Google Meu Negócio: a sua empresa pode estar invisível se você não sabe o que é

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Se a sua empresa não está no Google Meu Negócio, é provável que ela esteja invisível para os seu potenciais clientes.

Deixa eu te explicar o porquê.

Durante o processo de decisão, antes de uma compra, é muito comum que as pessoas pesquisem no Google sobre o produto ou serviço que elas querem.

Uma das buscas mais comuns e que cresceu 6 vezes nos últimos 2 anos inclui as palavras “posso/comprar” e “perto de mim”.

As pessoas que usam esses termos na pesquisa esperam que o Google indique empresas e estabelecimentos onde elas possam conseguir o que procuram.

Mas se o seu negócio não está cadastrado no Google Meu Negócio fica praticamente impossível o Google te recomendar para alguém.

É como se você estivesse invisível aos olhos dele, ou ainda pior, não existisse.

E com isso você acaba perdendo a chance de ganhar novos potenciais clientes e aumentar as suas vendas.

Quer sair da invisibilidade?

Então, continua comigo que eu vou te mostrar como fazer o cadastro do seu negócio, como essa ferramenta funciona e os benefícios que ela pode trazer para o sua empresa.

Além disso, eu ainda vou te dar umas dicas valiosas de como aumentar a visibilidade da sua marca dentro do Google Meu Negócio e sair na frente dos seus concorrentes.

Mas, antes de tudo isso, eu preciso te explicar o que de fato é essa ferramenta.

O que é o Google Meu Negócio?

Para te explicar o que é o Google Meu Negócio, eu vou voltar um pouco no tempo.

Na época que ainda não existiam aplicativos com o iFood, que entregam comida na sua casa, e a internet ainda não era uma coisa tão popular assim.

Antes dos anos 2000, quando você precisava do telefone ou endereço de alguma empresa, você tinha basicamente duas opções:

  1. Perguntar para algum conhecido;
  2. Ou pesquisar na lista telefônica.

Se você nunca viu uma lista dessas, ela era uma espécie de revista que continha as informações de diversos negócios locais, tipo telefone e endereço.

Tudo o que você precisava estava ali. Era quase como aquela expressão: se não está na internet, não existe.

Se não estava na lista telefônica, era como se o negócio não existisse.

Os anos passaram e, claro, as coisas se tornaram cada vez mais digitais. E a lista telefônica de certa forma deixou de existir.

Eu digo de certa forma porque o Google Meu Negócio é isso, é uma espécie de lista telefônica.

Hoje em dia, quando as pessoas precisam do telefone ou endereço de um empresa, elas procuram no Google.

E o Google mantém todas as informações dos mais diferentes negócios organizadas por meio do Meu Negócio.

Sabe quando você pesquisa, por exemplo, pizzarias na sua cidade e o resultado da busca é algo mais ou menos assim:

Então, esse é o Google Meu Negócio em ação.

O principal propósito dele, além de ajudar os usuários a encontrarem as informações que eles precisam, é dar visibilidade e atrair novos clientes para negócios locais.

Antes de te mostrar como você pode incluir a sua empresa nessa ferramenta, eu quero te contar melhor quais são as vantagens dela para o seu negócio.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Existem várias estratégias de marketing que você pode aplicar para dar mais visibilidade para o seu negócio. E essa, eu acredito, é uma das mais simples de você implementar.

Porque é gratuita, ou seja, você não vai ter que investir nada além de um pouco de tempo para fazer o cadastro na ferramenta e preencher o perfil do seu negócio.

Tudo o que você precisa para usá-la, você já tem: as informações sobre o seu negócio.

E, como eu vou te mostrar agora, o Google Meu Negócio pode trazer vantagens valiosas para a sua empresa.

1. Informação de qualidade sobre o seu negócio

Você já passou alguma vez pela experiência de encontrar o telefone ou endereço de uma empresa no Google e quando tentou entrar em contato não conseguiu?

Esse tipo de situação é ruim para o negócio e para a imagem dele. Primeiro, porque o possível cliente pode se sentir frustrado com essa experiência.

E segundo, porque ele pode simplesmente desistir e buscar o concorrente.

No entanto, com o Google Meu Negócio é você que está no comando de como o seu negócio é representado nos mais diferentes produtos e plataformas do Google.

É você mesmo que coloca as informações como endereço, telefone, horário de funcionamento.

Então, quando algum atual ou potencial cliente te procurar, as chances são que ele vai encontrar o que está buscando.

2. Aumento do alcance do seu negócio

Que tal levar informações sobre o seu negócio para pessoas que nunca ouviram falar dele?

Com o Google Meu Negócio, quando alguém pesquisa por um termo relacionado a sua empresa, ela pode aparecer no resultado da busca.

Assim, quem nunca ouviu falar dela pode ter um primeiro contato.

Além disso, vários outros sites parceiros do Google também usam essas informações. Aumentando, então, o alcance do seu negócio.

3. Prova social

Não sei se você gosta muito de sair, mas imagine que você tenha decidido ir numa balada. Você entra no carro com seus amigos e dirige até uma casa noturna da sua cidade.

Chegando lá, antes de entrar, você percebe que ela está meio vazia, não tem fila para entrar, poucos carros no estacionamento…

Enquanto isso, na rua do lado, tem uma outra que está cheia de gente, tem várias pessoas esperando do lado de fora para entrar, carros por todo lado.

Qual das duas parece mais interessante?

Eu aposto que é a segunda. Porque o nosso cérebro tende a ser influenciado positivamente ou negativamente pelo que a maioria das pessoas está fazendo.

Ou seja, no exemplo que eu acabei de te dar, o fato de um lugar estar vazio enquanto o outro está cheio é entendido pelo nosso cérebro como se o que tivesse mais pessoas fosse melhor.

Isso é conhecido como o gatilho mental da prova social.

E o que ele tem a ver com o Google Meu Negócio?

Então, quando a sua empresa está cadastrada nessa ferramenta, as pessoas podem avaliá-la e deixar comentários sobre a experiência delas com o seu serviço ou produto.

Isso gera prova social pois, se tem muitas pessoas falando que o que você oferece é bom, quem está pesquisando tende a levar isso em consideração.

E é bom para o seu negócio porque pode atrair novos clientes.

4. Atendimento ao consumidor

Geralmente quando um produto ou serviço não atende às expectativas do cliente, umas das primeiras reações dele é fazer uma reclamação na internet.

As avaliações no Google Meu Negócio são uma via de mão dupla. Ou seja, você pode responder às pessoas que avaliaram a sua empresa.

E essa é uma ótima oportunidade para corrigir um mal entendido, ajudar um cliente que teve problemas com o seu produto ou serviço e até mesmo reparar uma primeira má impressão.

Esse tipo de atitude pode demonstrar para potenciais clientes que o seu negócio está preocupado não só em vender, mas também em atender os seus clientes da melhor forma, resolvendo os problemas deles.

Ah, e você também não só pode, mas deve responder também às pessoas que elogiaram a sua empresa.

Essa é uma boa forma de se aproximar delas e criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Para você entender a importância de cada informação que você vai preencher no cadastro e como elas podem ser usadas pelos seus atuais e potenciais clientes, eu vou te explicar como o Google Meu Negócio funciona.

E como o seu negócio pode ser encontrado de diferentes formas.

1. Quando buscam diretamente pelo nome da empresa

Quando uma pessoa pesquisa diretamente pelo nome do seu negócio, é sinal de que ela já o conhece ou ouviu falar dele e está em busca de informações adicionais.

Por isso é importante você manter os contatos (telefone, site, endereço) atualizados e completar as informações de horário de funcionamento, se você tiver uma loja física.

Nesse tipo de busca, a sua empresa deve aparecer sempre em primeiro lugar.

Então, regularmente pesquise no Google o nome do seu negócio para ver em qual posição ele está aparecendo.

Ah, e as dicas que eu vou te dar no final deste artigo podem melhorar o posicionamento do seu negócio, caso ele não esteja em primeiro lugar.

2. Quando buscam por tipo de serviço ou estabelecimento usando localização específica

Esse tipo de busca funciona da seguinte forma:

Imagine que você esteja buscando por um espaço de coworking como uma forma de ter um escritório temporário para o seu negócio.

Talvez você já até ouviu falar de um local assim, mas está em busca de outras opções.

Neste caso, você provavelmente pesquisaria pelo tipo de estabelecimento que você quer (coworking) e a região onde você mora ou trabalha.

O Google Meu Negócio, então, usaria as informações que ele tem sobre localização dos negócios cadastrados e a área de atendimento para te dar uma lista de resultados que correspondam a sua busca, colocando os que são mais relevantes primeiro.

Neste tipo de pesquisa o usuário já sabe o que ele quer e em qual região, só que ele não conhece alguma empresa que ofereça esse serviço ou produto ou está em busca de outras opções.

Por isso, além da localização, que é um dos fatores de ranqueamento nesse tipo de pesquisa, o seu negócio precisa disponibilizar informações relevantes como imagens, ter um site e avaliações.

Pois são essas as informações que provavelmente vão ajudar o potencial cliente a decidir entrar em contato com o seu negócio.

3. Quando pesquisam por tipo de estabelecimento sem definir o lugar

Esse tipo de pesquisa é bastante semelhante a anterior. Porém, aqui a pessoa só coloca o serviço ou o tipo de estabelecimento que ela está buscando sem definir uma região.

O algoritmo do Google usa, então, a localização da pessoa (por padrão os navegadores do seu computador permitem que os sites rastreiem a sua localização) e mostra os resultados de acordo com as empresas que estão mais próximas.

Isso quer dizer que definir corretamente a localização do seu negócio e a área de atuação é importante.

Como também, disponibilizar informações que possam atrair novos clientes e ajudá-los a decidirem pelo seu serviço ou produto.

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

Agora que você já viu os benefícios dessa ferramenta para o seu negócio e como ela funciona, eu vou te mostrar o passo-a-passo de como fazer o cadastro.

Você vai ver que é um processo bem simples e até mesmo intuitivo. Você vai precisar de apenas alguns minutos para estar com o seu perfil no Google Meu Negócio no ar.

Vamos lá?

#1 – Acesse a ferramenta

Para começar o cadastro, clique aqui para acessar o site do Google Meu Negócio.

E depois clique em Comece agora.

#2 – Preencha o nome da sua empresa

Quando você começar a digitar o nome do seu negócio, a ferramenta vai fazer algumas sugestões de lugares já existentes.

Se não aparecer o seu, é só clicar em Criar uma empresa com esse nome.

E depois clicar em Próximo.

#3 – Preencha o endereço do seu negócio

O preenchimento do endereço é obrigatório.

Mas se o seu negócio não tem uma loja física ou um escritório para receber clientes, é só selecionar a opção Entrego produtos e presto serviços para meus clientes e depois ocultar o endereço.

#4 – Marque o local da sua empresa no mapa

Esse passo é importante, especialmente para quem tem loja física, pois com a integração no Google Maps as pessoas podem verificar o trajeto até a sua empresa diretamente do resultado da busca.

Além disso, essa informação é usada pelo algoritmo do Google para dar relevância para aquelas empresas que estão mais próximas da pessoa que está fazendo a pesquisa.

#5 – Preencha a área de cobertura de atendimento

A área de cobertura é onde o seu produto ou serviço está disponível.

Você pode definir em relação à distância do endereço físico da sua empresa ou por áreas específicas, sendo que nessa última você pode selecionar até mesmo países inteiros.

Isso vai ajudar o Google a mostrar o seu negócio apenas para as pessoas que estão na área que você atende ou que estão pesquisando sobre essa área.

Evitando, dessa forma, que pessoas que não possam ser atendidas pelo seu negócio entrem em contato com ele.

Se você vende um infoproduto, para facilitar, você pode selecionar os países no qual ele está disponível para venda.

#6 – Selecione a categoria da sua empresa

Qual é o seu nicho de atuação? Assim que você começar a digitá-lo, o Google Meu Negócio vai te mostrar as opções de categoria disponíveis para você selecionar uma.

#7 – Preencha as informações de contato

Tanto o telefone quanto o site são informações opcionais. Porém é recomendado que você preencha, pois assim os clientes terão como entrar em contato com a empresa.

#8 – Decida se você quer receber recomendações para melhorar a presença do seu negócio no Google

O Google oferece dicas e recomendações para as empresas cadastradas no Google Meu Negócio. Você pode optar por receber ou não.

#9 – Faça a verificação do cadastro

O seu cadastro está quase pronto… Mas antes você precisa confirmar a sua relação com o seu negócio.

Fazer isso é muito simples. Primeiro, clique em Concluir, para terminar o cadastro.

Depois, escolha um método de verificação. Ela pode ser feita por cartão-postal enviado pelo correio com um código de ativação, por bate-papo ao vivo com um dos operadores da plataforma ou então escolher a opção de verificar mais tarde.

É importante lembrar que você só vai conseguir promover o seu negócio, responder avaliações e acompanhar os dados de análise emitidos pela ferramenta, depois de realizar a verificação.

Dicas para utilizar o Google Meu Negócio

Além das informações que você preencheu durante o cadastro, o Google Meu Negócio permite que você publique fotos, vídeos e até mesmo crie anúncios.

Como eu já te falei algumas vezes nesse artigo, ter um perfil mais completo pode ser essencial na hora de atrair um potencial cliente.

Afinal de contas, as pessoas geralmente pesquisam sobre uma empresa antes de fechar negócio com ela.

Essas dicas que eu separei para você vão justamente te ajudar a aproveitar melhor os recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio.

Complete as informações sobre o seu negócio

Durante o cadastro, você preencheu apenas as informações básicas. Existem várias outras que você pode completar, como o horário de funcionamento e descrição.

Para fazer isso é só entrar na ferramenta e clicar em Informações no menu lateral esquerdo.

Lá você conseguirá atualizar, quando necessário, os dados que você já preencheu durante o cadastro e completar o que ficou faltando.

Poste fotos e vídeos

De acordo com o Google, negócios que possuem fotos recebem 35% mais cliques para acessar o site do que aqueles que não têm.

Além disso, as fotos e os vídeos são uma boa forma de causar uma primeira impressão impactante.

Aproveite esse recurso para divulgar os seus melhores produtos ou serviços e mostrar como é a sua loja (se você tiver uma).

Para fazer isso é só acessar a ferramenta e clicar em Fotos no menu lateral esquerdo.

Procure conseguir boas avaliações dos clientes

Como eu te falei no começo, a prova social é um gatilho mental que pode atrair novos clientes para o seu negócio.

E a forma de usá-lo no Google Meu Negócio é conseguindo avaliações de clientes satisfeitos.

Por isso, sempre que possível peça para que os seus clientes te avaliem no Google e não deixe de respondê-las para demonstrar a sua apreciação.

Assim, aos poucos você vai gerando prova social e pode atrair novos clientes.

Crie ofertas especiais

Você sabia que pode atrair clientes com uma oferta ou desconto por tempo ilimitado usando o Google Meu Negócio?

No menu Postagens você pode divulgar novidades sobre a sua empresa, eventos, produtos ou fazer uma oferta ou desconto por tempo limitado.

É só clicar em Postagens no menu lateral esquerdo e depois em Escrever postagem, que um assistente interativo bem simples e intuitivo de usar vai abrir para você criar a oferta.

Quando tudo estiver pronto é só clicar em Publicar.

Engaje seus colaboradores

Apesar de não ser trabalhoso manter e atualizar um perfil do Google Meu Negócio, essa é uma tarefa que pode acabar se perdendo em meio a tantas outras que você já tem.

Se você achar necessário, pode adicionar outros usuários e assim contar com a ajuda dos seus colaboradores ou sócios para desfrutar do melhor dessa ferramenta.

É só clicar em Usuários no menu lateral esquerdo, adicionar o email da pessoa que você quer incluir e escolher a função dela dentro da empresa (proprietário, gerente ou gerente do local)

Crie um anúncio no Google Ads

O Google Meu Negócio é integrado a ferramenta de anúncios, conhecida como Google Ads.

De forma simples e guiada você poderá criar um anúncio pago para aumentar o alcance do seu negócio e assim atrair novos clientes.

Analise as estatísticas de acessos e interações

O Google Meu Negócio oferece estatísticas sobre quais foram as principais palavras-chave de pesquisa que geraram visualizações do seu negócio, como as pessoas interagiram com ele, dentre outros.

Entender bem o comportamento dos usuários pode te ajudar a melhorar o seu perfil e a sua abordagem para gerar mais vendas.

Para acessar esses dados é muito simples. Basta você clicar em Insights no menu lateral esquerdo.

Tenha uma página otimizada para conversão

Quando um potencial cliente se interessa pelo seu negócio, uma das primeiras coisas que ele faz é clicar no seu site para saber mais.

O problema é que na maioria das vezes é homepage ou página inicial do seu site não é o melhor lugar para ele ser direcionado.

Porque isso significa que o cliente vai ter que procurar pelas informações sobre o seu serviço ou produto e pode ser que você acabe perdendo ele nesse caminho.

O destino ideal é uma landing page otimizada para a conversão.

Não sabe como criar uma? Nessas horas, Klickpages é o seu maior aliado.

São só três passos para criar a sua landing page:

  1. Escolha seu modelo: opções de alta conversão comprovada através de testes.
  2. Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
  3. Publique: publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

O Google Meu Negócio é uma espécie de lista telefônica digital que ajuda usuários do mundo inteiro a encontrar informações sobre os mais variados serviços e empresas.

Ou seja, é uma ferramenta que você pode aproveitar para deixar o seu negócio mais próximo do seu público-alvo.

Além disso, ela oferece muitas outras vantagens como gerar prova social, prover informação de qualidade sobre o seu negócio e conseguir feedback dos seus clientes.

Neste artigo, você viu como essa ferramenta funciona e o exato passo-a-passo para cadastrar o seu negócio nela.

E eu te dei algumas dicas para você utilizá-lo melhor e assim conseguir mais clientes para o seu negócio.

E aí, o que você achou do Google Meu Negócio? A sua empresa já está cadastrada nele? Me conta nos comentários.

Fonte: Klickpages

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