Há infinitas ideias de campanhas de mídia social e, às vezes, você simplesmente não sabe por onde começar. Enquanto algumas das empresas mais influentes e eficazes nas mídias sociais têm orçamentos maiores do que a sua empresa, você sempre consegue aprender com eles, principalmente a criar posts perfeitos nas redes sociais.
Uma dessas empresas-modelo é a Nike.
Eles estão sempre no topo com estratégias de marketing eficazes, e eles fazem campanhas em várias plataformas. Seus vídeos são in emocionantes, instigantes, e eles sempre trazem uma mensagem clara para o telespectador. Isso é a fórmula de sucesso para o conteúdo eficaz.
Vamos analisar a campanha #Breaking2 da Nike para entender o que eles fazem para criar posts de sucesso para cada uma das redes sociais.
CRIANDO UM EVENTO (OFFLINE E ONLINE)
Cada campanha deve começar com definição de objetivos. Você tem que saber o que você quer alcançar para que você possa criar estratégias que irão obter o retorno que você deseja. Você não consegue criar estratégias que funcionam se você não compreender as necessidades e desejos do seu público.
A Nike teve um objetivo claro: aumentar as vendas de seus produtos. Mas a estratégia que eles escolheram poderia atender vários objetivos de uma vez. Eles patrocinaram uma corrida de longa distância chamada # Breaking2.
A Nike promoveu o seu evento no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e Google Plus. Neste artigo, vamos olhar para algumas das estratégias que eles usaram.
CRIANDO POSTS PERFEITOS NO YOUTUBE
Se o seu objetivo for a criação de um vídeo bem sucedido, pense estrategicamente. Sim, as pessoas podem assistir ao seu vídeo, mas você precisa que eles assistam a mais de um. Uma série de vídeos que tem conexão com seus vídeos antigos é uma maneira eficaz de convencer o seu público a assistir mais e mais.
Existem muitas dicas sobre como filmar, cortar e editar os vídeos, mas você precisa ir além dos aspectos técnicos. Você tem que criar um vídeo que cative o usuário. Conte uma história cativante e emocionante, aquela história de prender respiração. Histórias geram confiança e mais e mais assinantes para seu canal do YouTube.
A Nike é conhecida por seus vídeos inspiradores e foi o núcleo do seu conteúdo durante esta campanha. Eles criaram uma série de vídeos contando histórias de participantes da maratona e usaram esses vídeos como uma introdução para a sua campanha de mídias sociais.
Seus vídeos não eram sobre Nike, e não eram sobre o próprio maratona. Os vídeos contavam a história de fazer o impossível, e o público adorou. O vídeo de maior sucesso teve 7,118 curtidas e 380 comentários.
Fonte: Ferramenta de Rastreamento da SEMrush
DICAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO EFICAZ PARA YOUTUBE
- Conte uma história. Vai precisar de alguém que saiba fazer o papel de diretor de filmagens.
- Otimize seu canal do YouTube. Use os elementos de SEO internos: títulos, tags, descrições. Escolha as palavras-chave que você vai usar com cuidado — as pessoas podem nem ler a sua descrição, mas os rastreadores do Google vão apreciar o seu esforço. Ajude os seus usuários a encontrar o seu vídeo entre milhões de conteúdos parecidos.
- Avalie o desempenho do seu conteúdo. Use as ferramentas analíticas para medir o sucesso do seu vídeo.
- Ligue seus conteúdos com uma campanha. Interligue seus vídeos com conteúdos de outras redes sociais. Use as mesmas hashtags e descrições similares.
- Aposte nos vídeos com duração máxima de até 2 minutos. A duração recomendada de vídeos não educacionais hoje em dia é de 90 segundos. Quanto mais longo for seu vídeo, maior é a chance de perder o engajamento do seu público.
- Escolha o momento certo para lembrar do seu produto. Lembra dos anúncios do Super Bowl? Eles criam histórias incríveis e mencionam o produto ou serviço deles na hora H.
CRIANDO UM POST PERFEITO NO FACEBOOK
A Nike usou o Facebook para promover o evento. Eles criaram uma página para o evento que foi promovida na página principal da Nike e nas páginas semelhantes, como Runner’s World. Eles encontraram grupos que atraiam o público-alvo deles gerando novas oportunidades de promoção.
Eles usaram as mesmas hashtags #Breaking2 e #JustDoIt em todos os canais. Algumas pessoas dizem que as pessoas não procuram por hashtag no Facebook, mas não é verdade.
As postagens da Nike no Facebook eram diferentes das do YouTube, mas o conceito geral era o mesmo — eles estavam contando uma história e trabalhando para criar inspiração com seus anúncios.
DICAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO EFICAZ PARA FACEBOOK
- Escolha a hora e o dia mais eficaz e faça postagens da forma sistemática. Deixe seus usuários perceber que, digamos, todas as manhãs de quarta-feira você vai mostrar a eles algo interessante.
- Com cada publicação, você quer aumentar o interesse do seu público. Dê aos seus espectadores a sensação da chegada de um ponto culminante iminente. Se você ainda não começou a analisar os momentos certos para publicar, recomendamos que confira a ferramenta de Mídias Sociais da SEMrush. Ela pode ajudar a rastrear a eficácia de cada postagem, e você pode ver quais dias / horários são melhores para alcançar seu público.
- Faça promoções pagas — o Facebook fez com que seja extremamente difícil alcançar seu público organicamente. Fique atento, o Facebook oferece uma grande variedade de opções de promoção paga.
- Aposte nos vídeos ao vivo — é a tendência mais recente que invadiu quase todas as redes sociais
- Use as táticas de storytelling para interligar seus posts. Uma postagem separada pode não ganhar tanto alcance quanto uma série de posts, dedicados ao mesmo tema.
- Teste vários formatos — vídeos, imagens, textos. Descubra o que o seu público prefere e o que gera maior engajamento
CRIANDO POSTS PERFEITOS NO TWITTER
O Twitter tornou-se um dos mais poderosos canais de mídia social para divulgar notícias rapidamente. Pode não ser a sua principal rede de interesse, mas provou ser eficaz para muitas empresas, e certamente ajuda a promover o seu conteúdo e a direcionar o tráfego para um canal do YouTube, um blog ou uma landing page
O que podemos aprender com o conteúdo do Twitter da Nike? A maioria das campanhas de redes sociais, especialmente uma campanha do Twitter, pode se beneficiar de uma hashtag. É importante que a hashtag seja única. Nike criou e comprou a hashtag #Breaking2 e um emoji especial de tênis da Nike.
Além disso, eles continuam a usar a hashtag principal da marca, #JustDoIt. Graças a isso, todas as postagens da campanha podem ser encontradas usando qualquer um ou ambas hashtags.
Fonte: Reprodução / Twitter
DICAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO EFICAZ PARA TWITTER
- Use títulos chamativos e um CTA claro. O objetivo do tweet deve ser claro e acionável.
- Use o Twitter para promover seu conteúdo de outros canais (YouTube, blog etc).
- Adicionar conteúdo visual: os tweets com imagens e vídeos geram mais engajamento. Veja o que funciona para o seu público, o que é curtido e compartilhado.
- Use vídeos ao vivo. A Nike fez um vídeo ao vivo apoiando a maratona em quase todas as redes.
- Use Social Listening para receber menções da sua campanha.
- Reuse seus tweets. O ciclo de vida de um tweet é curto, por isso reutilização de tweets permite aumentar a visibilidade deles.
CRIANDO UM POST PERFEITO NO INSTAGRAM
O Instagram é uma das redes sociais mais exigentes em termos de formatação. As pessoas fazem rolagem de posts de uma forma muito rápida. Eles tomam a decisão se o post merece atenção em microssegundos. Então, seu conteúdo deve ser tão cativante quanto possível.
O conteúdo do Instagram da Nike é diferente de outros canais sociais. Há imagens de bastidores, fotos de produtos, fotos de cobertura de eventos, etc. Eles adaptaram esse conteúdo para alcançar um público diferente.
Instagram é uma rede que oferece uma oportunidade de publicar conteúdo que ajuda o seu público a se conectar à marca em um nível pessoal. Obviamente, a Nike cria produtos para os fãs de corrida, e todos eles querem ganhar. Em um post, eles compartilharam uma imagem de um ápice dos esforços do corredor — o momento do cruzamento da linha de chegada. Este post teve o maior engajamento, provavelmente porque passar pela linha de chegada é o que interessa e emociona o público.
Ferramenta de Social Mídia da SEMrush
DICAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO EFICAZ PARA INSTAGRAM
- Apimente seu conteúdo de Instagram com emoções. Ele deve gerar emoção, surpresa e ser inspirador para se distinguir de outros posts no feed do seu usuário.
- Contrate um fotógrafo para obter fotos de alta qualidade. As imagens são poderosas e as belas imagens funcionam bem no Instagram.
- A mesma dica funciona para seus vídeos — trabalhe com profissionais. O conteúdo de vídeo de alta qualidade recebe mais atenção do que o vídeo amador.
- Poste sistematicamente para gerar antecipação.
- Incentive o público a publicar conteúdo sobre sua marca. Acompanhe a sua hashtag, veja o que as pessoas publicam e comente as postagens.
CONCLUSÃO
Não se desanime pensando que é impossível criar uma estratégia nas mídias sociais tão forte quanto a da Nike. Você não precisa copiar as estratégias de ninguém, você só precisa encontrar a sua própria voz que o faça destacar.
No entanto, é sempre bom obter alguma inspiração e algumas ideias legais de grandes marcas. Eles têm o dinheiro para investir nas melhores ferramentas, as melhores equipes de mídias sociais e têm um enorme orçamento para testar o que funciona e o que não.
Empreste as ideias que funcionam!
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