Não existe uma única técnica milagrosa de SEO que faça com que você seja classificado na primeira página para uma palavra-chave de alto volume de buscas. Sem dúvida, você tem que dedicar algum tempo e esforço em sua estratégia de SEO.
Dito isto, vamos pular para algumas coisas que você pode adicionar à sua estratégia de SEO que funcionam quase todas as vezes! Os profissionais nem sempre compartilham esses segredos, mas neste artigo você ficará sabendo das 3 principais estratégias para ficar bem posicionado no Google.
HACK # 1. A técnica do “Skycraper” (ou arranha-céu)
Este é de longe o meu hack SEO favorito. É uma técnica simples e que você poderá repeti-la várias vezes, gerando resultados incriíveis.
O primeiro passo é encontrar um conteúdo relacionado ao seu negócio que esteja na primeira página do Google. Você provavelmente encontrará artigos que tenham um histórico comprovado, pois há muitos links apontando para ele.
Em seguida, avalie como você pode melhorar o conteúdo * (conteúdo mais completo, mais atualizado, melhor design, etc).
Crie uma versão melhor do mesmo artigo, usando os mesmos tópicos e palavras-chave. NÃO COPIE o conteúdo palavra por palavra, você deve torná-lo seu, e isso tem que ser feito de uma maneira que melhore a qualidade do artigo original.
Como você quer melhorar suas chances no ranking, você deve investir para obter backlinks iguais ou melhores que seus concorrentes. E esses artigos que estão na primeira página pode ter certeza que tem links extremamente valiosos apontando para eles.
O que acha de conseguir os mesmos links que os seus concorrentes?
Para fazer isso, você precisará usar uma ferramenta profissional, como o SEMrush ou Ahrefs, para encontrar todas as páginas com links para esse artigo.
Você deve ordenar as páginas por “importância”. Isso pode ser o Page Score ou o Page Authority, dependendo da ferramenta usada.
Em seguida, encontre informações de contato do autor para todas as principais páginas. Este é um processo manual, portanto, se houver milhares de backlinks, você deverá se concentrar nos mais importantes. Não desanime nesta fase, entrar em contato com os autores desses artigos é o passo mais importante!
A melhor forma de fazer isso é enviando um email para os responsáveis dos sites e contar que você tem um artigo melhor para eles linkarem!
Caso você não encontre os emails dos responsáveis, uma dica bacana é utilizar a extensão de Google Chrome chamada Hunter.io que consegue extrair emails de acordo com o domínio do site. Em boa parte das vezes a ferramenta consegue encontrar emails de pessoas com poder de decisão, o que será muito útil para você.
Caso você não utilize Google Chrome, o Hunter.io é uma ferramenta web também, e pode ser usado a partir de qualquer navegador. E o melhor, é grátis!
Bom, após encontrar emails dos responsáveis do site que você quer um backlink, está na hora de enviar um email. Se você não está acostumado a escrever e-mails para expandir seus negócios online, essa parte pode parecer complicado. Pode ser um desafio entrar em contato com pessoas que você não conhece e provavelmente você não quer parecer muito agressivo ou impertinente.
Aqui está um rápido MODELO que você pode usar para o email:
“Olá [nome],
Eu estava fazendo uma pesquisa sobre o [tópico de sua escolha] hoje e eu encontrei sua página [URL].
Enquanto eu estava lendo seu artigo (ótimo trabalho por sinal), eu percebi que você está linkando para o [nome do artigo do seu concorrente].
O motivo do meu contato é porque recentemente eu criei um artigo parecido com esse, porém mais atualizado e mais completo. Acredito que o meu artigo ajudará mais os seus visitantes e pode ser mais útil para quem estiver lendo.
Seria um prazer ter meu artigo mencionado em seu texto!
Bom, obrigado pela atenção e fico no aguardo da sua resposta.
Um abraço,
[seu nome] “
Há várias variações na técnica Skyscraper, mas essa é a maneira mais direta de começar a aumentar sua presença na web ainda hoje. Você também aprenderá muito observando a estrutura do outro conteúdo que está posicionado para a sua palavra-chave e com isso conseguirá produzir cada vez textos melhores e mais informativos.
HACK # 2 Mude suas palavras-chave principais após a publicação
Ao criar seu conteúdo, você sempre quer usar sua palavra-chave principal para poder otimizá-la. Infelizmente, a verdade é que você nem sempre alcançará a primeira página do Google com sua palavra-chave principal, devido ao alto grau de concorrência.
Então, o que você faz? Você tem 3 opções:
- Continue a obter links e otimize a página e espere que ela seja posicionada.
- Não faça nada e pare.
- Altere sua palavra-chave principal.
Para sua sorte, há um ótimo hack baseado na Opção 3. (E vamos considerar que a Opção 2 nem deveria estar nessa lista).
É comum que você posicione seu site no top 3 ou 4 para uma palavra-chave diferente daquela que você otimizou.
Por exemplo, digamos que você escreva um artigo chamado “Como fazer o melhor cookie de chocolate”. Digamos que você esteja tentando posicionar este artigo para a palavra-chave “como fazer biscoitos com gotas de chocolate ”.
Imagine que este é seu atual snippet do Google:
Depois de alguns dias, na verdade você percebe que está rankeado para 2 palavras-chave:
“Como fazer biscoitos de chocolate” – 43ª posição (Volume 15.000 buscas / mês)
“Cookie com gotas de chocolate fácil de fazer” – 38ª posição (Volume 5.000 buscas / mês )
Assim, caso você tenha investido na criação de sites em WordPress, será fácil para você fazer algumas alterações simples em suas metatags, tags de cabeçalho e pequenas alterações de texto em seu artigo para refletir melhor os “cookies fáceis com gotas de chocolate ”.
Este é um exemplo de como seu snippet poderia ficar após as otimizações:
Alguns dias depois, aqui está um exemplo de suas novas classificações para as palavras-chave:
“Como fazer biscoitos de chocolate” – 57ª posição (Volume 15.000 buscas / mês)
“Cookie com gotas de chocolate fácil de fazer” – 7ª posição (Volume 5.000 buscas / mês )
Esse exemplo fictício é para ilustrar que às vezes você precisa apenas ouvir o que o algoritmo do Google está te dizendo. (Lembre-se, o dono da bola é o Google!)
Se você está sendo bem posicionado para uma determinada palavra-chave que você não otimizou, bem, então o que você está esperando? Otimize seu artigo para essa palavra-chave! Você terá uma grande melhora nos rankings!
Isso permitirá que você obtenha resultados imediatos e te ajudará a obter classificações mais altas, mesmo que para palavras-chave de baixo volume. Às vezes é melhor ser um peixe grande em uma pequena lagoa, do que completamente invisível em um oceano!
HACK # 3 Melhore seu CTR, faça com que as pessoas cliquem no seu site
* Atenção, esse truque é um pouco controverso, porque está um pouco fora do escopo das Diretrizes de práticas recomendadas do Google . Embora funcione, você deve tentar fazê-lo da maneira mais “orgânica” possível, para que não seja considerado SEO Black Hat.
Como acontece com qualquer hack, o objetivo é enviar sinais FORTES para o Google sobre uma página específica para que ela seja melhor posicionada. Para este hack, procuramos otimizar a taxa de cliques (CTR).
Tudo o que você precisa fazer é melhorar o CTR da sua página, com base em sua posição atual. Se o seu link está classificado na 35ª posição , mas está recebendo uma CTR tão alta quanto uma página que está no Top 1, é provável que ele salte muitas posições.
Se você conseguir que 100 pessoas pesquisem sua palavra-chave e, em seguida, acessem página por página no Google até verem sua listagem e clicarem nela, você obterá ótimas notas de CTR e melhorará drasticamente suas chances de obter um bom posicionamento. (Dica, certifique-se de que esses visitantes não entrem e saiam do seu site rapidamente). (Ah, caso você esteja pensando em você mesmo clicar 100 vezes no site, pode esquecer, não funcionará…)
Como você pode ver, quando você entende o algoritmo do Google, você pode criar seus próprios “hacks”, e então você conseguirá enviar sinais fortes sobre o seu site.
Sem dúvida nenhuma existem muitos outros hacks, porém eles ficarão para um próximo texto!