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Educação A Distância: Guia Para Quem Quer Estudar Ou Trabalhar Online

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Educação a distância é a modalidade de ensino na qual a transmissão do conhecimento é feita a partir do uso de tecnologias educacionais, ou seja, ferramentas online que possibilitam que o aluno e o professor compartilhem informações sem estar juntos no mesmo dia, local e horário.

Embora para muita gente esse ainda pareça ser um conceito inovador, a verdade é que a Educação a Distância (EAD) já faz parte da realidade de muitos alunos. Com o avanço da tecnologia, muitos já podem acessar o mundo virtual e aproveitar os benefícios que essa modalidade pode oferecer.

Porém, longe de agradar somente ao público que não tem a disponibilidade para frequentar as aulas presencialmente, a EAD também tem se tornado uma excelente opção para quem busca ampliar seus conhecimentos e investir em cursos de especialização ou pós-graduação, por exemplo.

Além disso, esse tipo de negócio tem sido muito procurado principalmente por profissionais que são especialistas em algum assunto e que querem compartilhar os seus conhecimentos com pessoas interessadas no que eles têm a oferecer em aulas online.

Pensando nessa extensa gama de possibilidades, preparamos este post com informações importantes sobre educação a distância para você que está pensando em estudar pela internet, além de dicas e um guia completo para que você consiga criar o seu próprio curso online e entrar o quanto antes nesse mercado tão promissor.

Você vai conferir:

Está preparado? Então, vamos juntos embarcar nesse grande universo da educação a distância. Boa leitura!

O que é educação a distância?

Como você pôde ver no início do artigo, a Educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino. Nela, a transmissão do conhecimento e a aprendizagem ocorrem por meio da internet.

Sendo assim, a relação entre tutor e alunos conta com a ajuda de ferramentas online e não necessita de um espaço fixo ou de um horário pré-determinado para acontecer.

A ausência dessas barreiras de tempo e local é justamente um dos fatores que tem atraído um público cada vez maior, possibilitado o acesso a conteúdos diversos de forma muito mais simples, dinâmica, econômica e rápida.

Hoje, a EAD oferece diferentes opções de aulas online, indo além dos cursos dos cursos encontrados em faculdades e especializações. É possível encontrar cursos livres em diversas áreas de conhecimento, como culinária, línguas, informática, estética, música e qualquer outro tipo de conteúdo que possa ser ensinado.

Para termos uma pequena noção da abrangência que a modalidade conquistou nos últimos anos, basta verificarmos os dados divulgados pelo MEC e pelo INEP relativos ao Censo da Educação Superior de 2016.

De acordo com esse relatório, o ensino a distância no Brasil já apresenta maior cobertura quando comparada aos cursos presenciais nos processos seletivos de novas vagas para programas especiais.

Além disso, o número de ingressantes em cursos de graduação apresentou um aumento de mais de 20% em um período de 2 anos — exatamente devido ao crescimento da modalidade a distância.

Ainda de acordo com os dados do MEC, entre 2006 e 2016, o número de pessoas que ingressaram nos cursos de graduação a distância apresentou uma variação positiva de 297,3%, enquanto nos cursos presenciais essa mesma variação foi de 22,2%.

Diante de tantos dados apresentados e da crescente oferta de uma enorme gama de aulas online, não dá pra negar que essa modalidade está acumulando cada vez mais adeptos e abocanhando um espaço significativo no mercado.

Uma oportunidade e tanto não apenas para quem está pensando em estudar a distância, mas também para as pessoas que têm interesse em fazer uma mudança na vida profissional e em se aventurar no empreendedorismo digital. E, se você faz parte do último grupo, não pode deixar de analisar as possibilidades que a educação a distância oferece!

Nos próximos tópicos, vamos apresentar, de forma mais aprofundada, como é o funcionamento da EAD, passando pela história do surgimento da modalidade até os dias de hoje. Confira e saiba mais!

Como surgiu a educação a distância?

educação a distância - informações adicionais

Se você acha que educação a distância é um assunto completamente atual e que só começou a ser discutido quando a tecnologia entrou de vez no cotidiano das pessoas, você está muito enganado!

O início da EAD como conhecemos hoje, ou seja, como uma ação institucionalizada de ensino, ocorreu no século XIX e teve seu embrião na Grécia e na Roma antigas. Naquele período, a educação a distância era feita por meio de uma rede de comunicações por correspondência, ou seja, pelo envio de cartas.

Porém, sabe-se que desde a Revolução Científica, em meados do século XVII, já havia a necessidade do compartilhamento de conhecimentos. Como nos períodos anteriores aos avanços tecnológicos a comunicação era feita por correspondência, o ensino a distância também ficava a cargo dessa transmissão de conteúdo.

E acredite: há registros de pessoas ensinando desde técnicas de taquigrafia em cartões postais a cursos de línguas e, até mesmo, técnicas de segurança no trabalho de mineração.

Com o passar dos anos e as melhorias nos serviços dos correios por causa do desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, a educação a distância passou a ser ainda mais procurada.

Por causa do movimento de migração ocasionado pela Primeira Guerra Mundial, muitos estudantes deixavam as suas cidades e, consequentemente, suas instituições de ensino.

Para que eles não fossem ainda mais prejudicados pela guerra, a França criou, em meados de 1939, um programa de educação a distância via postal que, com o tempo, passou a contar também com a utilização do rádio para ajudar a transmitir os conhecimentos.

Nesse mesmo período, a América Latina também dá início às suas primeiras experiências com os programas EAD, principalmente no Brasil, na Colômbia, no México e na Venezuela, dando surgimento a novos métodos de ensino em todo o mundo.

Já entre as décadas de 1960 e 1970, apesar dos materiais em formato escrito ainda serem a base da aprendizagem no formato EAD, outras técnicas de ensino começaram a ser implementadas. Durante essa época houve a incorporação de novos recursos, como:

  • gravações em áudio;
  • utilização de videocassete;
  • transmissões de rádio e televisão;
  • videotexto;
  • utilização do computador;
  • tecnologia de multimeios (combinação de texto, imagens e som);
  • geração de caminhos de aprendizagem alternativos (como os hipertextos);
  • programas tutoriais informatizados.

Por fim, o que foi criado para ser apenas uma forma de superar os déficits educacionais ocasionados pela guerra, para atualização de técnicas e conhecimentos e para qualificação profissional, acabou se tornando uma excelente alternativa de ensino na era digital.

E, como você já deve ter percebido, com todos os avanços da EAD nos últimos anos, ela já se consolidou tanto como um sistema complementar de desenvolvimento de novos conhecimentos quanto como a principal base de ensino em muitos casos.

Quer saber mais sobre o funcionamento desse mercado? Veja no tópico a seguir!

Como funciona a EAD?

A própria dinâmica da educação a distância, com sua praticidade e flexibilidade de horários e locais para estudar, já representa um grande atrativo para os estudantes que buscam alternativas eficazes para aprender mais ou até mesmo conquistar o seu diploma de graduação.

Por meio de uma plataforma online, denominada ambiente virtual de aprendizagem (AVA), os alunos podem ter acesso às aulas e materiais de estudo a qualquer momento e de onde estiverem.

Dessa forma, a metodologia acompanha o ritmo de aprendizagem individual e o aluno alcança um caráter de protagonismo.

A EAD oferece uma extensa gama de conteúdos e possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos que atendem às demandas mais urgentes do mercado atual.

Quais são os formatos de ensino a distância?

Conforme apontamos no tópico anterior, a EAD oferece diferentes alternativas para abordar os conteúdos ao longo do curso. Entre os principais formatos utilizados, podemos listar:

  • videoaulas, que podem ser disponibilizadas em forma de transmissão ao vivo, webinário, ou gravadas em estúdio para serem assistidas posteriormente;
  • conteúdos em áudio, como podcasts ou videoaula em formato MP3;
  • ebooks, com o conteúdo abordado nas aulas além de outras informações complementares que possam enriquecer a aprendizagem;
  • apresentações e infográficos, que trazem o conteúdo de forma criativa e diferenciada, prendendo a atenção dos alunos;
  • fóruns e chats, que permitem a troca de ideias, debates e discussões em tempo real.

Todos esses recursos contribuem para deixar as disciplinas ainda mais dinâmicas, facilitando a aprendizagem e contribuindo com o bom desempenho dos alunos no decorrer do curso.

Como são as plataformas de educação a distância?

Para garantir que todas as ferramentas de EAD funcionem corretamente, é muito importante que o professor online ou a instituição de ensino conte com o apoio de uma boa plataforma de hospedagem.

Essa escolha é muito importante, já que essa ferramenta terá a função de armazenar os conteúdos disponíveis e permitir que os alunos tenham acesso aos materiais de estudo, atividades e outras informações relativas a seus cursos e a seus cadastros.

A partir de uma busca simples, é possível encontrar diversas empresas que oferecem o serviço de hospedagem de cursos online. Basta procurar pela plataforma que melhor atende às suas necessidades, caso você seja um Produtor!

Ao contratar um bom serviço de hospedagem, você terá um ambiente virtual personalizado, com os recursos mais adequados aos cursos oferecidos e suporte especializado para que a sua única preocupação seja produzir um conteúdo de qualidade.

Qual é a diferença entre tutor e professor online?

Durante todo o período de duração do curso online, os alunos poderão contar com o acompanhamento de dois perfis de profissionais que exercem diferentes funções durante a jornada de aprendizagem: o tutor ou o professor online.

E para que você conheça um pouco mais sobre as particularidades e atribuições de cada um, vamos dedicar o próximo tópico para nos aprofundar nesse assunto. Confira!

Professor EAD

Assim como acontece na modalidade presencial, na educação a distância os professores também são responsáveis pela transmissão dos conhecimentos, propondo aos alunos a reflexão e a formação de opiniões críticas e de visões analíticas.

Para isso, é importante que o profissional saiba como planejar e conduzir as aulas online de forma dinâmica e interessante para manter os aprendizes constantemente engajados e motivados durante os estudos.

Tutor EAD

Se o professor EAD é a peça-chave para a produção dos conteúdos transmitidos aos alunos, o tutor tem o papel de intermediar essa relação, monitorando as atividades do ambiente virtual de aprendizagem, observando o progresso dos alunos ao longo do curso e auxiliando-os em sua jornada. Em seu dia a dia, esse profissional tem as seguintes atribuições:

  • tirar as dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo das aulas ou o funcionamento da plataforma;
  • corrigir provas e outras tarefas avaliativas;
  • sugerir novos materiais de estudo complementares às disciplinas;
  • produção dos conteúdos pedagógicos junto aos professores EAD.

Para isso, é importante que o tutor EAD esteja bem informado, não apenas com relação às tendências do mundo da educação, mas também sobre as novas tecnologias, garantindo que o processo de aprendizagem seja verdadeiramente eficiente.

Para quem é a EAD?

Considerando os pontos que já abordamos sobre a educação a distância até o momento, podemos concluir que essa modalidade possibilita a entrada de um perfil muito mais amplo de pessoas do que os cursos unicamente presenciais, não é mesmo?

Mas vivendo em uma sociedade que demanda um aperfeiçoamento constante e uma desenfreada aquisição de conhecimentos e habilidades, como driblar a falta de tempo para investir em aprendizagem?

É nesse cenário que a educação a distância surge como uma alternativa prática e viável. Assim, ela engloba todos os que se interessam em estudar determinado conteúdo, mas precisam de um ambiente dinâmico e simples.

Porém, é importante frisar que quem escolhe a aprendizagem virtual precisa ter acesso fácil à internet, ser minimamente organizado para absorver todos os conteúdos e realizar as atividades exigidas dentro do prazo, mesmo em um contexto mais flexível. Afinal, na EAD é o aluno do curso online que determina o tempo necessário diariamente para estudar.

Além disso, a educação a distância também é para o professor que deseja complementar suas aulas com outros materiais didáticos ou para aquelas pessoas que querem trabalhar com outras modalidades de ensino e não querem sair de casa para isso.

A verdade é que as possibilidades são infinitas quando pensamos em aulas virtuais. Você pode aprender desde uma nova profissão até uma habilidade artística, tudo isso graças aos recursos digitais e à evolução tecnológica. Por isso, é tão interessante pensar nesse mercado.

Qual é o perfil do aluno dos cursos a distância?

Quem opta por um curso presencial geralmente busca uma maior convivência com o professor e com os colegas, além de uma infraestrutura que facilite seus estudos.

No entanto, os alunos EAD têm características diferenciadas que possibilitam o desenvolvimento de seus conhecimentos mesmo longe da sala de aula. Entre elas, podemos destacar:

Proatividade

De modo geral, o sistema de aprendizagem a distância exige que o aluno tenha autonomia para gerenciar seus horários de estudo de acordo com a sua rotina para acessar os conteúdos das disciplinas e realizar as atividades dentro do prazo estipulado.

Capacidade de planejamento

Saber como realizar um bom planejamento é uma habilidade essencial tanto para os estudos quanto para a rotina profissional.

Essa competência permite que o aluno crie um cronograma organizado, equilibrando suas atividades cotidianas com os momentos dedicados à EAD, sem perder de vista os momentos de descanso e lazer.

Disciplina e organização

Se, de um lado, a construção de um planejamento é indispensável, do outro, a disciplina e a organização são fundamentais para tirar a programação do papel e colocá-la em prática com sucesso, cumprindo as tarefas propostas com eficiência e mais tranquilidade.

Do ponto de vista dos profissionais que estão por trás do processo de ensino, é preciso ter um conhecimento aprofundado dessas características do perfil do aluno EAD e das necessidades desse público.

A partir dessas informações, os cursos podem contribuir para uma rotina flexível, que possibilite o equilíbrio entre estudos e trabalho, com mensalidades mais acessíveis e um conteúdo que contempla as exigências do mercado de trabalho.

Quais são os benefícios e oportunidades da educação a distância?

Após apresentar os recursos e as possibilidades da EAD, além dos dados que demonstram o quanto esse mercado tende a crescer, vamos falar sobre as principais vantagens que a modalidade pode trazer para você.

Para os produtores de conteúdo, a EAD representa não apenas uma fonte de renda com a venda de cursos, mas também uma excelente oportunidade de gerar novos negócios e criar parcerias estratégicas.

Tais atitudes certamente farão a diferença para que esses profissionais se tornem reconhecidos como autoridade no segmento.

Já para os alunos, além da aquisição de novos conhecimentos relevantes para as suas carreiras, a EAD ainda traz a praticidade de estudar com horários e formatos flexíveis adequados à sua rotina.

É importante observar, também, que a modalidade pode contribuir para o desenvolvimento de competências importantes para o mercado de trabalho, como:

  • familiaridade com as novas tecnologias;
  • atualização de conhecimentos;
  • disciplina, organização e proatividade;
  • habilidades de gestão de tempo.

Se interessou pelo segmento e gostaria de atuar nele de forma ativa? Então, continue conosco para descobrir como você pode ingressar nesse mercado!

Passo a passo para começar a atuar nesse mercado

Se você é professor e trabalha com aulas presenciais, já está bem adiantado e só precisa adequar sua forma de ensino ao ambiente virtual e suas particularidades.

Mas, se você ainda não atua na área e mesmo assim está interessado nesse mercado, não desanime! Saiba que há espaço para todos que têm conhecimento em algum tema específico e estão dispostos a compartilhar e empreender.

Se identificou com esse perfil? Então, confira o nosso passo a passo para começar a aproveitar todas as oportunidades de negócio que o mundo da educação a distância pode oferecer.

1. Pesquise as tendências

Mais do que ter um conhecimento extenso em determinado assunto e querer compartilhá-lo, é necessário que haja espaço e interesse do mercado em sua área específica.

Então, antes de começar a dar aulas online, certifique-se de que há audiência para o que você pretende ensinar.

Comece fazendo uma pesquisa aprofundada sobre o mercado em que você quer atuar e o que é comentado sobre ele na internet de modo geral — aqui, você pode contar com o auxílio de ferramentas de busca como o Google Trends e o SEMRush.

Essa verificação poderá ajudá-lo a verificar quais são as tendências, os assuntos mais pesquisados, e identificar o que você pode trazer de único e atrativo para seu público.

Aqui, vamos dar um pequeno exemplo para que você possa compreender melhor: imagine que você deseja criar aulas no formato EAD sobre alimentação natural para animais de estimação.

O primeiro passo, antes de colocar o seu plano em prática, é verificar quais são os segmentos desse ramo que estão atraindo mais interessados e os que estão menos contemplados, mas têm alta demanda.

Se há uma saturação de cursos sobre alimentação natural em geral, estude quais são os temas que o público tem solicitado e que ainda não há material suficiente para atender a toda essa procura.

Dessa forma, você atrai um público que, mesmo que seja mais enxuto, não é tão alcançado pelo material que já está disponível no mercado e apresenta maiores chances das pessoas se interessarem pelo que você tem a ensinar.

2. Crie uma persona para seu negócio

Esse segundo passo é muito importante para ajudar quem está começando um negócio a ter foco e investir no público correto.

Na prática, criar uma persona é definir quem é o seu cliente em potencial com a elaboração de um perfil completo das características, desejos e objeções desse consumidor.

É interessante observar, porém, que a definição da persona vai além da descrição do público-alvo. Ela está relacionada com a construção de um avatar que representa o seu cliente ideal, abordando todos os aspectos demográficos e psicográficos.

Com isso, suas estratégias de marketing serão mais assertivas, já que têm como base esse perfil, e você terá mais possibilidades de atrair as pessoas que, de fato, poderão se tornar consumidoras do seu produto.

Definir e ter conhecimento de quem é sua persona permite que você elabore o seu conteúdo de forma direcionada. Assim, você evita desperdícios de investimento em um público não interessado e possibilita o enriquecimento do material para que ele agregue valor a seus clientes.

Sendo assim, para que você consiga criar um perfil completo da sua persona, é importante estabelecer algumas informações relevantes, como:

  • nome, sexo e idade;
  • escolaridade e profissão;
  • classe socioeconômica;
  • poder aquisitivo;
  • estilo de vida (hábitos diários, interesses, hobbies etc.);
  • atributos de qualidade que ela busca em produtos ou serviços.

Você também pode listar outros dados que julgar pertinentes para estabelecer uma descrição da sua persona ainda mais completa.

3. Defina o formato ideal para as suas aulas online

Depois de ter uma visão mais completa do mercado e estabelecer o perfil das pessoas que podem demonstrar interesse em seu conteúdo, chegamos no momento de pensar e definir qual será o formato de suas aulas.

Como apontamos no tópico sobre os formatos de ensino a distância, existe uma diversidade de materiais que podem ser utilizados para que você consiga compartilhar os seus conteúdos.

A escolha vai depender das vantagens e desvantagens de cada modelo em relação ao nicho de mercado do seu negócio.

Por isso, é essencial analisar com cuidado e escolher o formato que for mais compatível com o perfil de sua persona. Neste tópico, vamos nos concentrar nos dois formatos mais populares encontrados nas plataformas EAD: os ebooks e as videoaulas.

Ebooks

O ebook é um livro em formato digital, cuja linguagem deve ser predominantemente escrita, mas com inclusão de imagens, gráficos e tabelas para ilustrar e destacar as informações que estão sendo compartilhadas.

Para quem tem receio de aparecer na frente das câmeras por timidez, dificuldade de se expressar oralmente ou pela falta dos recursos necessários, essa é uma boa opção!

A elaboração desse conteúdo depende apenas de conhecimento, capacidade de se expressar com desenvoltura por meio da escrita e uma ferramenta simples de edição de texto.

Além disso, pode ser o formato ideal para quem deseja criar um produto que demande do consumidor o mínimo de conexão à internet, já que, após ser feito o download, o ebook fica disponível offline para ser acessado a qualquer momento.

Videoaulas

Se você deseja empreender no mercado de EAD com vídeos, deve estar ciente de que a produção deste tipo de material exige maior elaboração, se comparada à do material escrito.

Contudo, suas características permitem um relacionamento mais estreito com a audiência, além de possibilitar o uso de recursos que deixam o curso mais dinâmico, cativante e convidativo, como recursos de áudio e animações.

4. Planeje seu material

Após definir qual será o material utilizado, é hora de planejar como você vai criar, organizar e publicar o conteúdo desenvolvido.

Se você decidiu elaborar um ebook, comece dividindo os assuntos em tópicos e esboce o que você vai escrever em cada um deles, conectando as informações apresentadas com coerência para que o texto seja facilmente compreendido.

Além disso, existem outras dicas para que você possa construir um material de qualidade:

  • pesquise bastante sobre o assunto que for abordar e concentre-se em pontos que sejam realmente relevantes para o seu leitor;
  • caso você já tenha escrito algo sobre o tema em outros canais, como posts em blogs ou em redes sociais, pode ser interessante inclui-los no seu ebook;
  • dê atenção especial à formatação e às questões gramaticais e semânticas do conteúdo;
  • evite parágrafos muito longos, utilize tópicos e imagens relacionadas ao assunto para que a leitura fique mais interessante e menos cansativa.

Você pode usar suas próprias imagens, desde que sejam em alta resolução, ou usar fotos de bancos de imagens disponíveis na internet.

Há vários sites, pagos e gratuitos, que disponibilizam fotos de excelente qualidade e dos mais variados temas.

No entanto, se sua escolha for o formato de videoaulas, comece preparando os planos de aula e elaborando um roteiro para o seu curso, separando as aulas de acordo com o conteúdo e cuidando para que elas se complementem de forma linear.

Pense em quantas aulas serão necessárias para abordar todo o tema escolhido, lembrando que é importante que cada aula tenha conteúdo suficiente para prender a atenção e que ensine algo relevante, mas sem ser muito extensa a ponto de ficar cansativa.

Como estamos considerando que você já definiu sua persona antes de chegarmos nesse ponto, avalie bem o perfil de seu cliente ideal para saber qual será a melhor abordagem, postura corporal e linguagem para usar em suas aulas.

Procure treinar a sua desenvoltura e oratória diante das câmeras! Se achar necessário, grave vídeos de teste para que alguns amigos assistam e deem feedbacks sobre o conteúdo e a forma como você transmitiu a mensagem.

Junte esse conhecimento a uma câmera, um microfone, um cenário de ambiente claro, boa iluminação e alguém para conduzir o vídeo, assim você já estará com quase tudo encaminhado para iniciar o seu negócio no mundo da EAD.

E, na hora da edição, se você não tiver nenhum conhecimento e acha que vale a pena investir nisso, contrate um profissional para editar as suas aulas. Mas, se for apertar o seu orçamento e tiver interesse em aprender a editar sozinho, na internet estão disponíveis vários tutorias e programas gratuitos e pagos sobre edição de vídeos.

Independentemente do formato de conteúdo escolhido, o mais importante é ter bastante domínio sobre o tema que você vai abordar para que consiga transmitir naturalmente a mensagem, tanto na forma escrita quanto visual.

5. Escolha uma plataforma para hospedar suas aulas

Agora que você já aprendeu como dar aulas online, é hora de definir a melhor plataforma para hospedar o seu curso.

Conforme já apontamos no tópico específico sobre plataformas de hospedagem, existem diversas opções disponíveis no mercado. O segredo é escolher aquela que melhor se adapta às necessidades de seu curso e de seus consumidores. Afinal, essa será a sua sala de aula virtual!

Por isso, procure levar em consideração questões como confiabilidade e segurança quando se tratar de compras, possibilidade de personalização, adaptação a diferentes formatos de tela, entre outros.

6. Divulgue suas aulas

De nada adianta estudar e se esforçar tanto para produzir um conteúdo de qualidade se seu curso online não chegar até a audiência desejada, não é mesmo?

Por isso, após decidir os melhores assuntos para abordar, criar a sua persona, definir o formato ideal, planejar e criar as suas aulas online e escolher a melhor plataforma para hospedá-las, o foco deve ser na divulgação de seu material e na captação dos alunos.

Pensando nisso, vamos aproveitar esse tópico para apontar algumas formas interessantes de colocar esse plano em prática!

Blog

A criação e manutenção de um blog é uma forma eficiente de educar a sua audiência para que ela comece a dar credibilidade àquilo que você diz e, consequentemente, se interesse em adquirir o produto que você está oferecendo.

Publique conteúdos que agreguem valor a seus usuários e que se relacionem, direta ou indiretamente, ao curso online para o qual você deseja conseguir alunos.

Se você produziu um ebook com dicas e receitas para quem está querendo adotar um estilo de vida vegano, por exemplo, pode compartilhar em sua página conteúdos diversos, como:

  • materiais de cunho educativo sobre os benefícios da alimentação sem derivados de animais;
  • famosos que aderiram ao veganismo;
  • algumas receitas mais simples;
  • questões como sustentabilidade, consumo consciente ou outros temas relacionados.

Nas publicações, você deve então focar em temas de interesse de sua persona, sem que seja necessário ofertar diretamente sua marca a todo momento. Dessa forma, o público se convence de que, por você ser especialista naquele nicho, seu produto é a melhor solução.

Anúncios pagos

Para colocar e divulgar seu produto no mercado, uma das opções é criar anúncios pagos para serem exibidos em redes sociais, sites anunciantes e ferramentas de busca, por exemplo.

Ao divulgar uma propaganda que contenha uma imagem nítida e convidativa, junto a um texto interessante em canais acessados por sua persona, você instiga o público a clicar no anúncio e ser redirecionado para o link de compra de seu produto.

Redes sociais

Pesquise quais são as redes sociais nas quais há maior acesso de seu público e esteja presente nelas de forma consistente e atrativa.

Assim como no blog, não é recomendado que você apenas tente vender seu produto, mas que trabalhe com conteúdos exclusivos que criem identificação dos usuários com sua marca.

Aposte em imagens e textos de fácil leitura e compreensão para educar a sua audiência de maneira despretensiosa e estreitar o relacionamento com seus potenciais clientes.

Email marketing

Acredite: por mais que pareça ultrapassado, o encaminhamento de email marketing ainda é uma das melhores estratégias para se comunicar com sua audiência e transformar possíveis clientes em consumidores de seu produto.

Uma das maneiras de ter acesso aos emails da audiência que você deseja é por meio da disponibilização de materiais ricos em seu blog ou site, que solicitem o email dos visitantes em troca do download do conteúdo.

Assim, você reúne uma base interessada no que você compartilha e pode começar a se comunicar com ela por meio de emails.

Escolha uma das ferramentas de disparo de emails existentes e nutra o relacionamento com seus usuários por meio do encaminhamento de conteúdos diversificados até chegar o momento de, enfim, oferecer seu produto.

O que os professores online estão dizendo?

Se, mesmo depois de todas essas informações, você ainda não tem certeza de que a educação a distância é um bom mercado, temos mais algumas informações para te ajudar a entender isso.

Convidamos alguns professores especialistas em suas áreas de atuação para conversar.

Dá uma olhada no que eles falaram sobre o uso de tecnologias no sistema de ensino:

“O ensino a distância vem como uma possibilidade de ampliação do processo de ensino e aprendizagem, dada sua flexibilidade, facilidade de acesso e autonomia por parte do estudante e sua abrangência passa pelo ensino superior, médio, cursos livres e pelos cursos preparatórios. Sendo nossa maior experiência no ensino médio e preparatórios para o ENEM, temos a possibilidade de aliar o ensino presencial com ferramentas que permitam aos alunos estudarem a qualquer momento, de qualquer lugar, e, vez ou outra, unindo o aprendizado ao entretenimento. Canais de ensino, como alguns encontrados na plataforma Youtube EDU, trabalham com essa visão de unir o técnico e acadêmico a uma experiência mais descontraída e, por vezes, bem diferente do que é ofertado em uma sala de aula tradicional. Aulas com recursos audiovisuais de alta qualidade, temáticas interdisciplinares e a possibilidade de vídeos mais curtos são algumas das vantagens que a flexibilidade das plataformas online nos proporciona. Vantagens que também valem para o uso das redes sociais, que podem ser exploradas para disponibilizar esse tipo de conteúdo, visto que os jovens passam parte considerável de seu dia conectados.”

Breno Meira

Professor de física @Chromos e idealizador do Calourologia

 

“Compreendemos as dificuldades de acesso, sobretudo se considerarmos as realidades regionais do país. Contudo, é fundamental perceber que a tecnologia pode e deve ser utilizada para superar as barreiras que, muitas vezes, se impõem no processo de ensino/aprendizagem. Assim, a pluralidade de modelos e as diferentes necessidades faz com que seja possível produzir conteúdo e formatos que atendam a grande variedade de demandas existentes. Desde viodeoaulas tradicionais e cursos online com programas elaborados, até pequenas inserções de conteúdo com motivação de vídeos, imagens ou gráficos disponibilizados, por exemplo, em redes sociais. Nossa experiência, mesmo que incipiente, nos faz perceber as semelhanças e diferenças do ensino presencial e a distância. Bem como os limites e possibilidades das ferramentas utilizadas, como YouTube, blogs e redes sociais como Facebook e Instagram. Trazer conteúdo de acesso ampliado, democrático, interdisciplinar e de linguagem acessível é o que nos motiva a buscar as mais diversas tecnológicas aplicáveis a processos educacionais.”

Guilherme Vilela

Professor de geografia @Chromos e idealizador do Calourologia

A educação a distância é para você?

Depois de tudo o que falamos por aqui, pode ser que você tenha chegado à conclusão de que a educação a distância vale a pena para você! Afinal, o mercado de ensino a distância tem espaço para todos os que estão dispostos a se dedicar em aprender e compartilhar conteúdos educativos e relevantes no mundo digital.

Independentemente do fato de já ter atuado no ramo da educação, se você tem um conhecimento específico e sente que está pronto para compartilhá-lo com outras pessoas interessadas, investir em aulas online é sim pra você!

 

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