Como divulgar as promoções da sua marca

Como divulgar as promoções da sua marca

O começo do ano já é famosa por liquidações e queima de estoques. Você também quer fazer uma promoção para atrair clientes novos, recompensar os mais fiéis e impulsionar alguns produtos?

Nós preparamos  um passo-a-passo para lançar uma liquidação de sucesso

1. Planejamento

O primeiro passo é analisar os objetivos da sua campanha de liquidação. O que você quer alcançar com essa ação? Atrair clientes novos? Ganhar visibilidade no mercado? Fazer queima de estoque? Alavancar a venda de outros produtos que não estão em promoção?

Quem será o público-alvo da sua promoção? Quais canais de comunicação eles usam, qual tipo de conteúdo (texto, vídeo, imagem) eles mais consomem?

A sua estratégia e os canais que você vai usar para divulgar a sua liquidação dependem disso

2. Analise as estratégias usadas pelos concorrentes

Agora que você já definiu seus objetivos chegou a hora de fazer o benchmarking e investigar as estratégias de seus concorrentes para aprender com os erros e os acertos deles.

Quais canais foram usados por seus rivais? Qual estilo de comunicação, chamadas à ações, imagens e vídeos eles utilizaram para fazer a divulgação?

Qual canal de divulgação trouxe o melhor resultado para os seus concorrentes?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar com isso e SEMrush é uma delas. Analise as palavras-chave, conteúdos. anúncios e estratégias de redes sociais, usados pelos concorrentes e use as melhores táticas para a sua campanha

3. Escolhe seus canais de divulgação

Com base nos seus objetivos e resultados de análise dos seus rivais escolhe um ou mais canais para divulgar a sua promoção.

Você pode usar um dos seguintes canais.

  • Email marketing

Email marketing é a ferramenta poderosa que consegue trazer resultados excepcionais.  Considerando que você estará disputando a atenção do usuário com os seus concorrentes e até com empresas de outros setores que optaram por usar o mesmo canal, é muito importante criar emails que se destacam.

Para começar aposte em segmentação.

Divide sua lista por área de interesse (por exemplo, aqueles que compram produtos para gatos, cachorros e periquitos no seu pet shop) ou por fidelidade (clientes fiéis, os compradores da primeira viagem e os que estão interessados em seus produtos) e prepare textos diferentes para cada grupo mesmo se a sua promoção seja a mesma.

Outro ponto importante é o assunto do seu email – lembre-se, você precisa chamar a atenção do seu usuário e convencê-lo a abrir a sua mensagem.

Vá direto ao ponto, mas tenha cuidado ao usar palavras como promoção, liquidação e off. Eles podem fazer com que seu e-mail seja facilmente identificado como spam.

  • Redes Sociais

Redes sociais são um ótimo veículo de divulgação, permitindo alcançar públicos novos e divulgar a sua promoção em questão de segundos.

Porém, antes de fazer qualquer publicação, deve-se coletar e estudar dados essenciais para a tomada de decisões. Facebook e Twitter fornecem dados analíticos sobre os usuários, com informações sobre idade, localidade, sexo, etc., e isso é um fator muito importante em uma estratégia bem sucedida.

Crie mensagens personalizadas para vários grupos de usuários para interagir melhor com o cliente potencial e aposte em imagens para chamar a atenção.

No Instagram e Twitter aproveite a força das hashtags e inclua-as nos seus textos.

Aproveite as hashtags #promocao #liquidacao #promocaododia #promocaodeoutono #promocaodeverao #ultimosdias #sale #off mas pense também em criar a própria hashtag especial de sua empresa (ex #promoçãosuaempresa).

Com isso seus clientes (regulares e potenciais) possam encontrar seus conteúdos e suas ofertas. Após criada, insira sua hashtag personalizada em todas as comunicações, como sites, e-mails, perfis, etc.

  • Mídia Paga

Mídias pagas é uma ferramenta poderosa que te permite aparecer nas primeiras páginas de Google e em outros lugares privilegiadas de sites famosos.

Considere trabalhar com Google AdWords, Anúncios Display, Facebook Ads, entre outros, pois esses recursos podem ser a sua “carta na manga” para atrair compradores potenciais.

Se sua equipe já desenvolveu um bom planejamento e está analisando todos os detalhes da sua campanha, abuse da criatividade para criar seus anúncios.

Tendo um direcionamento claro, análise correta e o uso de uma ferramentas analíticas, você consegue informações aprofundadas e economiza tempo, otimizando todo o esforço para ter melhor desempenho e desenvolver palavras-chave campeãs.

  • Parcerias

Parcerias com outras lojas ou blogs relevantes da sua área também podem ser úteis.

Disponibilizar os banners da sua promoção nos blogs e sites relevantes pode alavancar as suas vendas e atrair clientes novos.

Você também pode desenvolver promoções em conjunto com outras lojas que não sejam suas concorrentes diretas, mas atendam o mesmo público e propor uma parceria.

Para descobrir os sites mais indicados para fazer parceria analise o comportamento de seus usuários – quais blogs eles consultam? O que mais gostam de comprar?

4. Faça monitoramento

A campanha começou e chegou a hora de monitorar o andamento dela.

Monitore suas menções  para verificar se suas ações estão rendendo frutos, se os conteúdos estão sendo curtidos, compartilhados e comentados, qual é o grau de rejeição, o que pode ser melhorado, etc. Assim, você terá um panorama da satisfação do cliente, podendo fidelizar e reverter uma crítica em compra.

E a dica final – não se esqueça que a promoção deve ter um prazo! Prazo permite criar sensação de urgência, e se você estender muito a sua campanha pode perder as vendas.

Estipule um prazo e resista a vontade de estender a promoção caso as vendas estiverem indo bem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =