog. Convide profissionais de marketing, gerentes de produto e executivos de vendas e contas para identificar os tópicos mais relevantes para seus usuários.
Pense em tópicos como conceitos gerais, não como títulos. Estes serão os alicerces da sua futura pesquisa de palavras-chave.
Dica: não gosta de brainstorming ou não tem uma equipe? Crie pelo menos três tópicos que respondam às perguntas de cada grupo abaixo e prossiga para a próxima etapa.
1. Tópicos relacionados à indústria
O conteúdo desses tópicos pode ajudá-lo a atrair pessoas realmente interessadas em seu setor, procurando tendências ou buscando aplicar as melhores práticas.
Pergunte-se
- Quais tópicos são mais discutidos no seu setor?
- Quais são os tópicos de tendências mais recentes?
- O que os especialistas do setor estão discutindo?
- Quais são os tópicos mais controversos?
No meu caso, começaria com estes tópicos: ‘SEO’, ‘content optimization’, e ‘user intent optimization’.
2. Tópicos relacionados ao problema do usuário
A criação de conteúdo com base nesses conceitos pode ajudar a atrair pessoas que desejam resolver um problema.
Você também pode aproveitar esses tópicos usando termos de “problema ou oportunidade”. Primeiro, foque nos pontos problemáticos do seu público-alvo e, em seguida, nos benefícios que eles poderiam obter usando uma solução para esse problema. Pense em quais perguntas eles tendem a fazer com mais frequência e quais objetivos finais eles querem alcançar.
Pergunte-se
- Quais são os principais problemas das pessoas no seu setor?
- Quais medos eles têm?
- O que eles querem alcançar?
No meu caso, começaria com estes tópicos: ‘SEO-friendly content’, ‘SEO-friendly blog posts’, ‘traffic driving content’.
3. Tópicos relacionados ao produto ou serviços
Criar conteúdo relacionado a esses tópicos pode ajudar a atrair atenção de quem procura pelas soluções que você oferece. E ajudá-los a resolver esses problema.
Pense nas soluções que as pessoas precisam e como elas pesquisam sobre esses temas.
Pergunte para você mesmo:
- Com quais produtos ou serviços eu estou competindo?
- Como os usuário pesquisam por produtos como esses?
- Que produtos ou serviços são populares no meu mercado (mesmo que não sejam seu competidores diretos)?
No meu caso, os tópicos seriam ‘Análise de SEO’, ‘Análise de Conteúdo’, ‘Redação de SEO’, ‘Ferramenta para redação de conteúdos’.
O que fazer depois: Colete todos os tópicos que você identificou em um arquivo com os tópicos do pilar. Verifique se você indicou a fonte de dados ao lado de cada um deles. Esta coluna vai ajudar você a priorizar seus tópicos, entender onde encontrar mais informações e pensar na distribuição de artigos. Voltaremos a este arquivo mais tarde.
Ferramentas recomendadas:
- Topic Research para gerar a lista de tópicos populares ou para ampliar uma lista de tópicos. Descubra como gerar idéias de conteúdo usando essa ferramenta em um local específico e com base em um tópico específico que você tem em mente.
Coletando palavras-chave dos concorrentes
O próximo passo é pesquisar os tópicos relevantes que seus concorrentes diretos e indiretos abordam.
Lembre-se de que os blogs do setor também são seus concorrentes, mesmo que eles não vendam um produto como o seu. Você deve ficar de olho neles se quiser atrair tráfego orgânico em tópicos relevantes para o seu público.
Analisando o foco do blog do concorrente
Comece com os blogs de seus concorrentes e verifique as categorias usadas para revelar o foco geral deles. Lembre-se de checar as tags e, se possível, filtrá-las para ver quais categorias são mais prevalentes no blog.
Qualquer uma dessas tags ou categorias pode ser o principal pilar do seu concorrente. Pense se vale a pena adicionar algumas delas ao seu plano de conteúdo se elas correspondem à sua estratégia e tem volume suficiente.
Os blogs dos meus concorrentes têm categorias ‘writing’, ‘content trends’, e ‘content tools’ que também podem fazer parte da minha lista.
Pesquisa de palavras-chave de concorrentes
Em seguida, você precisa fazer a pesquisa competitiva de palavras-chave para encontrar lacunas em sua estratégia.
Esta etapa é impensável sem o uso de ferramentas de análise. Para encontrar palavras-chave para quais seus concorrentes estão ranqueando, faça um teste gratuito de 7 dias da SEMrush e use o relatório de Pesquisa Orgânica. Você vai poder pesquisar mais de 18 bilhões de palavras-chave, e acessar outras ferramentas para criar seu plano de conteúdo com base em dados.
Verifique as palavras-chave para:
- O site inteiro (domínio do concorrente); ou
- A seção do blog (subdomínio do concorrente).
Agora, colete as palavras-chave mais relevantes para quais seus concorrentes estão ranqueando organicamente. Para fazer isso, filtre as palavras-chave por uma palavra específica, por exemplo “SEO”. Eu foco primeiro em coletar palavras-chave de alto volume, mas também adiciono aquelas que têm um volume bastante baixo, mas ainda são estrategicamente importantes para nossos negócios.
Algumas palavras-chave encontradas incluem ‘plagiarism checker’, ‘readability’, e ‘copy editing’.
O que fazer depois: exporte suas palavras-chave e copie e cole no arquivo original. Não se esqueça de indicar sua fonte de dados.
Ferramentas recomendadas:
- Pesquisa orgânica para verificar as palavras-chave dos meus concorrentes. Aprenda a encontrar palavras-chave de baixa concorrência com a SEMrush;
- Lacunas nas palavras-chave para encontrar palavras-chave para quais meus concorrentes estão ranqueando, mas o meu blog não. Descubra como encontrar as lacunas em suas palavra-chave.
Descobrindo tendências atuais
Agora você precisa pesquisar os tópicos de tendências relevantes para o seu setor. Para esta etapa, você vai precisar de ferramentas confiáveis que possam ajudá-lo a identificar tendências orgânicas que são do interesse do seu público.
Detectando tendências no Google
A fonte de dados mais óbvia é o Google Trends. Um por um, verifique seus tópicos do pilar que você definiu nas etapas anteriores. Em seguida, verifique o status de tendência (você pode comparar até 5 palavras-chave de uma só vez) e encontre consultas relacionadas.
Verifique as consultas que apresentam o maior aumento na frequência de pesquisa. Preste atenção especial aos resultados marcados como “Aumento repentino”. O Google descreve essa tendências como consultas que tiveram um grande aumento na frequência de pesquisa, e que são novas e tiveram poucas pesquisas anteriores.
Se você observar um pico em um determinado mês, a palavra-chave poderá ser sazonal. Deixe uma anotação em seu arquivo, para que você possa agendar um artigo sobre este tópico com antecedência.
Algumas palavras-chave achadas foram ‘SEO copywriting course’, ‘SEO copywriting service’, and ‘SEO copywriting agency’.
Analisando tendências de mídia social
Dependendo de onde seu público tende a gastar mais tempo, as etapas exatas para encontrar tendências em cada plataforma social podem variar. No entanto, o fluxo de trabalho geral é o mesmo, pois as tendências sociais são na sua maioria personalizadas e vinculadas aos interesses do seu perfil.
Segue os influenciadores e a mídia do seu setor. Continue monitorando o que está sendo falado e veja as tendências do seu feed.
Avalie posts por engajamento. Compare o número de curtidas (ou outros tipos de reação) com o número de inscritos para ver a escala do interesse geral do público.
Você também pode verificar o Reddit para ver se existe um subreddit dedicado para o seu setor. Se você tiver sorte, poderá classificar os posts por tópicos “Quentes” (tendências) ou “Principais” (mais votados) em um período.
Além das tendências, você também pode usar o Reddit para pesquisa de palavras-chave para encontrar mais ideias de conteúdo para sua estratégia de conteúdo.
Outra maneira de aprender sobre as tendências das mídias sociais é procurar relatórios de pesquisa do setor, como as “Principais tendências do Twitter” que fizemos no ano passado.
Alguns tópicos encontrados foram ‘SEO online courses’ e ‘SEO freelance’.
Usando ferramentas de dados
Embora a pesquisa manual no Google Trends possa levar horas, há maneiras muito mais rápidas de encontrar tópicos populares. O uso de ferramentas de dados, como a Topic Research, disponível para testes, ajudam a encontrar tópicos de tendências com base em um local específico em questão de minutos.
Digite um tópico chave e encontre tópicos que estavam em alta online nos últimos 60 dias, usando o filtro de tendências. Os tópicos mais populares são marcados com um ícone de fogo. Além disso, você vai o volume do tópico, permitindo avaliar o interesse orgânico do seu público.
Alguns tópicos que encontrei foram ‘ranking factors’, ‘content marketing’, e ‘content relevance’.
Para evitar pesquisas manuais nas mídias sociais, você pode começar a rastrear seus concorrentes ou especialistas do setor usando o Social Media Tracker. Isso permite que você encontre os posts mais interessantes no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram e vídeos no YouTube.
O que fazer depois: adicione novos tópicos ao seu arquivo original. Não se esqueça de indicar sua fonte de dados.
Ferramentas recomendadas:
- Topic Research para encontrar novos tópicos de tendências em um clique e identificar lacunas no meu plano de conteúdo;
- Brand Monitoring para identificar influenciadores do setor e mídias de autoridade para monitorar;
- Social Media Tracker para detectar os posts mais populares dos meus concorrentes; e
- Google Trends para pesquisar tendências de consultas de pesquisa.
Pesquisando palavras-chave
Agora, é hora de expandir a lista de todos os tópicos e palavras-chave que você coletou e torná-los mais específicos.
Para esta etapa, você pode usar o preenchimento automático do Google, uma das melhores técnicas de pesquisa de palavras-chave gratuitas, ou aproveitar o seu teste gratuito da SEMrush. Você pode pesquisar palavras-chave usando a Ferramenta Keyword Magic da SEMrush, que apresenta mais de 18 bilhões de palavras-chave com volume, dificuldade de palavras-chave, CPC e outras métricas.Broadening Your Keyword List
Ampliando sua lista de palavras-chave
Esta etapa vai ajudar a encontrar palavras-chave ou sinônimos que você pode ter esquecido para seus tópicos. Comece a ampliar sua lista de palavras-chave pesquisando um único tópico ou palavra-chave da sua lista, um por um.
Pesquise frases-chave expandidas que incluam o termo consultado. Encontre palavras-chave de cauda longa mais específicas, mas menos populares. Verifique se há palavras-chave semanticamente relacionadas com base na sua lista de palavras-chave iniciais. Se você estiver usando a Ferramenta Keyword Magic, clique no filtro “Relacionados” para vê-las.
Repita essas etapas para cada palavra-chave para a qual você deseja obter mais idéias.
Dica: Quer obter mais ideias? Confira o nosso “Guia de pesquisa de palavras-chave” e descubra como usar a SEMrush para pesquisar palavras-chave.
O que fazer depois: exporte palavras-chave novas e cole-as no seu arquivo.
Ferramentas recomendadas:
- Keyword Magic para expandir minha lista de palavras-chave e encontrar palavras-chave de baixa concorrência.
Encontrando perguntas relacionadas
Procure perguntas que incluam suas palavras-chave, elas permitem que você entenda melhor a intenção de um usuário.
Responder a perguntas específicas em seus posts de blog ajuda você a agregar valor ao seu público e a aumenta suas chances de obter ranqueamentos mais altos ou aparecer nos snippets em destaque e resultados de pesquisa por voz.
Usando ferramentas de palavras-chave de pergunta
Além de verificar os resultados do recurso “As pessoas também perguntam” nas SERPs, você pode encontrar perguntas comuns usando ferramentas que coletam consultas de pesquisa de pessoas, como Topic Research. Basta digitar um tópico e explorar perguntas populares através dos filtros.
O que fazer depois: cole suas perguntas no arquivo original. Não se esqueça de indicar sua fonte de dados.
Ferramentas recomendadas:
- Topic Research para encontrar perguntas populares sobre tópicos em que meu público está interessado;
- Keyword Magicpara encontrar palavras-chave de perguntas.
Passo 4 Filtrar e agrupar seus tópicos
Agora que você coletou uma lista de tópicos e palavras-chave, precisa escolher aqueles que possam trazer os melhores resultados para o seu blog.
Em seguida, você vai aprender a filtrar a sua lista de tópicos com base na popularidade e na competitividade das palavras-chave.
Também voltaremos ao modelo de cluster de tópicos para que você possa agrupar suas palavras-chave por clusters.
Filtrar palavras-chave por volume e dificuldade de palavras-chave
É aqui que você precisa de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que rastreie os volumes de pesquisa, para ter certeza de que seu plano de conteúdo leva em conta o interesse orgânico do seu público.
A tática principal aqui é focar nas palavras-chave com:
- o maior volume – quanto maior o volume, mais popular será a palavra-chave; e
- a menor dificuldade da palavra-chave (KD) / competitividade da palavra-chave – quanto menor a métrica, menos competitiva será a palavra-chave.
Se você estiver usando a SEMrush, a ferramenta certa para esta tarefa é o Keyword Manager. Cole todas as palavras-chave do seu arquivo na ferramenta e atualize as métricas para cada uma delas.
Procure palavras-chave com baixa KD (cerca de 60% ou mais), elas são os pontos de partida mais fáceis.
Recomendamos manter as palavras-chave com baixo volume e baixa KD. Mesmo que elas não trazem o maior tráfego, você pode ter a oportunidade de ocupar a posição mais alta do Google para elas em seu nicho.
Além disso, se alguma de suas perguntas tiver volume baixo ou zero, não tenha pressa em se livrar dela. Elas provavelmente são muito longos, mas ainda contêm uma palavra-chave popular. Guarde todas as perguntas em uma aba separada chamada “Backlog” e retorne a elas quando for a criar um artigo. Essas perguntas vão ajudar você a criar títulos ou subtítulos para seus posts.
Nesse ponto, você deve se livrar de palavras-chave irrelevantes, de baixo volume ou altamente competitivas que não encaixam na sua estratégia.
O que fazer depois: quando terminar, exporte as palavras-chave para um arquivo. Limpe sua planilha – deixe apenas as métricas importantes para você, por exemplo, volume e KD, conforme ilustrado acima.
Ferramentas recomendadas:
- Keyword Manager para analisar métricas atualizadas da minha lista de palavras-chave e priorizar palavras-chave.
Agrupando palavras-chave por clusters de tópicos
A próxima etapa é agrupar suas palavras-chave em 5 – 10 tópicos principais que você identificou anteriormente.
Para fazer isso, você precisará vincular manualmente cada palavra-chave a um tópico geral do pilar. Durante a filtragem e o agrupamento manual, você pode encontrar um tópico mais geral ou popular que se encaixa na sua lista de tópicos do pilar. Você pode substituir o tópico original ou adicionar um novo.
Ao mapear palavras-chave, tente não pensar nos títulos ainda, lembre-se do objetivo final. O objetivo deste modelo é providenciar conteúdo do cluster relacionado para a sua futura página de pilar.
O HubSpot chama as páginas de pilares ‘Ultimate Guides’ (Guias Completos), que fornecem uma visão geral abrangente de um tópico geral. O conteúdo do cluster inclui vários posts relacionados sobre tópicos e palavras-chave mais específicos, que ainda estão relacionados ao tópico geral do pilar, mas de maneira mais restrita.
Um cluster de tópicos final pode ser mais ou menos assim:
Trabalhando com sua planilha, acrescente:
- Uma coluna de tópicos de pilar com seus 5 -10 tópicos;
- Uma coluna de tópicos do cluster com os demais tópicos distribuídos pelos principais tópicos do pilar; e
- Uma coluna de produto / recurso para cada tópico. *
* Lembre-se da relação entre o seu produto ou recurso e os tópicos dos seus pilares (identificamos isso na etapa 2). Cada um dos tópicos do cluster pode corresponder ao mesmo produto ou recurso que o tópico do pilar. No entanto, alguns deles também podem ser combinados com um produto diferente se esse produto atender às necessidades dos usuários e a intenção de pesquisa de tópicos com mais precisão.
Você também pode distribuir seus tópicos de tendências por toda a tabela ou mantê-los separados, considerando que a vida útil deles pode ser bastante curta.
Passo 5 Identificar títulos potenciais
Para conquistar e manter posições orgânicas elevadas, os posts do seu blog devem atender às expectativas do público-alvo. Em outras palavras, devem corresponder à intenção de pesquisa.
Entender a intenção permite escolher o formato certo e criar títulos e conteúdos atraentes para o seu público.
Veja como identificar as intenções de pesquisa de suas palavras-chave e escolher os tipos de post e os títulos de acordo.
Consolidando a intenção de pesquisa com a jornada do comprador
As intenções específicas das consultas de pesquisa geralmente se enquadram nessas quatro categorias:
- Informacional: o usuário está procurando informações específicas sobre um tópico. A consulta pode conter frases como “guia”, “tutorial” ou palavras de pergunta, como quem, como, etc. (por exemplo, “como escrever artigos de SEO”). Palavras-chave informativas podem indicar que o usuário está no estágio de conscientização (ou pré-conscientização, se não estiver ciente de um problema).
- Navegacional: o usuário está procurando uma página ou site específico. A consulta geralmente inclui o nome de uma marca, produto ou serviço (por exemplo, “Auditoria do Site SEMrush”). Palavras-chave de navegação podem indicar que o usuário está na fase de consideração, e quer aprender mais sobre um produto ou serviço específico.
- Comercial: o usuário está considerando uma compra e deseja investigar as opções. A consulta pode conter modificadores de produto como “melhor”, “mais barato”, “superior” ou “revisar” (por exemplo, “melhor ferramenta de SEO”). Palavras-chave comerciais podem indicar que o usuário está na fase de consideração, pois está comparando vários produtos com a intenção de comprar um.
- Transacional: o usuário quer comprar algo. A consulta pode conter palavras como “comprar”, “preço”, “cupom” etc. (por exemplo, “planos de assinatura SEMrush”). As palavras-chave transacionais indicam principalmente que o usuário está na fase de decisão e está pronto para comprar um produto.
Identificando a intenção de pesquisa de suas palavras-chave
Para identificar o objetivo da pesquisa para sua lista de palavras-chave, verifique se há modificadores de palavras-chave mencionados na seção anterior (por exemplo, ‘como’, ‘revisão’, ‘preço’) e, se for necessário, digite uma palavra-chave na barra de pesquisa do Google para verificar se ela aciona quaisquer recurso de SERP. Por exemplo:
- Featured snippets podem indicar intenção informacional;
- As pessoas também perguntam podem indicar intenção informacional;
- Site links podem indicar intenção navegacional;
- Google Ads pode indicar intenção comercial ou transacional; e
- Anúncios do Google Shopping podem indicar intenção comercial ou transacional.
Agora você deve decidir como lidar com palavras-chave da sua lista que não se enquadram no objetivo do seu blog, por exemplo, garantir que as palavras-chave navegacionais apontem para páginas de categoria ou as palavras-chave transacionais apontem para páginas de produtos.
O que fazer depois: consulte o infográfico acima para identificar a intenção de pesquisa para cada palavra-chave da sua lista de palavras-chave e marque-a com o estágio de jornada apropriado.
Escolhendo tipos de posts e títulos
Agora que as prioridades foram definidas, você pode começar a pensar nos tipos de posts e títulos potenciais para seus futuros posts.
Lembre-se de sempre levar em conta a intenção do usuário. Não importa quão criativo seja o título do post, ao digitar um termo de pesquisa no Google, o usuário espera encontrar informações específicas em um formato específico. Se você não fornecer isso, corre o risco de perder o seu público e ranqueamentos.
Sua lista de tópicos já deve fornecer uma indicação do que as pessoas esperam encontrar sobre um determinado assunto. Espera-se que os tópicos informacionais começam com “como fazer” e tenham um formato de um guia de instruções. Os tópicos comerciais que contêm “melhores”, “críticas” ou “mais baratos” normalmente são lançados como artigos de revisão ou comparação.
Se você estiver com dificuldades para identificar qual tipo de conteúdo deve produzir, pesquise seu tópico para obter mais informações. Seus concorrentes podem ajudar a tomar a sua decisão.
Você também pode voltar para a aba “Backlog” e procurar perguntas relacionadas que possam servir como título.
Foque em títulos que explicam com clareza o que o leitor vai encontrar se clicar no link, ou seja, o problema que o conteúdo vai resolver ou o benefício que vai oferecer.
Ferramentas recomendadas:
- Topic Research para encontrar os títulos mais ressonantes e entender melhor a intenção do usuário;
- SEO Content Template para analisar os top 10 artigos ranqueados para uma palavra-chave em um local específico, com informações sobre a quantidade média de palavras, palavras-chave adicionais, legibilidade e outras métricas. Todos esses dados ajudam a obter uma imagem completa de qual tipo de conteúdo é mais relevante para uma palavra-chave.
Passo 6 Priorizar tópicos com base em seus objetivos
Listamos algumas idéias sobre como você pode priorizar a publicação de artigo de acordo com seus objetivos de negócios:
De acordo com os tópicos do seu cluster
Escolha um cluster dedicado à um problema específico do usuário e crie posts em torno dele. Você pode escolher um cluster que ofereça mais visibilidade (alto volume); portanto, crie uma página de pilar e comece a escrever artigos de cluster com base em sua pesquisa abrangente de palavras-chave.
Como alternativa, você pode começar com a criação de conteúdo de cluster focado em palavras-chave de baixa concorrência para obter alguma visibilidade sobre um tópico e, em seguida, criar uma página de pilar que proporcionará uma visão mais ampla de um tópico de alto volume. Graças a tópicos de baixa concorrência com boa chance de ranqueamento, sua página de pilar pode ter mais chances de ter posições mais altos e impulsionar todo o cluster.
De acordo com a jornada do comprador
Se o seu blog estiver focado principalmente em um estágio específico da jornada do comprador, você deve começar a desenvolver o conteúdo que atende a esse estágio primeiro. Certifique-se de ajudar o leitor a avançar para a próxima etapa da jornada do comprador, incluindo CTAs e inserindo links relevantes nos artigos.
De acordo com Volume e KD
Se você está focado em obter tráfego orgânico, publique o conteúdo que segmenta palavras-chave com os maiores volumes de pesquisa e a menor dificuldade de palavra-chave para ter a chance de atrair mais pessoas.
De acordo com o gráfico de lançamentos do seu produto ou recurso
Para oferecer suporte ao lançamento de seu produto ou recurso com os posts do blog, você pode começar a produzir conteúdo sobre problemas específicos do usuário que o produto/recurso lançado resolva, que você já deveria ter identificado no estágio de desenvolvimento do produto ou recurso.
A boa prática é atender a todas as etapas da jornada do comprador com conteúdo relevante e otimizado. Comece pelos tópicos do estágio de pré-conscientização e acompanhe o seu leitor até o final, o estágio de decisão, que pode ser concluído através de um outro canal, que não seja um post no blog. Certifique-se de construir o sistema de links internos entre seus posts, para que a jornada do comprador não seja interrompida.
De acordo com as tendências
Se o seu post no blog for um canal orientado a notícias, publique artigos sobre tópicos populares, o mais rápido possível. A cobertura de tendências não permite que você crie um plano de conteúdo para um período específico, mas ainda é possível produzir conteúdo sempre-atual em segundo plano para dar suporte à sua visibilidade on-line.
Você organiza seu blog de maneira diferente? Compartilhe como você geralmente prioriza os tópicos do seu blog e como isso funciona para você nos comentários abaixo.
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